Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Barroso, Eloisa Pereira | pt_BR |
dc.contributor.author | Recôva, Simone Lacorte | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-29T21:10:08Z | - |
dc.date.available | 2024-01-29T21:10:08Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-29 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-23 | - |
dc.identifier.citation | RECÔVA, Simone Lacorte. Vozes dedilhadas: histórias e trajetórias de vida e docência universitária de mulheres violonistas brasileiras (1976-2023). 2023. 316 f., il. Tese (Doutorado em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47576 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A tese teve como objetivo investigar por meio de narrativas provenientes de entrevistas de
história oral, as trajetórias de formação e profissionalização de quatro docentes violonistas
em cursos de música em universidades federais brasileiras, entre 1976 e 2023.
Problematizando a história de ocupação de espaços por mulheres na música em
universidades federais, na segunda metade do século XX e início do século XXI, a presente
pesquisa aborda as histórias que essas profissionais, atualmente aposentadas, trazem de si.
Embora o projeto inicial tenha direcionado o olhar para uma trajetória de vida e docência
universitária sob uma abordagem com foco nas discussões sobre gênero, essa
problematização se ampliou para reflexões por meio dos estudos culturais e da historiografia
feminista. A partir do conceito de cultura como algo comum, ou seja, como um modo de
vida na perspectiva de Raymond Williams (2011, 2015), a compreensão da música como o
espaço de afirmação das mulheres, violonistas e docentes universitárias, participantes da
pesquisa, se consolidou e permitiu análises mais aprofundadas sobre processos de
democratização do ensino e formação no campo da música, especificamente do violão.
Considera-se assim, que mais do que aprender um oficio, o acesso à música constitui uma
prática social representada nas trajetórias de vida e docência universitária das quatro
violonistas. Essas reflexões, a partir da historiografia feminista, refletem a importância
política da escrita da(s) história(s) das mulheres por Joan Scott (1990), Michelle Perrot
(1995), Maria Izilda Matos (2013), Rachel Soihet (1997), a partir de fontes informadas por
elas mesmas. Conhecer as histórias que quatro mulheres, violonistas, docentes universitárias
trazem de si, representa um conhecimento novo e a ocupação de um espaço antes silenciado.
As trajetórias das violonistas brasileiras, embora apresentem sentidos comuns, trazem
aspectos singulares que tornam cada narrativa única. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Vozes dedilhadas : histórias e trajetórias de vida e docência universitária de mulheres violonistas brasileiras (1976-2023) | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Violinistas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Trajetórias de vida | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mulheres | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professoras - formação - música | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professoras universitárias | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The thesis aimed to investigate, through narratives from oral history interviews, the histories
and trajectories of training and professionalization of four guitar teachers in music courses
at Brazilian federal universities, between 1976 and 2023. Questioning the history of
occupation of spaces by women in music at federal universities, in the second half of the
20th century and the beginning of the 21st century, this research addresses the stories that
these professionals, currently retired, bring about themselves. Although the initial project
focused on a trajectory of university life and teaching from an approach focused on gender
discussions, this problematization was extended to reflections through Cultural Studies and
feminist historiography. From the concept of culture as something common, that is, as a way
of life from the perspective of Raymond Williams (2011, 2015), the understanding of music
as a space for the affirmation of women, guitarists and university professors, research
participants, was consolidated and allowed for more in-depth analyzes of the processes of
democratization of teaching and training in the field of music, specifically the guitar. It is
therefore considered that, more than learning a trade, access to music constitutes a social
practice represented in the life trajectories and university teaching of the four guitarists.
These reflections, based on feminist historiography, reflect the political importance of the
writing of women's history(s) by Joan Scott (1990), Michelle Perrot (1995), Maria Izilda
Matos (2013), Rachel Soihet (1997), from self-reported sources. Knowing the stories that
four women, guitarists, university professors bring about themselves, represents a new
knowledge and the occupation of a previously silenced space. The trajectories of Brazilian
women classical guitarists, although they have common meanings, bring unique aspects that
make each narrative unique. | en |
dc.description.abstract2 | La tesis tuvo como objetivo investigar, a través de narraciones de entrevistas de historia oral,
las trayectorias de formación y profesionalización de cuatro profesoras de guitarra en cursos
de música en universidades federales brasileñas, entre 1976 y 2023. Cuestionando la historia
de ocupación de espacios por mujeres en la música en universidades federales, en la segunda
mitad del siglo XX y principios del siglo XXI, esta investigación aborda las historias que
estas profesionales, actualmente jubiladas, traen consigo mismos. Si bien el proyecto inicial
se centró en una trayectoria de la vida universitaria y de la docencia desde un enfoque
centrado en las discusiones de género, esta problematización se extendió a reflexiones a
través de los estudios culturales y la historiografía feminista. A partir de la concepción de la
cultura como algo común, es decir, como una forma de vida desde la perspectiva de
Raymond Williams (2011, 2015), la comprensión de la música como espacio de afirmación
de las mujeres, guitarristas y profesoras universitarias, participantes de la investigación, se
consolidó y permitió profundizar en los análisis de los procesos de democratización de la
enseñanza y la formación en el campo de la música, específicamente de la guitarra. Se
considera entonces que, más que aprender un oficio, el acceso a la música constituye una
práctica social representada en las trayectorias de vida y la docencia universitaria de las
cuatro guitarristas. Estas reflexiones, basadas en la historiografía feminista, reflejan la
importancia política de la escritura de la(s) historia(s) de las mujeres de Joan Scott (1990),
Michelle Perrot (1995), Maria Izilda Matos (2013), Rachel Soihet (1997), a partir de fuentes
informadas por ellas mismos. Conocer las historias que traen sobre sí mismas cuatro mujeres,
guitarristas, profesoras universitarias, representa un nuevo conocimiento y la ocupación de
un espacio antes silenciado. Las trayectorias de las guitarristas brasileñas, aunque tengan
significados comunes, traen aspectos únicos que hacen única cada narrativa. | es |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de História (ICH HIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|