Élément Dublin Core | Valeur | Langue |
dc.contributor.advisor | Matos, Franco de | pt_BR |
dc.contributor.author | Lopes, Pricila Abreu | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-01T20:24:03Z | - |
dc.date.available | 2024-02-01T20:24:03Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-01 | - |
dc.date.submitted | 2023-08-31 | - |
dc.identifier.citation | LOPES, Pricila Abreu. Os valores de patriotismo e disciplina nas escolas militarizadas do DF e seus antecedentes. 2023. 149 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47649 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Estudos Latino-Americanos, Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados Sobre as Américas, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Essa pesquisa objetiva a elucidação dos significados e sentidos dos valores militares
de patriotismo e de disciplina inseridos nas escolas militarizadas do Distrito Federal, com o
propósito de investigar as influências desses valores na formação dos educandos. Para
compreender melhor as raízes desses significados e sentidos, pesquisou-se a inserção de valores
militares nas escolas brasileiras no período ditatorial de 1964 a 1985, nas escolas chilenas no
período ditatorial de 1973 a 1990 e nas escolas argentinas no período ditatorial de 1976 a 1983.
No geral, a pesquisa foi desenvolvida por meio da utilização do método indutivo, com uma
análise exploratória e qualitativa dos documentos das escolas militarizadas do DF,
levantamento de uma revisão bibliográfica, além do estudo da Constituição Brasileira e dos
estatutos das corporações militares, a fim de apreender melhor os sentidos e significados dos
valores militares. Notou-se o destaque de patriotismo e disciplina entre os valores militares do
período ditatorial e das escolas militarizadas do DF. O patriotismo das escolas militarizadas,
influenciado por suas raízes históricas, assume o sentido de um coletivismo padronizado e
homogêneo, além de uma devoção à pátria de ordem social hegemônica. A disciplina evoca um
sentido de obediência e submissão à lei e à ordem hegemônica, tal qual os períodos ditatoriais
citados. Tanto nas escolas militarizadas atuais quanto nas escolas do período ditatorial, o
patriotismo e a disciplina sufocam a diversidade de expressividades subjetivas não
hegemônicas, sendo, portanto, racistas, LGBTQIAPN+fóbicas e elitistas. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Os valores de patriotismo e disciplina nas escolas militarizadas do DF e seus antecedentes | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Militarização do ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Colégios militares | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ditadura militar - Brasil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ditadura militar - Argentina | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ditadura militar - Chile | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research aims to elucidate the meanings and senses of military values of
patriotism and discipline embedded in the militarized schools of the Federal District, with the
purpose of investigating the influences of these values on the students' formation. To better
understand the roots of these meanings and senses, the incorporation of military values in
Brazilian schools during the dictatorial period from 1964 to 1985, in Chile an schools during
the dictatorial period from 1973 to 1990, and in Argentine an schools during the dictatorial
period from 1976 to 1983 was investigated. Overall, the research was developed using the
inductive method, with an exploratory and qualitative analysis of the documents from the
militarized schools of the Federal District, a literature review, as well as a study of the Brazilian
Constitution and the statutes of military corporations, in order to better grasp the meanings and
senses of military values. The prominence of patriotism and discipline among the military
values of the dictatorial period and the militarized schools of the Federal District was noted.
The patriotism in militarized schools, influenced by their historical roots, assumes the meaning
of standardized and homogeneous collectivism, as well as a devotion to homeland of
hegemonic social order. Discipline evokes a sense of obedience and submission to the law and
hegemonic order, just like the mentioned dictatorial periods. Both in current militarized schools
and in schools from the dictatorial period, patriotism and discipline stifle the diversity of nonhegemonic subjective expressions, thus being racist, LGBTQIAPN+phobic, and elitist. | en |
dc.description.abstract2 | Esta investigación tiene como objetivo elucidar los significados y sentidos de los
valores militares de patriotismo y disciplina presentes en las escuelas militarizadas del Distrito
Federal, con el propósito de investigar las influencias de estos valores en la formación de los
estudiantes. Para comprender mejor las raíces de estos significados y sentidos, se investigó la
incorporación de valores militares en las escuelas brasileñas durante el período dictatorial de
1964 a 1985, en las escuelas chilenas durante el período dictatorial de 1973 a 1990 y en las
escuelas argentinas durante el período dictatorial de 1976 a 1983. En general, la investigación
se desarrolló mediante el uso del método inductivo, con un análisis exploratorio y cualitativo
de los documentos de las escuelas militarizadas del DF, una revisión bibliográfica, además del
estudio de la Constitución Brasileña y los estatutos de las corporaciones militares, con el fin de
comprender mejor los sentidos y significados de los valores militares. Se destacó el patriotismo
y la disciplina como valores militares durante el período dictatorial y en las escuelas
militarizadas del DF. El patriotismo de las escuelas militarizadas, influenciado por sus raíces
históricas, adquiere el sentido de un colectivismo estandarizado y homogéneo, además de una
devoción a la patria de orden social hegemónico. La disciplina evoca un sentido de obediencia
y sumisión a la ley y al orden hegemónico, al igual que los períodos dictatoriales mencionados.
Tanto en las escuelas militarizadas actuales como en las escuelas del período dictatorial, el
patriotismo y la disciplina sofocan la diversidad de expresiones subjetivas no hegemónicas,
siendo, por lo tanto, racistas, LGBTQIAPN+fóbicas y elitistas. | es |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Sociais (ICS) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Estudos Latino-americanos (ICS ELA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - Estudos Comparados sobre as Américas | pt_BR |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|