Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Turbin, Ana Emilia Fajardo | pt_BR |
dc.contributor.author | Lago, Rubens do Nascimento | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-18T20:47:18Z | - |
dc.date.available | 2024-01-18T20:47:18Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-18 | - |
dc.date.submitted | 2023-09-25 | - |
dc.identifier.citation | LAGO, Rubens do Nascimento. A graphic novel “Senhora” como recurso pedagógico multimodal no processo de ensino-aprendizagem de leitura literária no ensino médio. 2023. 138 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47365 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa possui o objetivo de investigar a efetividade da graphic novel “Senhora” como
recurso pedagógico multimodal no processo de ensino-aprendizagem de leitura literária no
Ensino Médio, buscando evidenciar a importância dessa obra literária adaptada como meio de
facilitação e estímulo no processo de formação de estudantes leitores. A multimodalidade, que
abarca os diferentes modos semióticos nas situações comunicativas, é cada vez mais frequente
nos dias atuais e relevante no processo de ensino-aprendizagem em sala de aula. Nota-se, nesse
sentido, que as graphic novels podem ser relevantes em aulas de literatura brasileira, além de
poder contribuir para o desempenho dos estudantes na aquisição de diversos conhecimentos e
diversas habilidades. Soma-se a isso o fato de que o direcionamento das práticas de ensino, nas
escolas, precisa ser condizente com as necessidades reais dos estudantes, a fim de possibilitar
um aprendizado cada vez mais reflexivo e sobretudo crítico. Nesse contexto, esta dissertação
almeja destacar a importância de recursos pedagógicos já existentes e contribuir para que os
professores possam se atentar para as práticas de ensino que dialoguem com a perspectiva dos
“múltis” (multiletramento e multimodalidade) no processo de ensino-aprendizagem de leitura
literária. A pesquisa se deu por meio de uma abordagem qualitativo-interpretativista,
envolvendo um estudo de caso interventivo, tomando por base a participação de estudantes
voluntários do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública do estado de Goiás. Além disso,
os estudantes, ao término da aplicação da pesquisa de campo, responderam aos instrumentos de
coleta de dados: questionário aberto e entrevista estruturada. Como resultado, evidenciou-se
que o uso da graphic novel “Senhora” contribuiu significativamente para o ensino-aprendizagem de leitura, com foco no estudo da literatura brasileira. Entretanto, a oferta desse
material adaptado, em sala de aula, ainda é bastante limitada. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A graphic novel “Senhora” como recurso pedagógico multimodal no processo de ensino-aprendizagem de leitura literária no ensino médio | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Multimodalidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Recursos didáticos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura brasileira | pt_BR |
dc.subject.keyword | Adaptação literária | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino médio - métodos de ensino | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research aims to investigate the effectiveness of the graphic novel "Senhora" as a
multimodal pedagogical resource in the teaching-learning process of literary reading in high
school, seeking to highlight the importance of this adapted literary work as a means of
facilitating and stimulating the training process. of student readers. Multimodality, which
encompasses the different semiotic modes in communicative situations, is increasingly
common nowadays and is relevant in the teaching-learning process in the classroom. It is noted,
in this sense, that graphic novels can be relevant in Brazilian literature classes, in addition to
being able to contribute to the performance of students in the acquisition of different knowledge
and different skills. Added to this is the fact that the direction of teaching practices, in schools,
needs to be consistent with the real needs of students, in order to enable an increasingly
reflective and, above all, critical learning. In this context, this dissertation aims to highlight the
importance of existing pedagogical resources and contribute so that teachers can pay attention
to teaching practices that dialogue with the perspective of “multiple” (multiliteracy and
multimodality) in the teaching-learning process of reading literary. The research took place
through a qualitative-interpretative approach, involving an interventional case study, based on
the participation of volunteer students in the 1st year of high school at a public school in the
state of Goiás. At the end of the field research, they answered the data collection instruments:
open questionnaire and structured interview. As a result, it was evident that the use of the
graphic novel “Senhora” contributed significantly to the teaching and learning of reading,
focusing on the study of Brazilian literature. However, the supply of this adapted material in
the classroom is still quite limited. | en |
dc.description.abstract2 | Esta investigación tiene como objetivo indagar la efectividad de la novela gráfica “Señora”
como recurso pedagógico multimodal en el proceso de enseñanza-aprendizaje de la lectura
literaria en la escuela secundaria, buscando resaltar la importancia de esta obra literária
adaptada como medio para facilitar y estimular la proceso de formación de los estudiantes
lectores. La multimodalidad, que engloba los diferentes modos semióticos en situaciones
comunicativas, es cada vez más común en la actualidad y cobra relevancia en el proceso de
enseñanza-aprendizaje en el aula. Se observa, en este sentido, que las novelas gráficas pueden
ser relevantes en las clases de literatura brasileña, además de poder contribuir para el
desempeño de los estudiantes en la adquisición de diferentes conocimientos y diferentes
habilidades. A esto se suma el hecho de que la dirección de las prácticas docentes, en las
escuelas, necesita ser consecuente con las necesidades reales de los estudiantes, a fin de
posibilitar un aprendizaje cada vez más reflexivo y, sobre todo, crítico. En este contexto, esta
disertación pretende resaltar la importancia de los recursos pedagógicos existentes y contribuir
para que los docentes puedan prestar atención a prácticas didácticas que dialogen con la
perspectiva de lo “múltiple” (multialfabetización y multimodalidad) en el proceso de
enseñanza-aprendizaje de la lectura literaria. La investigación se llevó a cabo a través de um
enfoque cualitativo-interpretativo, involucrando un estudio de caso intervencionista, basado em
la participación de estudiantes voluntarios en el 1º año de la enseñanza media en una escuela
pública en el estado de Goiás.Al final de la aplicación de la investigación de campo,
respondieron los instrumentos de recolección de datos: cuestionario abierto y entrevista
estructurada. Como resultado, se evidenció que el uso de la novela gráfica “Señora” contribuyó
significativamente para la enseñanza y el aprendizaje de la lectura, centrándose en el estudio de
la literatura brasileña. Sin embargo, la oferta de este material adaptado en el aula es todavia
bastante limitada. | es |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (IL LET) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|