http://repositorio.unb.br/handle/10482/47717
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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RailsonBorgesLima_DISSERT.pdf | 2,3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Educação do campo, agroecologia e o modo de vida camponês : uma análise sobre a práxis dos egressos da LEDOC/UFPI/CPCE |
Autor : | Lima, Railson Borges |
Orientador(es):: | Molina, Mônica Castagna |
Assunto:: | Educação do campo Agroecologia Camponeses Egressos |
Fecha de publicación : | 8-feb-2024 |
Data de defesa:: | 25-sep-2023 |
Citación : | LIMA, Railson Borges. Educação do campo, agroecologia e o modo de vida camponês: uma análise sobre a práxis dos egressos da LEDOC/UFPI/CPCE. 2023. 135 f., il. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural) — Universidade de Brasília, Planaltina, 2023. |
Resumen : | O objetivo do presente trabalho é analisar as contribuições da práxis dos egressos do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Piauí, Campus Professora Cinobelina Elvas, para a territorialização da agroecologia e fortalecimento do modo de vida camponês na mesorregião de Bom Jesus, sul do Piauí. Focamos nosso olhar em como se dão os reflexos da territorialização camponesa a partir da agroecologia e da Educação do Campo através da práxis dos egressos. Para tanto, a partir da compreensão dos processos de territorialização, alinhada à Educação do Campo e à agroecologia, apoiamo-nos na teoria do conhecimento edificada pelo pensamento marxista, ao trabalharmos as categorias do Materialismo Histórico-dialético totalidade, materialidade, dialética e contradição. A fundamentação teórica da pesquisa foi dividida em quatro partes: 1 - introdução apresentada por meio de um memorial que descreve o meu lugar de fala e o interesse pelo tema, o contexto da pesquisa, a justificativa e a metodologia; 2 - caracterização dos conceitos de território, de campesinato e da questão agrária a partir do olhar sobre o cerrado piauiense; 3 - discussão do projeto Matopiba e seus impactos socioambientais em face da reprodução do modo de vida camponês; 4 - diálogo sobre agroecologia e Educação do Campo, historicizando sua construção e expansão como política pública, ao associá-las às práticas políticas contra hegemônicas. De maneira mais específica, mostramos como a agroecologia se faz presente na práxis dos egressos do curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFPI/CPCE. De forma metodológica, a pesquisa é de cunho qualitativo e participativo, com base no uso dos procedimentos de pesquisa de campo com entrevistas semiestruturadas e rodas de conversa. A análise dos dados foi baseada no uso de descrição densa da realidade a partir de análise comparativa (triangulação de dados após entrevistas) entre os saberes da Educação do Campo e as práticas agroecológicas desenvolvidas pelos egressos, de acordo com o método descritivo-interpretativo. A escolha dos entrevistados foi realizada com base na metodologia snowbal sampling (amostragem em bola de neve). Como corte temporal, o corpus da pesquisa inclui os anos de 2014 a 2021. Após análises desse interstício, constatamos que a contribuição da práxis dos egressos para a territorialização camponesa, através da agroecologia e do fortalecimento do modo de vida camponês na mesorregião de Bom Jesus, torna-se perceptível graças à reconfiguração da matriz formativa do curso que, a partir do segundo semestre de 2017, passou a conceber elementos da arte e da agroecologia como princípios formativos alicerçados na epistemologia da práxis. De forma transversal e dialógica, esses elementos incorporam a unicidade entre teoria e prática, o que potencializa a auto-organização dos estudantes e possibilita maior aproximação das comunidades camponesas e da construção de um novo perfil extensionista dos estudantes, os quais, de acordo com depoimentos de egressos entrevistados, garantiram a continuidade do vínculo com a LEdoC e as comunidades camponesas da mesorregião de Bom Jesus, mesmo após terem concluído o curso. Contudo, o desafio colocado pela pesquisa diz respeito a se pensar formas de influenciar a criação e execução de políticas públicas que possam garantir a formação continuada de egressos que atuam nas escolas de educação básica, de forma que possam se sensibilizar com a possibilidade de promover, cada vez mais, atividades e projetos que motivem a transformação da forma escolar atual por meio da agroecologia. Para tanto, é imprescindível que tenhamos um currículo integrado à concepção formativa da Educação do Campo, que possa dialogar com seus princípios e com suas matrizes formativas. |
Abstract: | The aim of the current study is to analyze contributions from the praxis of graduates with Major Degree in Rural Education (also known as LEdoC), at Federal University of Piauí, Professor Cinobelina Elvas Campus, to territorialize Agroecology and strengthen peasants’ way of life in Bom Jesus mesoregion, Southern Piauí State. It was done by focusing on how Agroecology and Rural Education influence peasant territorialization through graduates’ praxis. Based on the understanding of territorialization processes, which are in compliance with Rural Education and Agroecology, we adopted the knowledge theory built by the Marxist thinking in order to work on historical-dialectical materialism categories, such as totality, materiality, dialectic and contradiction. The herein adopted theoretical framework was split into four different parts, namely: 1 – an introduction presented through a memorial to describe my own place of speech and interest in this topic, as well as the research context, justification and methodology; 2 – featuring the territory and peasantry concepts, as well as the agrarian issue, by taking into consideration Piauí State’s Cerrado context; 3 – addressing Matopiba project and its socio-environmental impacts, based on reproducing the peasant way of life; 4 - addressing Agroecology and Rural Education by historicizing both their construction and expansion as public policy, as well as by associating them with counter-hegemonic political practices. More specifically, the current study shows how Agroecology takes place in the praxis of graduates with Major Degree in Rural Education at UFPI/CPCE. In methodological terms, the present research has qualitative and participatory nature, since it was based on field research procedures, semi structured interviews and conversation circles. Data analysis was carried out through thick description of reality, based on comparative analysis (data triangulation after interviews) between Rural Education knowledge and agroecological practices developed by graduates, in compliance with the descriptive interpretive method. Interviewees were selected based on the snowball sampling methodology. The timeframe set for the analyzed research corpus comprised the period from 2014 to 2021. The analysis applied to this time interval enabled seeing that graduates’ praxis contribution to peasant territorialization, through both Agroecology and the strengthening of peasants’ way of life in Bom Jesus mesoregion, became noticeable after the course’s training matrix was reconfigured in the second semester of 2017, when researchers started seeing art and Agroecology elements as training principles substantiated by the epistemology of praxis. These elements incorporate the unity between theory and practice in a cross sectional and dialogical way. Consequently, they enhance students’ self-organization, increase their closeness to the peasant communities and enables building students’ new extensionist profile. According to interviewees, this profile ensured their continuous link to both LEdoC and peasant communities in Bom Jesus mesoregion, even after they graduated. However, the challenge posed by the current research lies on thinking of ways to influence the development and the implementation of public policies capable of ensuring the continuous training of graduates who work in basic education schools, in order to make them aware of the possibility of increasingly promoting activities and projects capable of encouraging changes in the current school format through Agroecology. In order to do so, it is essential having a discipline matrix integrated to the formative concept of Rural Education, so it can dialogue with its principles and formative matrices. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade UnB Planaltina (FUP) Faculdade UnB Planaltina (FUP) |
Descripción : | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2023. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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