Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Platiau, Ana Flávia Barros | - |
dc.contributor.author | Galvão, Jefferson Wagner e Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-20T11:50:54Z | - |
dc.date.available | 2024-01-20T11:50:54Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-20 | - |
dc.date.submitted | 2019-03-22 | - |
dc.identifier.citation | GALVÃO, Jefferson Wagner e Silva. Narrativa estratégica chinesa nos filmes de Hollywood entre 2012 e 2018. 2019. 201 f., il. Tese (Doutorado Interinstitucional em Relações Internacionais e Desenvolvimento Regional) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47418 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, Doutorado Interinstitucional, Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | As múltiplas mudanças que o mundo viveu, aliadas às aceleradas transformações
impulsionadas pela globalização, ressignificaram o sentido e as práticas de poder -
assim como as formas de dominação em todos os planos -, em que se insere o
cultural em interface com o econômico, o político, entre outros. O ressurgimento da
China como grande potência econômica nos últimos quarenta anos fez emergir uma
classe média de centenas de milhões de consumidores ávidos por bens culturais,
atraindo o interesse de Hollywood pelo mercado chinês. Diante deste cenário,
buscamos identificar as conexões entre as narrativas estratégicas da China e as
mensagens fílmicas nas produções cinematográficas de Hollywood entre 2012 e
2018. Como resultado, constatamos que a China aproveita o seu poder de censura,
de controle de acesso ao seu mercado e dos estímulos financeiros e embarca nos
filmes de Hollywood suas narrativas estratégicas e veta narrativas contrárias. Com
isto, um padrão secular foi quebrado, interrompendo a dinâmica de percepção sobre
a China em filmes produzidos por Hollywood seguirem a lógica das relações
bilaterais entre EUA e China, a partir da sobreposição dos interesses de mercado
aos interesses políticos. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.language.iso | eng | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Narrativa estratégica chinesa nos filmes de Hollywood entre 2012 e 2018 | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Diplomacia cultural | pt_BR |
dc.subject.keyword | Narrativa estratégica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cinema | pt_BR |
dc.subject.keyword | China | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estados Unidos | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The multiple changes that the world has experienced, together with the accelerated
transformations driven by globalization, have re-signified the meaning and practices
of power - as well as forms of domination at all levels - in which the cultural interface
with the economic, the political, among others. The resurgence of China as a major
economic power in the last forty years has given rise to a middle class of hundreds
of millions of consumers eager for cultural goods, attracting Hollywood's interest in
the Chinese market. Given this scenario, we sought to identify the connections
between China's strategic narratives and the film messages in Hollywood film
productions between 2012 and 2018. As a result, we found that China harnesses its
power of censorship, of access control to its market and of financial stimuli and
embarks on Hollywood films their strategic narratives and vetoes contrary narratives.
With this, a secular pattern was broken, disrupting the perception dynamics of China
in Hollywood-produced films following the logic of US-China bilateral relations, from
the overlapping of market interests to political interests. | pt_BR |
dc.contributor.email | fef@ufpa.br | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Relações Internacionais (IREL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|