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SimoneLacorteRecova_TESE.pdf6,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBarroso, Eloisa Pereirapt_BR
dc.contributor.authorRecôva, Simone Lacortept_BR
dc.date.accessioned2024-01-29T21:10:08Z-
dc.date.available2024-01-29T21:10:08Z-
dc.date.issued2024-01-29-
dc.date.submitted2023-05-23-
dc.identifier.citationRECÔVA, Simone Lacorte. Vozes dedilhadas: histórias e trajetórias de vida e docência universitária de mulheres violonistas brasileiras (1976-2023). 2023. 316 f., il. Tese (Doutorado em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47576-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA tese teve como objetivo investigar por meio de narrativas provenientes de entrevistas de história oral, as trajetórias de formação e profissionalização de quatro docentes violonistas em cursos de música em universidades federais brasileiras, entre 1976 e 2023. Problematizando a história de ocupação de espaços por mulheres na música em universidades federais, na segunda metade do século XX e início do século XXI, a presente pesquisa aborda as histórias que essas profissionais, atualmente aposentadas, trazem de si. Embora o projeto inicial tenha direcionado o olhar para uma trajetória de vida e docência universitária sob uma abordagem com foco nas discussões sobre gênero, essa problematização se ampliou para reflexões por meio dos estudos culturais e da historiografia feminista. A partir do conceito de cultura como algo comum, ou seja, como um modo de vida na perspectiva de Raymond Williams (2011, 2015), a compreensão da música como o espaço de afirmação das mulheres, violonistas e docentes universitárias, participantes da pesquisa, se consolidou e permitiu análises mais aprofundadas sobre processos de democratização do ensino e formação no campo da música, especificamente do violão. Considera-se assim, que mais do que aprender um oficio, o acesso à música constitui uma prática social representada nas trajetórias de vida e docência universitária das quatro violonistas. Essas reflexões, a partir da historiografia feminista, refletem a importância política da escrita da(s) história(s) das mulheres por Joan Scott (1990), Michelle Perrot (1995), Maria Izilda Matos (2013), Rachel Soihet (1997), a partir de fontes informadas por elas mesmas. Conhecer as histórias que quatro mulheres, violonistas, docentes universitárias trazem de si, representa um conhecimento novo e a ocupação de um espaço antes silenciado. As trajetórias das violonistas brasileiras, embora apresentem sentidos comuns, trazem aspectos singulares que tornam cada narrativa única.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleVozes dedilhadas : histórias e trajetórias de vida e docência universitária de mulheres violonistas brasileiras (1976-2023)pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordViolinistaspt_BR
dc.subject.keywordTrajetórias de vidapt_BR
dc.subject.keywordMulherespt_BR
dc.subject.keywordProfessoras - formação - músicapt_BR
dc.subject.keywordProfessoras universitáriaspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The thesis aimed to investigate, through narratives from oral history interviews, the histories and trajectories of training and professionalization of four guitar teachers in music courses at Brazilian federal universities, between 1976 and 2023. Questioning the history of occupation of spaces by women in music at federal universities, in the second half of the 20th century and the beginning of the 21st century, this research addresses the stories that these professionals, currently retired, bring about themselves. Although the initial project focused on a trajectory of university life and teaching from an approach focused on gender discussions, this problematization was extended to reflections through Cultural Studies and feminist historiography. From the concept of culture as something common, that is, as a way of life from the perspective of Raymond Williams (2011, 2015), the understanding of music as a space for the affirmation of women, guitarists and university professors, research participants, was consolidated and allowed for more in-depth analyzes of the processes of democratization of teaching and training in the field of music, specifically the guitar. It is therefore considered that, more than learning a trade, access to music constitutes a social practice represented in the life trajectories and university teaching of the four guitarists. These reflections, based on feminist historiography, reflect the political importance of the writing of women's history(s) by Joan Scott (1990), Michelle Perrot (1995), Maria Izilda Matos (2013), Rachel Soihet (1997), from self-reported sources. Knowing the stories that four women, guitarists, university professors bring about themselves, represents a new knowledge and the occupation of a previously silenced space. The trajectories of Brazilian women classical guitarists, although they have common meanings, bring unique aspects that make each narrative unique.en
dc.description.abstract2La tesis tuvo como objetivo investigar, a través de narraciones de entrevistas de historia oral, las trayectorias de formación y profesionalización de cuatro profesoras de guitarra en cursos de música en universidades federales brasileñas, entre 1976 y 2023. Cuestionando la historia de ocupación de espacios por mujeres en la música en universidades federales, en la segunda mitad del siglo XX y principios del siglo XXI, esta investigación aborda las historias que estas profesionales, actualmente jubiladas, traen consigo mismos. Si bien el proyecto inicial se centró en una trayectoria de la vida universitaria y de la docencia desde un enfoque centrado en las discusiones de género, esta problematización se extendió a reflexiones a través de los estudios culturales y la historiografía feminista. A partir de la concepción de la cultura como algo común, es decir, como una forma de vida desde la perspectiva de Raymond Williams (2011, 2015), la comprensión de la música como espacio de afirmación de las mujeres, guitarristas y profesoras universitarias, participantes de la investigación, se consolidó y permitió profundizar en los análisis de los procesos de democratización de la enseñanza y la formación en el campo de la música, específicamente de la guitarra. Se considera entonces que, más que aprender un oficio, el acceso a la música constituye una práctica social representada en las trayectorias de vida y la docencia universitaria de las cuatro guitarristas. Estas reflexiones, basadas en la historiografía feminista, reflejan la importancia política de la escritura de la(s) historia(s) de las mujeres de Joan Scott (1990), Michelle Perrot (1995), Maria Izilda Matos (2013), Rachel Soihet (1997), a partir de fuentes informadas por ellas mismos. Conocer las historias que traen sobre sí mismas cuatro mujeres, guitarristas, profesoras universitarias, representa un nuevo conocimiento y la ocupación de un espacio antes silenciado. Las trayectorias de las guitarristas brasileñas, aunque tengan significados comunes, traen aspectos únicos que hacen única cada narrativa.es
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Humanas (ICH)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de História (ICH HIS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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