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Título: A amizade de crianças com TEA na primeira infância e a inclusão escolar
Autor(es): Valle, Camila Sena
Orientador(es): Mietto, Gabriela Sousa de Melo
Assunto: Crianças autistas
Crianças - desenvolvimento
Transtorno do Espectro Autista
Inclusão escolar
Desenvolvimento infantil
Data de publicação: 2-Fev-2024
Referência: VALLE, Camila Sena. A amizade de crianças com TEA na primeira infância e a inclusão escolar. 2023. xviii, 236 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A relação de amizade na infância tem sido vista na literatura como uma forma de socialização significativa e que contribui para diversos aspectos do desenvolvimento da criança. Embora se considerem relevantes as pesquisas desenvolvidas nesse campo, não foi possível identificar na literatura como as crianças com autismo consideram, desenvolvem e mantém a amizade. Os estudos, em sua maioria, têm definido e caracterizado a amizade sem levar em conta as vivências das pessoas com autismo, suas diferentes perspectivas e manifestações em ambiente natural. Em consideração a isso, construiu-se o objetivo dessa pesquisa, buscando compreender como ocorre o processo de desenvolvimento das relações de amizade em crianças com TEA na primeira infância, em situações de interação com seus pares, no contexto escolar. Trata-se de pesquisa de natureza qualitativa, conduzida através do estudo de caso numa perspectiva longitudinal, estruturando-se na Teoria Fundamentada nos Dados (TFD) como caminho metodológico norteador desta investigação. Os participantes foram duas crianças com diagnóstico de TEA, matriculadas no primeiro ano do ensino fundamental, as crianças de turma que interagiram com elas, as educadoras responsáveis e seus pais. Os procedimentos de coleta de informações foram: estudo exploratório, entrevista semiestruturada, videogravações de momentos de interação, conversação guiada por roteiro semiestruturado e diário de campo. A análise dos dados produzidos baseou-se na análise microgenética das informações videogravadas, do conteúdo das entrevistas e da conversação através de análise temática adaptada à psicologia, demarcados pelas contribuições teóricas da revisão de literatura e da obra de Adams e Quinones (2020). Foi elaborada uma tabela com categorias e subcategorias no que se refere às características da amizade, que permitiu evidenciar diferenças qualitativas deste fenômeno entre crianças com autismo. Em função disto, suscitam-se possíveis contribuições para ampliar o conceito e compreender o processo de desenvolvimento da amizade, considerando essencial a inclusão das vivências das próprias crianças com autismo e de sua rede de apoio. Ficou evidenciado que as características típicas das crianças com TEA não se apresentaram como empecilhos para estabelecer relações de amizade com outras crianças. Também ficou constatado que o ambiente escolar e a mediação do adulto podem favorecer o desenvolvimento da amizade. Considera-se importante a produção de pesquisas sobre este assunto para que sejam ampliados os conhecimentos que têm sido divulgados até o momento, especialmente, investigações sobre a amizade de crianças com autismo e propostas de práticas inclusivas voltadas para esse público nos diferentes níveis e modalidades de ensino.
Abstract: The relationship of friendship in childhood has been seen in the literature as a significant form of socialization that contributes to several aspects of the child's development. Although the research carried out in this field is considered relevant, it was not possible to identify how children with autism consider, develop and maintain friendship. Studies, for the most part, have defined and characterized friendship without taking into account the experiences of people with autism, their different perspectives and manifestations in a natural environment. In consideration of this, the objective of this research was constructed, seeking to understand how the process of development of friendship relationships in children with ASD in early childhood occurs, in situations of interaction with their peers, in the school context. This is qualitative research, conducted through a case study in a longitudinal perspective, structured on Grounded Theory (GT) as the methodological path guiding this investigation. The participants were two children diagnosed with ASD, enrolled in the first year of elementary school, the children in the class who interacted with them, the responsible educators and their parents. The procedures for collecting information were: exploratory study, semi-structured interview, video recordings of moments of interaction, conversation guided by a semistructured script and field diary. The analysis of the data produced was based on the microgenetic analysis of the videotaped information, the content of the interviews and the conversation through thematic analysis adapted to psychology, demarcated by the theoretical contributions of the literature review and the work of Adams and Quinones (2020). A table was created with categories and subcategories regarding the characteristics of friendship, which made it possible to show qualitative differences in this phenomenon among children with autism. As a result, possible contributions are raised to broaden the concept and understand the friendship development process, considering essential the inclusion of the experiences of children with autism and their support network. It was evident that the typical characteristics of children with ASD did not pose obstacles to establishing friendships with other children. It was also found that the school environment and adult mediation can favor the development of friendship. The production of research on this subject is considered important so that the knowledge that has been disseminated so far is expanded, especially investigations on the friendship of children with autism and proposals for inclusive practices aimed at this public at different levels and modalities of teaching.
Unidade Acadêmica: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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