Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Narita, Flávia Motoyama | pt_BR |
dc.contributor.author | Almeida, Michael Alves de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-23T19:35:43Z | - |
dc.date.available | 2024-02-23T19:35:43Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-23 | - |
dc.date.submitted | 2023-04-29 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Michael Alves de. Práticas musicais no IFMT Campus Avançado Tangará da Serra: uma experiência em tempos de pandemia da Covid-19. 2023. 99 f. (Mestrado Profissional em Arte) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47871 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Mestrado Profissional em Artes, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa busca refletir sobre o papel docente nas práticas musicais
implementadas com jovens músicos populares em ambiente on-line e presencial
no IFMT Campus Avançado Tangará da Serra, baseadas na aprendizagem
musical informal de Lucy Green. Durante o período de ensino remoto, devido à
pandemia da covid-19, entre agosto e dezembro de 2021, ofertamos, por meio
de um curso de extensão, práticas de banda para musicistas interessados em
tocar em grupo em espaço on-line e presencial. O curso contou com duas
ofertas, sendo a primeira on-line e a segunda híbrida (on-line e presencial).
Ambas as ofertas tiveram participantes diferentes e as práticas resultaram em
03 produtos musicais. Para este trabalho, utilizamos uma abordagem
investigativa qualitativa, tendo a pesquisa-ação como forma de investigação.
Estabeleço a hipótese de que práticas musicais desenvolvidas por músicos
populares, oriundas do compartilhamento de conhecimentos e de vivências
mútuas entre os envolvidos, possibilitam processos de aprendizagem musical
colaborativo e reflexão crítica sobre os produtos desenvolvidos. Os conceitos e
as definições estão amparados nas práticas de aprendizagem musical informal,
sobretudo nos estudos de Lucy Green, de colaboração, de autonomia e de
reflexividade. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Práticas musicais no IFMT Campus Avançado Tangará da Serra : uma experiência em tempos de pandemia da Covid-19 | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem musical | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem informal | pt_BR |
dc.subject.keyword | Música - instrução e estudo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present qualitative action research aimed to reflect on the teaching role
carried out during the musical practices implemented with young popular
musicians in online and face-to-face environments at the IFMT Advanced
Campus Tangará da Serra, based on Lucy Green's informal music learning
pratices. During the remote teaching period due to the COVID-19 pandemic,
between August and December 2021, we offered a practical band outreach
course to musicians interested in playing in groups online and in person. The
course had two iterations, the first was totally online and the second was hybrid
(online and face-to-face). Both iterations had different participants and the
practices resulted in 03 musical products. The hypothesis was that sharing
knowledge and mutual experiences during informal musical practices potentially
enabled collaborative music learning processes and critical reflection. The
concepts and definitions are grounded in informal music learning practices,
especially on Lucy Green's studies, collaboration, autonomy and reflexivity. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|