Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47345
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_DinamicaGeograficaSetor.pdf1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ARTIGO_GeographicDynamicsSupermarket.pdf3,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A dinâmica geográfica do setor supermercadista em Brasília (DF)
Outros títulos: Geographic dynamics of the supermarket sector in Brasília (DF)
Autor(es): Bezerra, Juscelino Eudâmidas
Agner, Marcelo Ramalho
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2187-2890
https://orcid.org/0000-0002-2621-1709
Afiliação do autor: Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
Assunto: Comércio varejista - alimentos - Distrito Federal (Brasil)
Estratégias territoriais
Data de publicação: 23-Set-2021
Editora: Editora da Universidade Federal de Uberlândia - EDUFU
Referência: BEZERRA, Juscelino Eudâmidas; AGNER, Marcelo Ramalho. A dinâmica geográfica do setor supermercadista em Brasília (DF). Sociedade & Natureza, Uberlândia, v. 33, e59769, 2021. DOI: https://doi.org/10.14393/SN-v33-2021-59769. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/59769/32552. Acesso em: 18 jan. 2024. _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
BEZERRA, Juscelino Eudâmidas; AGNER, Marcelo Ramalho. Geographic dynamics of the supermarket sector in Brasília (DF)). Sociedade & Natureza, Uberlândia, v. 33, e59769, 2021. DOI: https://doi.org/10.14393/SN-v33-2021-59769. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/59769/32554. Acesso em: 18 jan. 2024.
Resumo: A comercialização de alimentos nas cidades é cada vez mais influenciada pela presença das redes de supermercado, que são estabelecimentos de varejo de autosserviço com predominância de produtos alimentícios. O modelo de comercialização ágil, eficiente e de baixo custo foi o que mais se fortaleceu no contexto da urbanização da sociedade. No Brasil há uma demanda por estudos que possam contextualizar o panorama nacional da atuação do capital varejista nos demais centros urbanos localizados fora da região sudeste do país. O presente artigo tem como objetivo analisar a dinâmica geográfica do setor supermercadista em Brasília – DF por meio da compreensão da multiescalaridade da atuação das redes no território conforme sua origem de capital, as estratégias de localização e seus perfis de estabelecimento. A metodologia consistiu na produção e na sistematização de informações sobre o setor supermercadista por meio da evolução quantitativa e qualitativa dos estabelecimentos vinculados à Associação de Supermercados de Brasília (ASBRA). Conforme os resultados verificados na pesquisa, foi possível encontrar em Brasília as principais redes varejistas do mundo, o que demonstra a importância da capital federal como espaço de consumo na economia globalizada. A seletividade do uso do território pelas diferentes redes possibilitou a adoção de estratégias diferenciadas a depender do padrão de renda de cada região administrativa. A pesquisa contribuiu para evidenciar a heterogeneidade do setor e a conformação de estratégias comerciais adaptadas à realidade geográfica marcada por uma desigualdade socioespacial estrutural.
Abstract: The commercialization of food in cities is increasingly influenced by the presence of supermarket chains, which are self-service retail establishments with a predominance of food products. The agile, efficient, and low-cost marketing model was the one that was most strengthened in the context of the urbanization of society. In Brazil, there are few studies that seek to contextualize the performance of retail capital in other urban centers located outside the southeastern region of the country. This article aims to analyze the geographic dynamics of the supermarket sector in Brasília – DF through the understanding of the multi-scale performance of chains in the territory according to their capital origin, location strategies, and establishment profiles. The methodology consisted inof the production and systematization of information about the supermarket sector through the quantitative and qualitative evolution of establishments linked to the Associação de Supermercados de Brasília (ASBRA). As a result of this research, one can to locate the world’s main retail chains in Brasilia, which demonstrates the importance of the country’s capital as a consumption space in the globalized economy. The selective use of the territory by the different retail chains enabled the adoption of differentiated actions, dependent on the income pattern of each administrative region of the city. The research contributed to evidence the heterogeneity of the sector and the conformation of commercial strategies adapted to the geographic reality marked by structural socio-spatial inequality.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de Geografia (ICH GEA)
Licença: (CC BY) Este é um artigo de acesso aberto distribuído nos termos da Licença de Atribuição Creative Commons, que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.
DOI: https://doi.org/10.14393/SN-v33-2021-59769
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.