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Titre: Processo de inovação : implementação de dimensionamento da força de trabalho em organização governamental
Auteur(s): Nogueira Filho, José de Albuquerque
Orientador(es):: Sousa, Jonilto Costa
Assunto:: Inovação em serviços públicos
Processo de inovação
Gestão de pessoas na administração pública
Dimensionamento da força de trabalho
Date de publication: 27-jan-2024
Référence bibliographique: NOGUEIRA FILHO, José de Albuquerque. Processo de inovação: implementação de dimensionamento da força de trabalho em organização governamental. 2019. 279 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Résumé: Esta pesquisa busca compreender a implementação do dimensionamento da força de trabalho na perspectiva do processo de inovação em órgão público federal, Ministério da Saúde — MS, conforme modelo preconizado por Tidcl. Bessant e Pavitt (2008). Assim, argumenta-se que a inovação pode ser considerada como meio para o ganho de performance ou resolução de problemas no contexto organizacional público. A partir de ampla revisão de literatura, apresentam-se e debatem-se teorias e modelos inerentes aos temas <processos de inovação' e 'dimensionamento da força de trabalho' no setor público. O estudo de caso em questão foi realizado por meio da abordagem qualitativa. de natureza descritiva e exploratória, com a realização de pesquisa bibliográfica sobre o tema. pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas. as quais foram estudadas, em profundidade. por meio de anàfiee de conteúdo, com a participação de sete profissionais que atuam diretamente com o dimensionamento da força de trabalho no âmbito do Ministério da Saúde — DFT-MS. Os resultados demonstram a importância de entender como ocorreu o caso DFT-MS para, a partir das evidências empíricas coletadas, descrever o processo de inovação neste estudo. Assim, verifica-se que, para o alcance dos propósitos almejados com a implementação do novo método organizacional, torna-se necessária: estruturação de esquema estratégico, compreendendo a Dimensão 1 composta por duas categorias; e execução de processo de inovação, constituindo a Dimensão 2 formada por cinco categorias. Identificam-se os fatores facilitadores e dificultadores do processo de inovação. em consequência da dinâmica processo de inovação, compreendendo as Dimensões 3 e 4, estruturadas, rcardivamente, por cinco e quatro categorias, evidenciando influências mútuas entre as categorias de facilitadores e dificultadores. indicando que se deve potencializar fatores que facilitam e minimizar os que dificultam o alcance dos resultados almejados com a iniciativa de inovação. A partir das Dimensões I a 4, propõe-se modelo de dimensionamento da força de trabalho para o Ministério da Justiça e Segurança Pública - MJ, compreendendo programação de desenvolvimento de novo método DFT estruturada por nove componentes que instituem o aprimoramento do planejamento da força de trabalho no MJ. Sobre a agenda de pesquisa futura, recomenda-se: estudo acerca da aplicação/implantação de método DFT em contexto organizacional público; realização de estudo comparativo entre instituições públicas de mesma natureza; desenvolvimento de instrumento que mensure o impacto dos resultados do DFT aos objetivos estratégicos das organizações públicas; caracterização de processo de aprendizagem desenvolvido ao longo de processo de inovação. como também a identificação dos impactos respectivos ao órgão público. Conclui-se que a implementação de processo de inovação descrita no presente estudo. por meio de DFT, deve compreender programação e execução estratégica ajustadas à realidade organizacional do setor público.
Abstract: This research seeks to understand the implementation of workforce dimensioning in the innovation process in a federal public agency, the brazilian Ministry of Health (or Ministerio da Sande, as known in portuguese), according to the model by Tidd, Bessant and Pavitt (2008). It is argued that innovation can be considered as a means to gain performance or solve problems in the public organizational context. From a broad literature review, the theories and models inherent to the themes "innovation processes" and "workforce dimensioning" in the public service are presented and debated. The case study was carried out through bibliographic and documental research on the subject, as well as semi-structured interviews with seven professionals who work directly with the dimensioning of the wodcforce within the brazilian Ministry of Health (WD — bMH). The results of these interviews were studied in depth, through content analysis, and they demonstrated the importance of understanding how WD —bMH occurred to describe, from the empirical evidence collected, the innovation process here studied. Therefore, in order to achieve the purposes intended for the implementation of this new organizational method, it is necessary to structure the strategic scheme, comprising dimension 1, composed by two categories; and to execute the innovation process, constituting dimension 2, formed by five categories. It is also necessary to identify the factors that facilitate and hinder the innovation process, comprising dimensions 3 and 4, which are structured, respectively, by five and four categories. This identification evidences the mutual influences among these categories, indicating that factors that facilitate the innovation process must be potentiated and those that hinder the achievement of the results must be minimized. From the dimensions I to 4, a workforce dimensioning model is proposed for the brazilian Ministry of Justice and Public Safety (whose initials are MI, as known in brazilian context), which includes the programming of the development of the new method implemented in the Ministry of Health, structured by nine components that should institute the improvement of workforce planning in the MI. For future research, it is recommended to study the application/implementation of this organizational method in the public service; and to carry out a comparative study among public institutions of the same nature. It is also necessary to develop an instrument that measures the impact of the results of this method on the strategic objectives of public agencies; to characterize the learning process developed during the innovation process; as well as to identify impacts in each public agency submitted to this organizational method. Ultimately it is concluded that the implementation of the innovation process described in the present study should include programming and strategic execution, both adjusted to the organizational reality of the public service.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade UnB Planaltina (FUP)
Description: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, 2019.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, Mestrado Profissional
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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