http://repositorio.unb.br/handle/10482/47445
Fichier | Taille | Format | |
---|---|---|---|
MarcelinoAgleisonVieiraPedrosa_DISSERT.pdf | 870,28 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Avaliação para a aprendizagem em matemática : uma experiência com a prova em fases no Ensino Médio |
Auteur(s): | Pedrosa, Marcelino Agleison Vieira |
Orientador(es):: | Bezerra, Wescley Well Vicente |
Assunto:: | Matemática - educação Avaliação de aprendizagem Matemática (Ensino médio) Matemática - problemas, exercícios, etc |
Date de publication: | 23-jan-2024 |
Data de defesa:: | 12-jui-2023 |
Référence bibliographique: | PEDROSA, Marcelino Agleison Vieira. Avaliação para a aprendizagem em matemática: uma experiência com a prova em fases no Ensino Médio. 2023. 42 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Résumé: | Este texto tem como objetivo analisar e discutir a utilização da prova em fases como instrumento de avaliação voltado para as aprendizagens em aulas de Matemática. Participaram dessa investigação 14 estudantes de uma turma de 3ª série do ensino médio de uma escola pública do Distrito Federal. Para realizar essa investigação, optou-se por uma metodologia qualitativa e de cunho interpretativo e a utilização de uma prova composta por quatro questões discursivas que foi aplicada em duas fases. Após a realização das etapas da prova em fases, os alunos responderam um questionário para identificar suas percepções sobre essa experiência. Observaram-se, ao final, alguns pontos positivos na utilização dessa prova, tais como: identificação de lacunas da aprendizagem dos estudantes e oportunidades para fornecer um feedback mais eficiente, pelo professor. |
Abstract: | This paper aims to analyze and discuss the use of the test in phases as an assessment tool focused on learning in mathematics classes. Fourteen students from a third grade class of a public high school in the Federal District participated in this investigation. To carry out this investigation, we chose a qualitative and interpretive methodology and the use of a test composed of four discursive questions that was applied in two phases. After completing the test in phases, the students answered a questionnaire to identify their perceptions about this experience. At the end, we observed some positive points in the use of this test, such as: identification of gaps in student learning and opportunities to provide more efficient feedback. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Ciências Exatas (IE) Departamento de Matemática (IE MAT) |
Description: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, 2023. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissional |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.