Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47418
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2019_JeffersonWagnereSilvaGalvão.pdf1,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Narrativa estratégica chinesa nos filmes de Hollywood entre 2012 e 2018
Autor : Galvão, Jefferson Wagner e Silva
metadata.dc.contributor.email: fef@ufpa.br
Orientador(es):: Platiau, Ana Flávia Barros
Assunto:: Diplomacia cultural
Narrativa estratégica
Cinema
China
Estados Unidos
Fecha de publicación : 20-ene-2024
Citación : GALVÃO, Jefferson Wagner e Silva. Narrativa estratégica chinesa nos filmes de Hollywood entre 2012 e 2018. 2019. 201 f., il. Tese (Doutorado Interinstitucional em Relações Internacionais e Desenvolvimento Regional) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumen : As múltiplas mudanças que o mundo viveu, aliadas às aceleradas transformações impulsionadas pela globalização, ressignificaram o sentido e as práticas de poder - assim como as formas de dominação em todos os planos -, em que se insere o cultural em interface com o econômico, o político, entre outros. O ressurgimento da China como grande potência econômica nos últimos quarenta anos fez emergir uma classe média de centenas de milhões de consumidores ávidos por bens culturais, atraindo o interesse de Hollywood pelo mercado chinês. Diante deste cenário, buscamos identificar as conexões entre as narrativas estratégicas da China e as mensagens fílmicas nas produções cinematográficas de Hollywood entre 2012 e 2018. Como resultado, constatamos que a China aproveita o seu poder de censura, de controle de acesso ao seu mercado e dos estímulos financeiros e embarca nos filmes de Hollywood suas narrativas estratégicas e veta narrativas contrárias. Com isto, um padrão secular foi quebrado, interrompendo a dinâmica de percepção sobre a China em filmes produzidos por Hollywood seguirem a lógica das relações bilaterais entre EUA e China, a partir da sobreposição dos interesses de mercado aos interesses políticos.
Abstract: The multiple changes that the world has experienced, together with the accelerated transformations driven by globalization, have re-signified the meaning and practices of power - as well as forms of domination at all levels - in which the cultural interface with the economic, the political, among others. The resurgence of China as a major economic power in the last forty years has given rise to a middle class of hundreds of millions of consumers eager for cultural goods, attracting Hollywood's interest in the Chinese market. Given this scenario, we sought to identify the connections between China's strategic narratives and the film messages in Hollywood film productions between 2012 and 2018. As a result, we found that China harnesses its power of censorship, of access control to its market and of financial stimuli and embarks on Hollywood films their strategic narratives and vetoes contrary narratives. With this, a secular pattern was broken, disrupting the perception dynamics of China in Hollywood-produced films following the logic of US-China bilateral relations, from the overlapping of market interests to political interests.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Relações Internacionais (IREL)
Descripción : Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, Doutorado Interinstitucional, Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, 2019.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/47418/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.