Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47649
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
PricilaAbreuLopes_DISSERT.pdf2,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Os valores de patriotismo e disciplina nas escolas militarizadas do DF e seus antecedentes
Autor(es): Lopes, Pricila Abreu
Orientador(es): Matos, Franco de
Assunto: Militarização do ensino
Colégios militares
Ditadura militar - Brasil
Ditadura militar - Argentina
Ditadura militar - Chile
Data de publicação: 1-Fev-2024
Referência: LOPES, Pricila Abreu. Os valores de patriotismo e disciplina nas escolas militarizadas do DF e seus antecedentes. 2023. 149 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Essa pesquisa objetiva a elucidação dos significados e sentidos dos valores militares de patriotismo e de disciplina inseridos nas escolas militarizadas do Distrito Federal, com o propósito de investigar as influências desses valores na formação dos educandos. Para compreender melhor as raízes desses significados e sentidos, pesquisou-se a inserção de valores militares nas escolas brasileiras no período ditatorial de 1964 a 1985, nas escolas chilenas no período ditatorial de 1973 a 1990 e nas escolas argentinas no período ditatorial de 1976 a 1983. No geral, a pesquisa foi desenvolvida por meio da utilização do método indutivo, com uma análise exploratória e qualitativa dos documentos das escolas militarizadas do DF, levantamento de uma revisão bibliográfica, além do estudo da Constituição Brasileira e dos estatutos das corporações militares, a fim de apreender melhor os sentidos e significados dos valores militares. Notou-se o destaque de patriotismo e disciplina entre os valores militares do período ditatorial e das escolas militarizadas do DF. O patriotismo das escolas militarizadas, influenciado por suas raízes históricas, assume o sentido de um coletivismo padronizado e homogêneo, além de uma devoção à pátria de ordem social hegemônica. A disciplina evoca um sentido de obediência e submissão à lei e à ordem hegemônica, tal qual os períodos ditatoriais citados. Tanto nas escolas militarizadas atuais quanto nas escolas do período ditatorial, o patriotismo e a disciplina sufocam a diversidade de expressividades subjetivas não hegemônicas, sendo, portanto, racistas, LGBTQIAPN+fóbicas e elitistas.
Abstract: This research aims to elucidate the meanings and senses of military values of patriotism and discipline embedded in the militarized schools of the Federal District, with the purpose of investigating the influences of these values on the students' formation. To better understand the roots of these meanings and senses, the incorporation of military values in Brazilian schools during the dictatorial period from 1964 to 1985, in Chile an schools during the dictatorial period from 1973 to 1990, and in Argentine an schools during the dictatorial period from 1976 to 1983 was investigated. Overall, the research was developed using the inductive method, with an exploratory and qualitative analysis of the documents from the militarized schools of the Federal District, a literature review, as well as a study of the Brazilian Constitution and the statutes of military corporations, in order to better grasp the meanings and senses of military values. The prominence of patriotism and discipline among the military values of the dictatorial period and the militarized schools of the Federal District was noted. The patriotism in militarized schools, influenced by their historical roots, assumes the meaning of standardized and homogeneous collectivism, as well as a devotion to homeland of hegemonic social order. Discipline evokes a sense of obedience and submission to the law and hegemonic order, just like the mentioned dictatorial periods. Both in current militarized schools and in schools from the dictatorial period, patriotism and discipline stifle the diversity of nonhegemonic subjective expressions, thus being racist, LGBTQIAPN+phobic, and elitist.
Resumen: Esta investigación tiene como objetivo elucidar los significados y sentidos de los valores militares de patriotismo y disciplina presentes en las escuelas militarizadas del Distrito Federal, con el propósito de investigar las influencias de estos valores en la formación de los estudiantes. Para comprender mejor las raíces de estos significados y sentidos, se investigó la incorporación de valores militares en las escuelas brasileñas durante el período dictatorial de 1964 a 1985, en las escuelas chilenas durante el período dictatorial de 1973 a 1990 y en las escuelas argentinas durante el período dictatorial de 1976 a 1983. En general, la investigación se desarrolló mediante el uso del método inductivo, con un análisis exploratorio y cualitativo de los documentos de las escuelas militarizadas del DF, una revisión bibliográfica, además del estudio de la Constitución Brasileña y los estatutos de las corporaciones militares, con el fin de comprender mejor los sentidos y significados de los valores militares. Se destacó el patriotismo y la disciplina como valores militares durante el período dictatorial y en las escuelas militarizadas del DF. El patriotismo de las escuelas militarizadas, influenciado por sus raíces históricas, adquiere el sentido de un colectivismo estandarizado y homogéneo, además de una devoción a la patria de orden social hegemónico. La disciplina evoca un sentido de obediencia y sumisión a la ley y al orden hegemónico, al igual que los períodos dictatoriales mencionados. Tanto en las escuelas militarizadas actuales como en las escuelas del período dictatorial, el patriotismo y la disciplina sofocan la diversidad de expresiones subjetivas no hegemónicas, siendo, por lo tanto, racistas, LGBTQIAPN+fóbicas y elitistas.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Sociais (ICS)
Departamento de Estudos Latino-americanos (ICS ELA)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Estudos Latino-Americanos, Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados Sobre as Américas, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - Estudos Comparados sobre as Américas
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.