Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/47432
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Title: As Museologias de Maria Thetis Nunes : entre museus para o esquecimento e performances museais afetivas
Other Titles: The Museologies of Maria Thetis Nunes : between museums for oblivion and affective museums performances
Las Museologías de Maria Thetis Nunes : entre museos para el olvido y performances museísticas afectivas
Authors: Britto, Clóvis Carvalho
metadata.dc.contributor.affiliation: Universidade de Brasília
Assunto:: Nunes, Maria Thetis
Museologia
Performances museais
Issue Date: 12-Dec-2023
Publisher: Instituto Histórico e Geográfio de Sergipe
Citation: BRITTO, Clóvis Carvalho. As Museologias de Maria Thetis Nunes: entre museus para o esquecimento e performances museais afetivas. Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, [S. l.], v. 1, n. 53, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/rihgse/article/view/19494. Acesso em: 23 jan. 2024.
Abstract: Este artigo sistematiza algumas das diferentes Museologias mobilizadas por Maria Thetis Nunes (1923-2009), explicitando sua formação e atuação que privilegiaram, ao mesmo tempo, museus compromissados com o esquecimento e performances museais afetivas. Para tanto, se respaldou em uma metodologia qualitativa que articulou revisão de literatura, pesquisa documental no Fundo Thetis Nunes do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, em Aracaju, e nos documentos do Núcleo de Memória da Museologia no Brasil, na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, além do depoimento de Isabelita dos Patins que trabalhou com Thetis Nunes no Centro de Estudos Brasileiros em Rosário, na Argentina. Essas distintas fontes contribuíram para evidenciar os trânsitos entre Museologias plurais como marcas de sua trajetória e do seu legado.
Abstract: This paper systematizes some of the dif-ferent Museologies mobilized by Maria Thetis Nunes (1923-2009), explaining her formation and performance that favored, at the same time, museums committed to oblivion and affective museums per-formances. To do so, it was based on a qualitative methodology that articulated a literatura review, documentar resear-ch at Fundo Thetis Nunes of the Institu-to Histórico e Geográfico de Sergipe, in Aracaju, and documents from the Núcleo de Memória da Museologia no Brasil, at the Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, in addition to the testimony of Isabelita dos Patins who worked with The-tis Nunes at the Centro de Estudos Bra-sileiros in Rosário, na Argentina. These different sources contributed to highlight the transits between plural Museologies as marks of its trajectory and legacy.
Resumen: Este artículo sistematiza algunas de las di-ferentes Museologías movilizadas por Ma-ria Thetis Nunes (1923-2009), explicando su formación y actuación que favoreció, al mismo tiempo, los museos comprome-tidos con el olvido y las performances museísticas afectivas. Para ello, se basó en una metodología cualitativa que arti-culó revisión de literatura, investigación documental in el Fundo Thetis Nunes del Instituto Histórico e Geográfico de Sergi-pe, en Aracaju, y documentos del Núcleo de Memória da Museologia no Brasil, en la Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, además del testimonio de Isabelita dos Patins quien trabajó con Thetis Nunes en el Centro de Estudios Brasileños en Rosario, Argentina. Estas diferentes fuen-tes contribuyeron a resaltar los tránsitos entre Museologías plurales como marcas de su trayectoria y legado.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Curso de Museologia (FCI-Museologia)
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
metadata.dc.relation.publisherversion: https://periodicos.ufs.br/rihgse/article/view/19494
Appears in Collections:Artigos publicados em periódicos e afins

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/47432/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.