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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/47769
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Titre: Quanto vale a pena fazer uma graduação? : variação do efeito-diploma no mercado formal de emprego brasileiro entre os anos de 1999 e 2020
Auteur(s): Queiroz, Diule Vieira de
Orientador(es):: Takasago, Milene
Assunto:: Educação superior - avaliação
Renda
Evasão universitária
Teoria do capital humano
Econometria
Date de publication: 16-fév-2024
Référence bibliographique: QUEIROZ, Diule Vieira de. Quanto vale a pena fazer uma graduação?: variação do efeito-diploma no mercado formal de emprego brasileiro entre os anos de 1999 e 2020. 2023. 57 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Résumé: A pesquisa em questão investiga o impacto da evasão universitária nos rendimentos de graduados nas áreas de Ciências e Engenharias da Universidade de Brasília. Através de uma análise dos Mínimos Quadrados Ordinários (MQO) e da aplicação de uma função de ganhos adaptada de Mincer, foram comparados os rendimentos de egressos formados e evadidos no período de 2009 a 2013, identificados na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) de 2015. Os resultados revelam que a evasão está associada a perdas salariais significativas. No setor privado, os evadidos enfrentam penalidades que podem chegar a 56,7% nos cursos de Ciências e 62,2% nos cursos de Engenharias. Já no setor público, as penalidades são relativamente menores, porém ainda consideráveis, com a penalidade máxima atingindo 42,6% para os egressos de Engenharias. Além disso, foram observadas disparidades de gênero, indicando que, no setor privado, as mulheres tendem a se beneficiar mais da conclusão do curso, enquanto os homens obtêm maior benefício no setor público.
Abstract: The research in question investigates the impact of university dropout on the earnings of graduates in the fields of Science and Engineering at the University of Brasília. Through an analysis using Ordinary Least Squares (OLS) and applying an adapted earnings function based on Mincer, the earnings of completed and dropout students from the years 2009 to 2013 were compared, using data from the Annual Social Information Report (RAIS) of 2015. The results reveal that dropout is associated with significant salary losses. In the private sector, dropouts face penalties that can reach 56.7% for Science courses and 62.2% for Engineering courses. In the public sector, the penalties are relatively smaller but still considerable, with the maximum penalty reaching 42.6% for Engineering graduates. Additionally, gender disparities were observed, indicating that in the private sector, women tend to benefit more from completing the course, while men benefit more in the public sector.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Economia (FACE ECO)
Description: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Economia, 2023.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Economia, Mestrado Profissional
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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