Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Dalcastagne, Regina | pt_BR |
dc.contributor.author | Rebêlo, Marina Farias | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-29T18:48:44Z | - |
dc.date.available | 2024-01-29T18:48:44Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-29 | - |
dc.date.submitted | 2023-04-26 | - |
dc.identifier.citation | REBÊLO, Marina Farias. Palavra-maré: histórias, fabulações e subjetividades afroatlânticas em O crime do Cais do Valongo, de Eliana Alves Cruz. 2023. 208 f., il. Tese (Doutorado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47562 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este é um trabalho que versa sobre a palavra. Palavra como movimento e
possibilidade de inscrição no mundo para além das imagens fixas e categorias limitadoras
impostas às mulheres negras. Parte de um percurso acadêmico e subjetivo, a pesquisa que
culmina nesta tese se assenta sobre as encruzilhadas, aqui entendidas como um operador teórico
e encarnado da experiência negra na diáspora (MARTINS, 2021). Tendo como corpus literário
o romance O crime do Cais do Valongo (2018), de Eliana Alves Cruz, evoco as vozes de
mulheres negras nos fluxos do que chamei de palavra-maré. Dessa maneira, analiso o romance
como obra que busca entrecruzar definições, escolhas e categorias literárias com a produção
historiográfica dos territórios afroatlânticos, sobretudo no que tange à história social da
escravidão e às narrativas de liberdade empreendidas pelos sujeitos negros em seus processos
de subjetivação e imaginação radical de liberdade. Compreendo que a obra aqui estudada lança
luz a fraturas, mas também ilumina cenários passíveis de fabulação. Narrar a história do Brasil
tendo como foco as vivências da população negra e escravizada subverte a maneira pela qual
se compreende e perpetua o funcionamento do país e de suas dinâmicas sociais. A hipótese que
defendo é de que as palavras de mulheres negras se inserem numa circularidade temporal e
ensejam o reconhecimento das subjetividades complexas que essas mulheres sempre
reivindicaram para si. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Palavra-maré : histórias, fabulações e subjetividades afroatlânticas em O crime do Cais do Valongo, de Eliana Alves Cruz | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cruz, Eliana Alves, 1966- | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura negra | pt_BR |
dc.subject.keyword | Autoria feminina | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura brasileira contemporânea | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escravidão | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This is a work that deals with the word. Word as movement and possibility of
inscription in the world beyond fixed images and limiting categories imposed on black women.
Part of an academic and subjective journey, the research that culminates in this thesis is based
on the crossroads, understood here as a theoretical and embodied operator of the black
experience in the diaspora (MARTINS, 2021). Having as a literary corpus the novel O crime
do Cais do Valongo (2018), by Eliana Alves Cruz, it evokes the voices of black women in the
flows of what I called word-tide. In this way, it analyzes the novel as a work that seeks to
intertwine definitions, choices and literary categories with the historiographical production of
the Afro-Atlantic territories, especially with regard to the social history of slavery and the
narratives of freedom undertaken by black subjects in their processes of subjectivation and
imagination. freedom radical. I understand that the work studied here sheds light on fractures,
but also sheds light on scenarios that can be faked. Narrating the history of Brazil focusing on
the experiences of the black and enslaved population subverts the way in which the functioning
of the country and its social dynamics is understood and perpetuated. The hypothesis defended
is that the words of black women are part of a temporal circularity and give rise to the
recognition of the complex subjectivities that these women have always claimed for themselves. | en |
dc.description.abstract2 | Este es un trabajo que trata sobre la palabra. La palabra como movimiento y
posibilidad de inscripción en el mundo más allá de imágenes fijas y categorías limitantes
impuestas a las mujeres negras. Como parte de un camino académico y subjetivo, la
investigación que culmina en esta tesis se basa en la encrucijada, entendida aquí como un
operador teórico y encarnado de la experiencia negra en la diáspora (MARTINS, 2021).
Teniendo como corpus literario la novela O crime do Cais do Valongo (2018), de Eliana Alves
Cruz, evoco las voces de mujeres negras en los flujos de lo que llamé palabra-marea. De esta
manera, analizo la novela como una obra que busca entrelazar definiciones, elecciones y
categorías literarias con la producción historiográfica de los territorios afroatlánticos,
especialmente en lo que respecta a la historia social de la esclavitud y las narrativas de libertad
emprendidas por sujetos negros. en sus procesos de subjetivacion e imaginacion.libertad
radical. Entiendo que el trabajo aquí estudiado arroja luz sobre las fracturas, pero también
ilumina escenarios que se pueden crear. Narrar la historia de Brasil centrándose en las
experiencias de la población negra y esclavizada subvierte la forma en que se entiende y
perpetúa el funcionamiento del país y sus dinámicas sociales. La hipótesis que defiendo es que
las palabras de las mujeres negras son parte de una circularidad temporal y dan lugar al
reconocimiento de las subjetividades complejas que estas mujeres siempre han reclamado para
sí mismas. | es |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Literatura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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