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Título : A influência da proximidade na capacidade inovativa das empresas de tecnologia da informação
Autor : Petit, Djalma
Orientador(es):: Reyes Júnior, Edgar
Assunto:: Clusters espaciais
Inovação
Inovação aberta
Fecha de publicación : 23-ene-2024
Citación : PETIT, Djalma. A influência da proximidade na capacidade inovativa das empresas de tecnologia da informação. 2019. 141 f., il. Dissertação (Mestrado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumen : O presente trabalho avalia a influência das proximidades na capacidade inovativa das empresas de TI. Além disso, procura avaliar a importância da constituição de capital social e da ocorrência de spillovers de conhecimento neste processo. Para atender a este objetivo, foi realizada pesquisa de campo com 214 empresas brasileiras de TI. Para testar o modelo conceituai, foram utilizadas Análise de Componentes Principais, Correlações e Análise de Clusters. Os resultados apontaram que a proximidade cognitiva e as proximidades social e institucional influenciam diretamente a capacidade inovativa das empresas, sendo que as proximidades social e institucional foram fundidas em um único novo fator de influência. A proximidade geográfica apresentou relação inversa com a capacidade inovativa das empresas. No entanto, a proximidade geográfica guarda relação direta com spillovers. A proximidade organizacional foi considerada sem influência na capacidade inovativa e eliminada das análises. Os resultados apontaram ainda para uma cisão do capital social em dois novos construtos, ambos influenciando positivamente a capacidade inovativa. Por fim, ficou constatado que os spillovers afetam diretamente a capacidade inovativa. O trabalho tem aplicações gerenciais na medida em que informa aos dirigentes empresariais quais fatores influenciam a capacidade inovativa das empresas brasileiras de TI, munindo-os de informações para melhorar os processos de suas empresas. O trabalho também tem utilidade para formuladores e implementadores de políticas públicas que planejam criar ou incrementar sistemas regionais de inovação, pois entenderão como funcionam os viabilizadores da inovação nas empresas que desejam atrair e fixar em suas regiões. Por fim, como aplicação gerencial, a presente pesquisa auxilia a gestores de instituições de pesquisa e desenvolvimento a visualizar como potencializar a interação com o setor produtivo.
Abstract: The present study aims to evaluate the influence of proximity in the innovative capacity of Brazilian Information Technology (IT) companies. In addition, it assesses the importante of the constitution of social capital and the occurrence of knowledge spillovers in this process. In order to meet this objective, a field survey was conducted by the Internet with 214 Brazilian IT companies. In order to test the conceptual model, we used the Principal Component Analysis, Correlations and Cluster Analysis. The results showed that cognitive proximity and social and institutional proximities directly influence the innovative capacity of the companies, and the social and institutional proximities were merged into a single new factor of influence. Geographic proximity has an inverse relationship with the innovative capacity of the companies. However, it is directly related to spillovers. Organizational proximity was considered without influence on the innovative capacity and eliminated from the analysis. The results also pointed to a split of the social capital into two new constructs, both positively affect innovative capacity. Finally, it was verified that the spillovers directly affect the innovative capacity. This work also has utility for public policy makers and govemmental managers who plan to create or increase regional innovation systems since they will understand how the innovation enablers work in companies that they wish to attract and establish in their regions. Finally, as a managerial application, this research helps managers of research and development institutions to visualize how to enhance interaction with the productive sector.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Administração (FACE ADM)
Descripción : Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2019.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Administração
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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