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Título: Projeto Qualisus-rede : da análise estratégica à percepção dos atores sobre os desafios para a implementação das redes de atenção à saúde no Brasil
Autor(es): Oliveira, Margarete Martins de
E-mail do autor: margareteoliveira500@gmail.com
Orientador(es): Shimizu, Helena Eri
Coorientador(es): Silva, Everton Nunes da
Assunto: Política pública
Atenção à saúde
Avaliação de projetos
Metodologias de avaliação
Banco Mundial
Data de publicação: 30-Jan-2024
Referência: OLIVEIRA, Margarete Martins de. Projeto Qualisus-rede: da análise estratégica à percepção dos atores sobre os desafios para a implementação das redes de atenção à saúde no Brasil. 2019. 152 f., il. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Introdução: A Constituição Federal possui como diretriz, em consonância com a Lei Orgânica da Saúde e a estrutura federativa do país, que a organização da assistência à saúde deve se dar por meio de regiões e redes de ações e serviços de saúde, com vistas à produção de sistemas integrados de saúde. O Projeto de Formação e Melhoria da Qualidade da Rede de Atenção à Saúde (QualiSUS-Rede) buscou qualificar a atenção e a gestão por meio da organização das redes de atenção. Objetivo: Avaliar o processo de formulação e de implementação do QualiSUS-Rede em relação à sua pertinência e à percepção dos atores sobre sua implementação em termos de barreiras e facilitadores. Método: Trata-se de uma investigação avaliativa, composta por três etapas. A primeira etapa consistiu em uma análise quantitativa, de base documental, sobre a execução operacional e financeira do QualiSUS-Rede. A segunda etapa trata-se de um estudo qualitativo, que utilizou a análise estratégia para verificar a pertinência da intervenção, considerando-se o problema priorizado, o objetivo e as soluções propostas e as parcerias estabelecidas. Aplicou-se a análise estratégica de forma hibridizada com a teoria de mudança nos três eixos que a compõem: cadeia de efeitos e seus condicionantes, modo de funcionamento e interações entre os atores. A terceira etapa trata-se em um estudo qualitativo, onde foram analisadas 191 entrevistas concedidas por atores responsáveis pela implementação dos 15 subprojetos regionais que compuseram o QualiSUS-Rede. Foi utilizado o software IRaMuTeq para a análise das entrevistas. Adotou-se o método de Classificação Hierárquica Descendente. Os resultados foram agrupados em classes e subclasses. Resultados: Da primeira etapa identificou-se uma baixa execução financeira do QualiSUS-Rede e uma grande dispersão das atividades planejadas. Da segunda etapa verificou-se que o QualiSUS-Rede obteve pertinência total nas duas primeiras dimensões e parcial na terceira dimensão da análise estratégia. No entanto, a teoria de mudança explicitou que ainda que os elementos essenciais à implementação estivessem presentes, alguns aspectos comprometeram a execução, tais como: i) necessidade de agilização dos tempos institucionais; ii) a fragilidade do modelo institucional de monitoramento e avaliação; e iii) dificuldade das instâncias envolvidas com a gestão de riscos. Da terceira etapa, obteve-se aproveitamento textual de 99,27%. Houve convergência das entrevistas em torno de duas classes discursivas principais e de sete subclasses. Os facilitadores identificados foram: motivação dos atores em implementar o QualiSUS-Rede; gestão participativa; indução da discussão sobre redes temáticas de atenção. As barreiras foram predominantemente relacionadas a aspectos externos ao QualiSUS-Rede como burocracia excessiva, baixa capacidade administrativa instalada, rotatividade de gestores e dificuldade em ultrapassar a barreira das discussões normativas e rotineiras que predominam as pautas nos colegiados de gestão. Conclusão: O QualiSUS-Rede contribuiu para o fortalecimento da governança local e com o planejamento regional em favor das redes temáticas. Entretanto, o tempo de execução (cinco anos) se mostrou insuficiente para contornar os desafios burocráticos que se impuseram para a implementação das redes de atenção. Os usos de múltiplas estratégias metodológicas, com base na teoria da intervenção, mostraram-se potentes para explicitar a teoria e o modelo de gestão do QualiSUS-Rede.
Abstract: Background: The Federal Constitution states as directive, in accordance with the Organic Health Law and the federal structure of the country, that the organization of health care must take place through regions and networks of actions and health services, for the production of integrated health systems The Training and Quality Improvement of the Health Care Network Project (QualiSUS-Network) sought to qualify the health care and management through the organization of health care networks. Objective: To analyze the process of formulation and implementation of QualiSUS-network in relation to its suitability and to the actors' perception of its implementation in terms of barriers and facilitators. Method: This is an evaluation research, composed of three steps. The first step consisted of quantitative document analysis of the operational and financial execution of QualiSUS-Network. The second step is a qualitative study, which used the strategy analysis to verify the intervention´s pertinence, considering the prioritized problem, the objective, the proposed solutions and the established partnerships. The strategic analysis was applied hybridized with the theory of change in the three axes that comprise it: chain of effects and its conditioning factors, mode of operation and interactions among the actors. The third step is a qualitative study, which analyzed 191 interviews with the actors responsible for the implementation of 15 regional subprojects that composed QualiSUS-Network. The IRaMuTeq software was used to analyze the interviews. The descending hierarchical classification method was adopted. The results were grouped into classes and subclasses. Results: From the first step, it was identified a low financial execution of QualiSUS-Network and a great dispersion of the planned activities. From the second step, QualiSUS-Network was found to be pertinent in the first two dimensions and partial in the third dimension of the strategy analysis.However, the theory of change highlighted that, although the essential elements to the implementation were present, some aspects compromised the execution, such as: i) the necessity of streamlining institutional times; ii) the fragility of the institutional model of monitoring and evaluation; and iii) difficulty of the instances involved with risk management. From the third step, a textual achievement of 99.27% was obtained. There was a convergence of the interviews around two main discursive classes and seven subclasses. The facilitators identified were: motivation of the actors to implement the QualiSUS-Network; participative management; the induction of discussion on thematic networks of attention. The barriers were predominantly related to external aspects to the QualiSUS-Network as excessive bureaucracy, low installed administrative capacity, managerial turnover and difficulty in overcoming the barrier of normative and routine discussions that predominate the agenda in the management collegiates. Conclusion: The QualiSUS-Network contributed to the strengthening of local governance and regional planning in favor of thematic networks. However, the execution time (5 years) was insufficient to overcome the bureaucratic challenges imposed for the implementation of the health care networks. The use of multiple methodological strategies, based on the intervention theory, proved to be powerful to explicit the theory and management model of the QualiSUS-Network.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciências da Saúde (FS)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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