http://repositorio.unb.br/handle/10482/48178
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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2023_JalusaMariaDaSilvaFerrari.pdf | 34,85 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Numerical Technique Applied to Damage Identification in Bolted Structures using Time-domain Dynamic Responses |
Autor : | Ferrari, Jalusa Maria da Silva |
metadata.dc.contributor.email: | jalusaferrari@gmail.com |
Orientador(es):: | Goulart, Jhon Nero Vaz |
Coorientador(es):: | Carneiro, Sergio Henrique da Silva |
Assunto:: | Problemas inversos Engenharia de estruturas Análise dinâmica |
Fecha de publicación : | 7-jun-2024 |
Data de defesa:: | 10-nov-2023 |
Citación : | FERRARI, Jalusa Maria da Silva. Numerical Technique Applied to Damage Identification in Bolted Structures using Time-domain Dynamic Responses. 2023. 106 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências de Materiais) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumen : | Em diversos campos da engenharia, a necessidade de identificar e monitorar danos em estruturas complexas e de difícil acesso ainda apresenta um grande desafio para as técnicas não destrutivas de monitoramento existentes. Os métodos baseados em Structural Health Monitoring (SHM) demonstram o potencial de identificar e monitorar danos em estruturas através de um sistema on-board de comparação imediata com uma base de dados existentes. Nesse sentido, o presente trabalho propõe um estudo numérico usando o método de predição de dano SHM com a solução do problema inverso. A estrutura de estudo foi uma viga engastada com condições de contorno elásticas modelada através de um modelo de baixa ordem de fidelidade. Usando elementos finitos, uma junta aparafusada com 4 parafusos NAS6208-16 foi modelada no Ansys Parametric Design Language (APDL) usando o elemento COMBIN14 a partir de 6 rigidezes, onde 3 rigidezes são de torção e 3 sao de flexão. Uma análise de convergência foi realizada, resultando na avaliação da modelagem do problema com condições estáticas e em uma discretização de 20 elementos usando funções de interpolação quadrática entre os nós. Os danos da viga foram definidos através de uma perda de torque de aperto nos parafusos variando de 5% a 50%, resultando em uma perda de rigidez na conexão da viga. Foi proposto um índice-R capaz de avaliar os resultados com base na aceleração na direção vertical e normalizado em relação ao sinal de aceleração máxima coletada. Simulações transientes usando superposição modal foram realizadas para avaliar a robustez do Indice-R. Como primeiro resultado, observou-se que o Indice-R selecionado e robusto em relação a mudança na posição de aplicação da força e na quantidade e distribuição de nós para leitura de dados. Foi possível aproximar os resultados através de uma única curva quadrática, a partir das médias obtidas do índice-R. Foram traçadas curvas de limite de confiança de 95% a partir dos valores médios, possibilitando uma tentativa na solução do problema inverso. Com a adição de ruído de 1% a 5% nos dados obtidos de aceleração vertical, a detecção de perda de torque em baixos níveis foi prejudicada. Apesar disso, através da análise do intervalo de confiança, o método ainda se mostrou capaz de identificar satisfatoriamente perdas de torque acima de 25%, principalmente quando foi considerado o uso da média dos valores obtidos nos sensores para o cálculo do índice-R. |
Abstract: | In several engineering fields, the need to identify and monitor damage in complex and difficult to-access structures still presents a major challenge for existing non-destructive monitoring techniques. Methods based on Structural Health Monitoring (SHM) demonstrate the potential to identify and monitor damage to structures through an on-board system for immediate com parison with an existing database. In this sense, the present work proposes a numerical study using the SHM damage prediction method with the solution of the inverse problem. The study structure was a fixed beam with elastic boundary conditions modeled using a low-order fidelity model. Using finite elements, a bolted joint with 4 NAS6208-16 bolts was modeled in Ansys Parametric Design Language (APDL) using the COMBIN14 element from 6 stiffnesses, where 3 stiffnesses are torsional and 3 are flexural. A convergence analysis was performed, resulting in the evaluation of the modeling of the problem with elastic conditions and discretization of 20 elements using quadratic interpolation functions between the nodes. Beam damage was defined as a loss of tightening torque on the bolts ranging from 5% to 50%, resulting in a loss of stiffness in the beam connection. An R-index capable of evaluating results based on accel eration in the vertical direction and normalized with the maximum acceleration signal collected was proposed. Transient simulations using modal superposition were performed to evaluate the robustness of the R-index. As a first result, it was observed that the selected R-index is robust about changes in the force application position and in quantity and distribution of nodes for data reading. It was possible to approximate the results through a single quadratic curve, based on the averages obtained from the R-index. 95% confidence limit curves were drawn from the average values, enabling an attempt to solve the inverse problem. With the addition of noise of 1% to 5% in the vertical acceleration data obtained, the detection of torque loss at low levels was impaired. Despite this, through the analysis of the confidence interval, the method was still capable of satisfactorily identifying torque losses above 25%, especially when the use of the average of the values obtained from the sensors was considered to calculate the R-index. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade UnB Planaltina (FUP) |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Ciências de Materiais, 2023. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Ciências de Materiais |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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