Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/47871
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
MichaelAlvesDeAlmeida_DISSERT.pdf668,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNarita, Flávia Motoyamapt_BR
dc.contributor.authorAlmeida, Michael Alves dept_BR
dc.date.accessioned2024-02-23T19:35:43Z-
dc.date.available2024-02-23T19:35:43Z-
dc.date.issued2024-02-23-
dc.date.submitted2023-04-29-
dc.identifier.citationALMEIDA, Michael Alves de. Práticas musicais no IFMT Campus Avançado Tangará da Serra: uma experiência em tempos de pandemia da Covid-19. 2023. 99 f. (Mestrado Profissional em Arte) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47871-
dc.descriptionDissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Mestrado Profissional em Artes, Brasília, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa busca refletir sobre o papel docente nas práticas musicais implementadas com jovens músicos populares em ambiente on-line e presencial no IFMT Campus Avançado Tangará da Serra, baseadas na aprendizagem musical informal de Lucy Green. Durante o período de ensino remoto, devido à pandemia da covid-19, entre agosto e dezembro de 2021, ofertamos, por meio de um curso de extensão, práticas de banda para musicistas interessados em tocar em grupo em espaço on-line e presencial. O curso contou com duas ofertas, sendo a primeira on-line e a segunda híbrida (on-line e presencial). Ambas as ofertas tiveram participantes diferentes e as práticas resultaram em 03 produtos musicais. Para este trabalho, utilizamos uma abordagem investigativa qualitativa, tendo a pesquisa-ação como forma de investigação. Estabeleço a hipótese de que práticas musicais desenvolvidas por músicos populares, oriundas do compartilhamento de conhecimentos e de vivências mútuas entre os envolvidos, possibilitam processos de aprendizagem musical colaborativo e reflexão crítica sobre os produtos desenvolvidos. Os conceitos e as definições estão amparados nas práticas de aprendizagem musical informal, sobretudo nos estudos de Lucy Green, de colaboração, de autonomia e de reflexividade.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePráticas musicais no IFMT Campus Avançado Tangará da Serra : uma experiência em tempos de pandemia da Covid-19pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem musicalpt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem informalpt_BR
dc.subject.keywordMúsica - instrução e estudopt_BR
dc.subject.keywordInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grossopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The present qualitative action research aimed to reflect on the teaching role carried out during the musical practices implemented with young popular musicians in online and face-to-face environments at the IFMT Advanced Campus Tangará da Serra, based on Lucy Green's informal music learning pratices. During the remote teaching period due to the COVID-19 pandemic, between August and December 2021, we offered a practical band outreach course to musicians interested in playing in groups online and in person. The course had two iterations, the first was totally online and the second was hybrid (online and face-to-face). Both iterations had different participants and the practices resulted in 03 musical products. The hypothesis was that sharing knowledge and mutual experiences during informal musical practices potentially enabled collaborative music learning processes and critical reflection. The concepts and definitions are grounded in informal music learning practices, especially on Lucy Green's studies, collaboration, autonomy and reflexivity.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.