Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Maria Cláudia Santos Lopes de | - |
dc.contributor.author | Novaes, Rafaella Eloy de | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-03T00:31:52Z | - |
dc.date.available | 2024-05-03T00:31:52Z | - |
dc.date.issued | 2024-05-02 | - |
dc.date.submitted | 2023-07-07 | - |
dc.identifier.citation | NOVAES, Rafaella Eloy de. Por universidades públicas promotoras do diálogo humanizador: contribuições a partir das perspectivas teóricas decolonial e dialógica. 2023. 185 f., il. Tese (Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48096 | - |
dc.description | Tese — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Escolar, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Importantes conquistas como as cotas para negros, indígenas e estudantes de
escolas públicas, a implantação de um sistema universal de acesso às
universidades, por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), juntamente
com a criação de novos campi e universidades em locais onde não havia tais
instituições, favoreceram a inclusão de membros de grupos historicamente
marginalizados no cenário do Ensino Superior público brasileiro. No entanto, não
eliminaram as variadas formas de exclusão que nele podem ocorrer. Tornar o
ambiente universitário favorável à integração daqueles(as) que dele participam é um
dos grandes desafios das universidades na atualidade, compartilhado por todos(as)
que acreditam no seu potencial transformador de sujeitos e sociedades. Tendo em
vista que o desenvolvimento humano ocorre por meio da relação de constituição
bidirecional sujeito/cultura, o escopo deste estudo foi compreender, nas
perspectivas teóricas decolonial e dialógica, a partir das narrativas e atuações
negociadas no contexto de uma ação de extensão/intervenção, de que modo os
percalços no percurso acadêmico de estudantes universitários(as), oriundos de
grupos historicamente marginalizados do Ensino Superior, estão relacionados a
processos de desumanização/colonialidade. A ação de extensão/intervenção foi
composta de catorze encontros dialógicos (sendo, sete rodas de conversa na
modalidade remota e sete oficinas estéticas presenciais). Envolveu nove discentes
de uma instituição universitária pública, com idades entre 20 (vinte) e 48 (quarenta e
oito) anos, entre eles(as), alguns(mas) com sérias dificuldades acadêmicas, a
pesquisadora, um bolsista extensionista graduando em Psicologia, amigos(as) e
familiares dos(as) discentes que, eventualmente, participaram de alguns encontros.
Ao término da ação, foi realizada uma entrevista com uma participante da
intervenção que passou por um processo de desligamento e reintegração
acadêmica e esteve ativamente engajada na ação extensionista. Os indicadores
empíricos foram reunidos e organizados em duas dimensões de análise
entrelaçadas: uma institucional e outra pessoal. A primeira compreendeu a análise e
discussão dos significados co-construídos por todos os membros integrantes da
ação de extensão/intervenção, inclusive a pesquisadora, a respeito da cultura
universitária, com ênfase nas tensões e fricções inerentes às práticas e relações
cotidianas. Os dados foram sistematizados em quatro cenários, evidenciando as tensões, ambiguidades e ambivalências inerentes à polifonia do grupo: 1) discentes
extensionistas e docentes na sala de aula e em outros espaços de ensinoaprendizagem; 2) discentes extensionistas e colegas na sala de aula e em outros
espaços de convivência da universidade; 3) discentes extensionistas nos coletivos
estudantis e em outros espaços de participação política da universidade e 4)
discentes extensionistas, amigos(as) e familiares: na fronteira universidade e
sociedade. A segunda dimensão é um estudo de caso sobre a estudante
entrevistada. Inicialmente, foi feita uma caracterização da discente e,
posteriormente, expostas as análises de seus processos de desenvolvimento. A
ação de extensão/intervenção, construída de forma solidária com os(as)
envolvidos(as) e comprometida com o diálogo de sujeitos e saberes, favoreceu que
se visualizasse não somente as narrativas de sucesso e emancipação, o “lado A”,
celebratório, vinculado à ideia de modernidade profundamente arraigada nas
universidades, mas também o seu “lado B”, obscuro, antidialógico e preconceituoso
que colabora para promover a desumanização/colonialidade. Mais importante, a
segunda dimensão atesta que a participação ativa na ação extensionista possibilitou
à discente extensionista entrevistada, a emergência de uma atitude decolonial,
caracterizada pela produção de novos significados frente às ambivalências
instauradas. Mais aberta ao diálogo, respeitosa consigo mesma e responsável – em
suma, agentiva, em coerência com o futuro por ela imaginado, a discente
extensionista entrevistada assume que ocupará a universidade, a despeito dos
silenciamentos e exclusões. Os dados demonstraram que o fomento de práticas
dialógicas nas universidades públicas favorece a humanização e,
concomitantemente, pode contribuir com a integração de parte dos(as) estudantes
oriundos(as) de grupos historicamente excluídos do Ensino Superior, como os(as)
que co-construíram este estudo. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Por universidades públicas promotoras do diálogo humanizador : contribuições a partir das perspectivas teóricas decolonial e dialógica | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Decolonialidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Extensão universitária | pt_BR |
dc.subject.keyword | Dialogismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Freire, Paulo, 1921-1997 | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Important achievements such as quotas for black, indigenous, and for students from
state high schools, the implementation of a universal system of access to universities
through the National High School Exam (ENEM), along with the creation of new
campuses and universities in places where there were no such institutions, have
favored the inclusion of members of historically marginalized groups in the Brazilian
public higher education landscape. However, they have not eliminated the various
forms of exclusion that can occur in public higher education in Brazil. Making the
university environment favorable for the integration of those who participate in it is
one of the great challenges of universities today, shared by all those who believe in
their potential to transform individuals and societies. Taking into account that human
development occurs through the bidirectional relationship between subject and
culture, the scope of this study was to understand, from decolonial and dialogic
theoretical perspectives, from the narratives and performances negotiated in the
context of an extension project/intervention research, in what way the mishaps in the
academic path of college students—coming from groups historically marginalized
from higher education—are related to processes of dehumanization/coloniality. The
project/intervention was composed of fourteen dialogical meetings (seven remote
conversation rounds and seven face-to-face artistic workshops). It involved nine
students from a public university institution, aged between 20 (twenty) and 48 (fortyeight) years, among whom were some with serious academic difficulties: the
researcher; a student majoring in Psychology receiving a scholarship for their
participation in the project; and friends and family members of the students who
eventually participated in some of the meetings. At the end of the action, an interview
was conducted with a participant of the intervention who went through a process of
academic disconnection and reintegration and was actively engaged in the
extensionist action. The empirical indicators were gathered and organized into two
intertwined dimensions of analysis: one institutional and one personal. The first
comprised the analysis and discussion of the meanings co-constructed by all
members of the project/intervention—including the researcher—concerning
university culture, with emphasis on the tensions and frictions inherent in everyday
practices and relationships. The data were systematized in four scenarios, highlighting the tensions, ambiguities, and feelings of ambivalence inherent to the
polyphony of the group at the frontier between university and society: 1) extension
students and teachers in the classroom and in other teaching-learning spaces; 2)
extension students and their colleagues in the classroom and in other spaces of
coexistence in the university; 3) extension students in the student collectives and in
other policy-making spaces within the university; and 4) extension students, friends,
and family members: on the border university and other sectors of society. The
second dimension is a case study about the student interviewed. Initially, a
characterization of the student was made and, subsequently, the analyzes of their
development processes were exposed. The extension project/intervention, built in
solidarity with those involved and committed to the dialog of subjects and knowledge,
favored the visualization not only of the narratives of success and emancipation, the
"A side", celebratory, linked to the idea of modernity deeply rooted in universities; but
also its "B side", dark, antidialogical and prejudiced, which collaborates to promote
dehumanization/coloniality. More importantly, the second dimension attests that
active participation in the project enabled the interviewed student, the emergence of
a decolonial attitude, characterized by the production of new meanings in the face of
the established ambivalence. More open to dialogue, respectful with yourself and
responsible – in short, agentive, in coherence with the future she imagined, the
student interviewed assumes that she will occupy the university, despite the silences
and exclusions. The date demonstrated that the promotion of dialogic practices in
public universities favors humanization, and concomitantly, can contribute to the
integration of students from groups historically excluded from higher education, such
as those who co-constructed this study. | pt_BR |
dc.contributor.email | rafaellaeloy@unb.br | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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