http://repositorio.unb.br/handle/10482/47364
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
RobertMarcosMoreiraDosSantos_DISSERT.pdf | 2,63 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Narrativa do processo formativo de um professor de língua espanhola para crianças |
Autor(es): | Santos, Robert Marcos Moreira dos |
Orientador(es): | Alves, Janaina Soares de Oliveira |
Assunto: | Professores - formação Educação de crianças Língua espanhola - estudo e ensino |
Data de publicação: | 18-Jan-2024 |
Data de defesa: | 4-Set-2023 |
Referência: | SANTOS, Robert Marcos Moreira dos. Narrativa do processo formativo de um professor de língua espanhola para crianças. 2023. 176 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Este estudo buscou investigar, por meio de narrativas autobiográficas denominadas “Diário de Bordo”, o processo formativo de um professor de língua espanhola para crianças. Em 2017, ainda em formação na licenciatura de Letras-Espanhol e suas respectivas Literaturas fui convidado a participar das ações e intervenções com o Grupo de Pesquisa Letras mirando- horizontes atuando na escola de educação alternativa Projeto Infanto Juvenil- (PIJ), localizado no campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília (UnB). Como embasamento teórico, foram utilizados os estudos de Rinaldi (2006, 2011), sobre o ensino de Espanhol como Língua Estrangeira para Crianças (ELEC) para compreensão da área de pesquisa; A contribuição de Vygotsky (2001) destina-se a compreensão sociointeracionista e a da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) os quais contribuíram para a realização das aulas e posteriormente na confecção dos relatórios. A metodologia tem sua natureza básica segundo Prodanov e Freitas (2013) com a tipologia narrativa sob a luz de Connelly e Clandinin (2000, 2011), com procedimentos autobiográficos guiados por Gaspar, Pereira e Passeggi (2012). Os dados partem da coleta de vinte relatórios próprios e as anotações produzidas pela orientadora no percurso de 6 (seis) anos em que acompanhou minha formação docente. A análise dos dados parte então das concepções de Diniz-Pereira e Cañete (2019) e Porlán e Martín, (2004) quanto a reflexão das escritas autobiográficas, Campbell (2008) quanto a trajetória e o comportamento social, Zabalza (1994) sobre como a escrita pode contribuir para a própria experiência profissional. A partir dos diários, emergem então aspectos que conduzem a pesquisa quanto ao caráter formativo docente. Por isso, os pontos adotados no tratamento dos dados são a compreensão das características pessoais deste professor, as competências linguísticas e didáticas e a aplicação e domínio de aspectos didático pedagógicos. |
Abstract: | This study sought to investigate, through autobiographical narratives called “Diary of Board”, the formative process of a teacher of Spanish language for children. In 2017, still in training in the degree of Languages-Spanish and their respective Literatures, I was invited to participate in actions and interventions with the Research Group Letras mirando-horizontes working at the alternative education school Projeto Infanto Juvenil- (PIJ), located on the campus Darcy Ribeiro from the University of Brasilia (UnB). As a theoretical basis, studies by Rinaldi (2006, 2011) on the teaching of Spanish as a Foreign Language for Children (ELEC) were used to understand the research area; Vygotsky's (2001) contribution is aimed at sociointeractionist understanding and that of the Zone of Proximal Development (ZPD), which contributed to the realization of classes and subsequently to the preparation of reports. The methodology has its basic nature according to Prodanov and Freitas (2013) with the narrative typology in the light of Connelly and Clandinin (2000, 2011), with autobiographical procedures guided by Gaspar, Pereira and Passeggi (2012). The data start from the collection of twenty own reports and the notes produced by the advisor in the course of 6 (six) years in which she accompanied my teaching training. Data analysis then departs from the conceptions of Diniz-Pereira and Cañete (2019) and Porlán and Martín, (2004) regarding the reflection of autobiographical writings, Campbell (2008) regarding trajectory and social behavior, Zabalza (1994) on how writing can contribute to one's own professional experience. From the diaries, then emerge aspects that lead the research regarding the teacher's formative character. Therefore, the points adopted in the treatment of data are the understanding of the personal characteristics of this teacher, the linguistic and didactic skills and the application and mastery of didactic and pedagogical aspects. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Letras (IL) Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (IL LET) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2023. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.