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Título: Palavra-maré : histórias, fabulações e subjetividades afroatlânticas em O crime do Cais do Valongo, de Eliana Alves Cruz
Autor(es): Rebêlo, Marina Farias
Orientador(es): Dalcastagne, Regina
Assunto: Cruz, Eliana Alves, 1966-
Literatura negra
Autoria feminina
Literatura brasileira contemporânea
Escravidão
Data de publicação: 29-Jan-2024
Referência: REBÊLO, Marina Farias. Palavra-maré: histórias, fabulações e subjetividades afroatlânticas em O crime do Cais do Valongo, de Eliana Alves Cruz. 2023. 208 f., il. Tese (Doutorado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este é um trabalho que versa sobre a palavra. Palavra como movimento e possibilidade de inscrição no mundo para além das imagens fixas e categorias limitadoras impostas às mulheres negras. Parte de um percurso acadêmico e subjetivo, a pesquisa que culmina nesta tese se assenta sobre as encruzilhadas, aqui entendidas como um operador teórico e encarnado da experiência negra na diáspora (MARTINS, 2021). Tendo como corpus literário o romance O crime do Cais do Valongo (2018), de Eliana Alves Cruz, evoco as vozes de mulheres negras nos fluxos do que chamei de palavra-maré. Dessa maneira, analiso o romance como obra que busca entrecruzar definições, escolhas e categorias literárias com a produção historiográfica dos territórios afroatlânticos, sobretudo no que tange à história social da escravidão e às narrativas de liberdade empreendidas pelos sujeitos negros em seus processos de subjetivação e imaginação radical de liberdade. Compreendo que a obra aqui estudada lança luz a fraturas, mas também ilumina cenários passíveis de fabulação. Narrar a história do Brasil tendo como foco as vivências da população negra e escravizada subverte a maneira pela qual se compreende e perpetua o funcionamento do país e de suas dinâmicas sociais. A hipótese que defendo é de que as palavras de mulheres negras se inserem numa circularidade temporal e ensejam o reconhecimento das subjetividades complexas que essas mulheres sempre reivindicaram para si.
Abstract: This is a work that deals with the word. Word as movement and possibility of inscription in the world beyond fixed images and limiting categories imposed on black women. Part of an academic and subjective journey, the research that culminates in this thesis is based on the crossroads, understood here as a theoretical and embodied operator of the black experience in the diaspora (MARTINS, 2021). Having as a literary corpus the novel O crime do Cais do Valongo (2018), by Eliana Alves Cruz, it evokes the voices of black women in the flows of what I called word-tide. In this way, it analyzes the novel as a work that seeks to intertwine definitions, choices and literary categories with the historiographical production of the Afro-Atlantic territories, especially with regard to the social history of slavery and the narratives of freedom undertaken by black subjects in their processes of subjectivation and imagination. freedom radical. I understand that the work studied here sheds light on fractures, but also sheds light on scenarios that can be faked. Narrating the history of Brazil focusing on the experiences of the black and enslaved population subverts the way in which the functioning of the country and its social dynamics is understood and perpetuated. The hypothesis defended is that the words of black women are part of a temporal circularity and give rise to the recognition of the complex subjectivities that these women have always claimed for themselves.
Resumen: Este es un trabajo que trata sobre la palabra. La palabra como movimiento y posibilidad de inscripción en el mundo más allá de imágenes fijas y categorías limitantes impuestas a las mujeres negras. Como parte de un camino académico y subjetivo, la investigación que culmina en esta tesis se basa en la encrucijada, entendida aquí como un operador teórico y encarnado de la experiencia negra en la diáspora (MARTINS, 2021). Teniendo como corpus literario la novela O crime do Cais do Valongo (2018), de Eliana Alves Cruz, evoco las voces de mujeres negras en los flujos de lo que llamé palabra-marea. De esta manera, analizo la novela como una obra que busca entrelazar definiciones, elecciones y categorías literarias con la producción historiográfica de los territorios afroatlánticos, especialmente en lo que respecta a la historia social de la esclavitud y las narrativas de libertad emprendidas por sujetos negros. en sus procesos de subjetivacion e imaginacion.libertad radical. Entiendo que el trabajo aquí estudiado arroja luz sobre las fracturas, pero también ilumina escenarios que se pueden crear. Narrar la historia de Brasil centrándose en las experiencias de la población negra y esclavizada subvierte la forma en que se entiende y perpetúa el funcionamiento del país y sus dinámicas sociales. La hipótesis que defiendo es que las palabras de las mujeres negras son parte de una circularidad temporal y dan lugar al reconocimiento de las subjetividades complejas que estas mujeres siempre han reclamado para sí mismas.
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Literatura
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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