Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47391
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ClaraTeixeiraDeCarvalhoBevilaqua_DISSERT.pdf1,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Avaliação do impacto da Intervenção Federal no Rio de Janeiro sobre a taxa de homicídios por cem mil habitantes
Autor(es): Bevilaqua, Clara Teixeira de Carvalho
Orientador(es): Menezes, Rafael Terra de
Assunto: Segurança pública
Intervenção (Governo Federal)
Controle sintético
Homicídio
Data de publicação: 19-Jan-2024
Referência: BEVILAQUA, Clara Teixeira de Carvalho. Avaliação do impacto da Intervenção Federal no Rio de Janeiro sobre a taxa de homicídios por cem mil habitantes. 2023. 48 f. Dissertação (Mestrado em Economia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Devido à grave crise de segurança pública enfrentada pelo Rio de Janeiro em 2018, foi decretada Intervenção Federal no estado como uma medida enérgica a fim de pôr termo à situação de calamidade. As providências adotadas para o enfrentamento da crise incluíram a aquisição de equipamentos, pagamento de dívidas e de despesas correntes, além da realização de operações policiais. Foram idealizados diversos objetivos, dentre eles a redução dos níveis de criminalidade. Dessa maneira, o objetivo do presente trabalho é avaliar o impacto da Intervenção Federal sobre a taxa de homicídios por cem mil habitantes no Rio de Janeiro. Para isso, foram construídos controles sintéticos para o estado, a capital e o município fluminenses a fim de estimar o comportamento da taxa de homicídios que seria observada caso o ente não tivesse recebido o tratamento. Durante o período pós-intervenção foi verificada consistente queda dos homicídios tanto para o Rio de Janeiro real quanto para o sintético. Entretanto, ao se comparar as médias das taxas de homicídios entre tratado e controle, não foi verificada diferença estatisticamente significante nos três níveis investigados.
Abstract: Due to a severe public security crisis faced by Rio de Janeiro in 2018, a Federal Intervention was decreed at the state as a harsh mesure in order to face the calamity situation. The actions implemented to face the crisis included equipment acquire, debts and current expenses payments, besides police operations. There were a few aims planned, such as criminality levels reduction. Thus, this work aims to evalue the impact Federal Intervention on Rio de Janeiro’s homicide rate per one hundred thousand inhabitants. For that, there were built synthetic controls for the state, the capital and the municipality of Rio de Janeiro in order to estimate the homicide rate behaviour that would have been observed in absence of the treatment. During the post intervention time period, there was a significant drop in the homicide rate for real Rio de Janeiro and the synthetic one. However, in comparing the means of the homicide rates between treated and control, it was not verified significant statistical difference for the three analysed levels.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Economia (FACE ECO)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Economia, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Economia
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.