Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/47863
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
JaquelineLimaESilva_DISSERT.pdf5,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDunaeva, Cristina Antonioevnapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Jaqueline Lima ept_BR
dc.date.accessioned2024-02-23T19:35:42Z-
dc.date.available2024-02-23T19:35:42Z-
dc.date.issued2024-02-23-
dc.date.submitted2023-02-14-
dc.identifier.citationSILVA, Jaqueline Lima e.As escritas autobiográficas costurando vida e arte na educação de jovens e adultos do campo. 2023. 121 f., il. (Mestrado Profissional em Arte) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47863-
dc.descriptionDissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Mestrado Profissional em Artes, Brasília, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA dissertação traz uma análise das trajetórias de vida que marcam o ensino da Educação de Jovens e Adultos do Campo no Centro Educacional Casa Grande, no Distrito Federal. Buscouse transpassar as dificuldades encontradas pelos estudantes, especialmente durante a pandemia de Covid-19, em uma proposta de construção estética e artística do teatro, partindo das escritas autobiográficas desses sujeitos. Foi preciso costurar as trajetórias de luta dos estudantes da EJA do Campo e ressignificar as dificuldades impostas pela falta de inclusão digital, quando a internet era o único meio de contato entre alunos e professores. Durante todo o itinerário criativo, colhemos as narrativas passadas, presentes e futuras e, diante dessas experiências, fomos capazes de materializá-las em um espetáculo teatral. Utilizamos gravação de vídeo, áudio, registros fotográficos, o que nos trouxe uma infinidade de fatos corriqueiros ou extraordinários sobre o dia a dia do campo. Entretanto, ainda mais importante do que perceber esses fatos, foi dar espaço para a troca e o diálogo, seja no mundo social, do trabalho, na família ou na escola. Cultivamos um espaço de estímulos para que pudéssemos partilhar tais experiências como sujeitos únicos e coletivos, cada um com suas dores e alegrias, mas na mesma vontade de reescrever nossas histórias,pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAs escritas autobiográficas costurando vida e arte na educação de jovens e adultos do campopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação do campopt_BR
dc.subject.keywordEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subject.keywordTrajetórias educacionaispt_BR
dc.subject.keywordCovid-19 - Brasilpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This master’s thesis presents an analysis of the life trajectories that mark the teaching of Youth and Adult Education (EJA) in the countryside at the Casa Grande Educational Center, in Brazil’s Federal District. We sought to overcome the difficulties encountered by students, especially during the Covid-19 pandemic, in a proposal for an aesthetic and artistic construction of theater based on the autobiographical writings of these subjects. It was necessary to bring together the struggle trajectories of the rural students and reframe the difficulties imposed by the lack of digital inclusion, when the internet was the only means of contact between students and teachers. Throughout the creative itinerary, we collected past, present, and future narratives and, given these experiences, we were able to materialize them in a theatrical performance. We used video recording, audio, and photographic records, which brought us a multitude of ordinary or extraordinary facts about the day to day in the countryside. However, even more important than realizing these facts was to make room for exchange and dialogue, whether in the social world, at work, in the family or at school. We cultivated a space of encouragement so that we could share such experiences as unique and collective subjects, each with their pains and joys, but in the same desire to rewrite our stories.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
UnB - Covid-19

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.