Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
dc.contributor.advisor | Leite, Fernando César Lima | - |
dc.contributor.author | Pinto, Elton Mártires | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-07T17:56:39Z | - |
dc.date.available | 2024-03-07T17:56:39Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-07 | - |
dc.date.submitted | 2023-07-24 | - |
dc.identifier.citation | PINTO, Elton Mártires. Produção, disseminação e apropriação da informação científica sobre a profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV: um olhar a partir das práticas informacionais de pesquisadores. 2023. 245 f., il. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47980 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A comunicação científica, que diz respeito à produção, disseminação e apropriação da
informação científica, tem sido objeto de estudo de diversas áreas do conhecimento. Na
Ciência da Informação, inclui o espectro de atividades desde o instante em que o
pesquisador identifica uma questão de estudo até o momento em que o conhecimento
produzido é validado pela comunidade científica. As práticas informacionais, por sua vez,
têm buscado a compreensão das ações dos sujeitos por meio de processos conscientes e
inconscientes, decorrentes de suas interações sociais. Pressupõe-se que os processos
informacionais não existem dissociados dos sujeitos, bem como é por meio das relações
sociais que se deve investigar e compreender como e por quê os sujeitos agem de certa
forma, atribuem sentido e conservam ou transformam suas relações. Dito isso, esta pesquisa
possui como objeto os significados atribuídos por pesquisadores aos processos de produção,
disseminação e apropriação da informação científica sobre a Profilaxia Pré-Exposição ao
Vírus da Imunodeficiência Humana. Adota como recurso teórico-metodológico modelo
conceitual, elaborado a partir de conceitos extraídos da literatura. Possui alegação
construtivista, abordagem qualitativa e propósito descritivo. A população foi constituída por
pesquisadores-doutores brasileiros e franceses com projetos de pesquisa ativos relacionados
à temática. Em relação à coleta, utilizou-se o método de levantamento e a entrevista
semiestruturada como técnica. Os dados foram descritos e analisados por meio da
progressão linear e codificação temática. Os resultados demonstram que a produção do
conhecimento científico sobre a PrEP inicia-se em diferentes contextos e é influenciada por
diversos aspectos, como reuniões de grupo de pesquisa e conversas informais com a
população em geral. A disseminação, por sua vez, tende a ser centralizada no âmbito
acadêmico. Sobre a apropriação, ressalta-se que o principal aspecto é o índice de impacto.
Além disso, o meio e as interações sociais delimitam a seleção dos elementos de busca e
recuperação da informação, tal como as estratégias empregadas para a apropriação do
conhecimento. E, por fim, observa-se a inquietação dos pesquisadores em relação à
divulgação do conhecimento científico na sociedade. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Produção, disseminação e apropriação da informação científica sobre a profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV : um olhar a partir das práticas informacionais de pesquisadores | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Informação científica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comunicação científica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Profilaxia pré-exposição | pt_BR |
dc.subject.keyword | HIV (Vírus) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Práticas informacionais | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Scientific communication, which concerns the production, dissemination and appropriation
of scientific information, has been the object of study in several areas of knowledge. In
Information Science, it includes the spectrum of activities from the moment the researcher
identifies a study question until the moment when the knowledge produced is validated by
the scientific community. Informational practices, in turn, have sought to understand the
subjects' actions through conscious and unconscious processes, resulting from their social
interactions. It is assumed that informational processes do not exist dissociated from
subjects, and it is through social relations that one should investigate and understand how
and why subjects act in a certain way, assign meaning and conserve or transform their
relationships. That said, this research has as its object the meanings attributed by
researchers to the processes of production, communication and appropriation of scientific
information on Pre-Exposure Prophylaxis to the Human Immunodeficiency Virus. It adopts a
conceptual model as a theoretical-methodological resource, elaborated from concepts
extracted from the literature. It has a constructivist claim, a qualitative approach and a
descriptive purpose. The population consisted of Brazilian and French researchers-doctors
with active research projects related to the theme. Regarding data collection, the survey
method and semi-structured interview were used as a technique. Data were described and
analyzed using linear progression and thematic coding. The results demonstrate that the
production of scientific knowledge about PrEP starts in different contexts and is influenced
by several aspects, such as research group meetings and informal conversations with the
general population. Dissemination, in turn, tends to be centralized in the academic sphere.
Regarding appropriation, it is emphasized that the main aspect is the impact index. In
addition, the environment and social interactions delimit the selection of search and
information retrieval elements, as well as the strategies employed for the appropriation of
knowledge. And, finally, there is concern among researchers regarding the dissemination of
scientific knowledge in society. | pt_BR |
dc.description.abstract3 | La communication scientifique, qui concerne la production, la diffusion et l'appropriation de
l'information scientifique, a fait l'objet d'études dans plusieurs domaines de la connaissance.
En sciences de l'information, elle comprend le spectre des activités depuis le moment où le
chercheur identifie une question d'étude jusqu'au moment où les connaissances produites
sont validées par la communauté scientifique. Les pratiques informationnelles, quant à elles,
ont cherché à comprendre les actions des sujets à travers des processus conscients et
inconscients, résultant de leurs interactions sociales. On suppose que les processus
informationnels n'existent pas dissociés des sujets, et c'est à travers les relations sociales
qu'il faut rechercher et comprendre comment et pourquoi les sujets agissent d'une certaine
manière, attribuent un sens et conservent ou transforment leurs relations. Cela dit, cette
recherche a pour objet les significations attribuées par les chercheurs aux processus de
production, de communication et d'appropriation de l'information scientifique sur la
Prophylaxie Pré-Exposition au Virus de l'Immunodéficience Humaine. Il adopte un modèle
conceptuel comme ressource théorique et méthodologique, élaboré à partir de concepts
extraits de la littérature. Elle a une prétention constructiviste, une approche qualitative et
une finalité descriptive. La population était composée de chercheurs-médecins brésiliens et
français ayant des projets de recherche actifs liés à la thématique. En ce qui concerne la
collecte des données, la méthode d'enquête et l'interview semi-structurée ont été utilisées
comme technique. Les données ont été décrites et analysées à l'aide d'une progression
linéaire et d'un codage thématique. Les résultats montrent que la production de
connaissances scientifiques sur la PrEP commence dans différents contextes et est influencée
par plusieurs aspects, tels que les réunions de groupes de recherche et les conversations
informelles avec la population générale. La diffusion, à son tour, tend à être centralisée dans
la sphère académique. En ce qui concerne l'appropriation, il est souligné que l'aspect
principal est l'indice d'impact. De plus, l'environnement et les interactions sociales délimitent
la sélection des éléments de recherche et de recherche d'information, ainsi que les stratégies
employées pour l'appropriation des connaissances. Enfin, les chercheurs s'inquiètent de la
diffusion des connaissances scientifiques dans la société. | pt_BR |
dc.contributor.email | eltomrs@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|