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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBezerra, Juscelino Eudâmidas-
dc.contributor.authorAgner, Marcelo Ramalho-
dc.date.accessioned2024-01-18T11:52:20Z-
dc.date.available2024-01-18T11:52:20Z-
dc.date.issued2021-09-23-
dc.identifier.citationBEZERRA, Juscelino Eudâmidas; AGNER, Marcelo Ramalho. A dinâmica geográfica do setor supermercadista em Brasília (DF). Sociedade & Natureza, Uberlândia, v. 33, e59769, 2021. DOI: https://doi.org/10.14393/SN-v33-2021-59769. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/59769/32552. Acesso em: 18 jan. 2024. _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________pt_BR
dc.identifier.citationBEZERRA, Juscelino Eudâmidas; AGNER, Marcelo Ramalho. Geographic dynamics of the supermarket sector in Brasília (DF)). Sociedade & Natureza, Uberlândia, v. 33, e59769, 2021. DOI: https://doi.org/10.14393/SN-v33-2021-59769. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/59769/32554. Acesso em: 18 jan. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47345-
dc.description.abstractA comercialização de alimentos nas cidades é cada vez mais influenciada pela presença das redes de supermercado, que são estabelecimentos de varejo de autosserviço com predominância de produtos alimentícios. O modelo de comercialização ágil, eficiente e de baixo custo foi o que mais se fortaleceu no contexto da urbanização da sociedade. No Brasil há uma demanda por estudos que possam contextualizar o panorama nacional da atuação do capital varejista nos demais centros urbanos localizados fora da região sudeste do país. O presente artigo tem como objetivo analisar a dinâmica geográfica do setor supermercadista em Brasília – DF por meio da compreensão da multiescalaridade da atuação das redes no território conforme sua origem de capital, as estratégias de localização e seus perfis de estabelecimento. A metodologia consistiu na produção e na sistematização de informações sobre o setor supermercadista por meio da evolução quantitativa e qualitativa dos estabelecimentos vinculados à Associação de Supermercados de Brasília (ASBRA). Conforme os resultados verificados na pesquisa, foi possível encontrar em Brasília as principais redes varejistas do mundo, o que demonstra a importância da capital federal como espaço de consumo na economia globalizada. A seletividade do uso do território pelas diferentes redes possibilitou a adoção de estratégias diferenciadas a depender do padrão de renda de cada região administrativa. A pesquisa contribuiu para evidenciar a heterogeneidade do setor e a conformação de estratégias comerciais adaptadas à realidade geográfica marcada por uma desigualdade socioespacial estrutural.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherEditora da Universidade Federal de Uberlândia - EDUFUpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA dinâmica geográfica do setor supermercadista em Brasília (DF)pt_BR
dc.title.alternativeGeographic dynamics of the supermarket sector in Brasília (DF)pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordComércio varejista - alimentos - Distrito Federal (Brasil)pt_BR
dc.subject.keywordEstratégias territoriaispt_BR
dc.rights.license(CC BY) Este é um artigo de acesso aberto distribuído nos termos da Licença de Atribuição Creative Commons, que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/SN-v33-2021-59769pt_BR
dc.description.abstract1The commercialization of food in cities is increasingly influenced by the presence of supermarket chains, which are self-service retail establishments with a predominance of food products. The agile, efficient, and low-cost marketing model was the one that was most strengthened in the context of the urbanization of society. In Brazil, there are few studies that seek to contextualize the performance of retail capital in other urban centers located outside the southeastern region of the country. This article aims to analyze the geographic dynamics of the supermarket sector in Brasília – DF through the understanding of the multi-scale performance of chains in the territory according to their capital origin, location strategies, and establishment profiles. The methodology consisted inof the production and systematization of information about the supermarket sector through the quantitative and qualitative evolution of establishments linked to the Associação de Supermercados de Brasília (ASBRA). As a result of this research, one can to locate the world’s main retail chains in Brasilia, which demonstrates the importance of the country’s capital as a consumption space in the globalized economy. The selective use of the territory by the different retail chains enabled the adoption of differentiated actions, dependent on the income pattern of each administrative region of the city. The research contributed to evidence the heterogeneity of the sector and the conformation of commercial strategies adapted to the geographic reality marked by structural socio-spatial inequality.pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2187-2890pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2621-1709pt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Humanas (ICH)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Geografia (ICH GEA)pt_BR
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