Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Felix, Loussia Penha Musse | pt_BR |
dc.contributor.author | Chaves, Jefferson Ricardo Ferreira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-16T21:15:24Z | - |
dc.date.available | 2024-01-16T21:15:24Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-16 | - |
dc.date.submitted | 2023-08-31 | - |
dc.identifier.citation | CHAVES, Jefferson Ricardo Ferreira. "A cidadania começa com o alfabeto": o direito à alfabetização na Assembleia Nacional Constituinte 1987-1988. 2023. 153f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47295 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, Programa de Pós-Graduação em Direito, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A partir da concepção de que a Constituição Federal de 1988 avançou ao
promover a educação como um direito social, resguardado por um conjunto de garantias, e que
o direito à alfabetização tem guarida constitucional, por conta do processo legislativo que
culminou na promulgação do art. 214, do corpo principal, e do art. 60, do Ato das Disposições
Constitucionais Transitórias, o objetivo desta dissertação foi compreender o contexto de
elaboração da Constituição Cidadã na Assembleia Nacional Constituinte (ANC), ocorrida entre
1º de fevereiro de 1987 e 5 de outubro de 1988, incluídos atores relevantes e argumentações
que repercutiram para a construção desses dois artigos constitucionais. Para tanto, elaboramos
revisão bibliográfica dos elementos que suportam o direito à educação e à alfabetização, na
ordem jurídica interna e externa. Em seguida, sob o ponto de vista da construção textual,
norteamo-nos pelo processo legislativo-constitucional da última ANC, composto por etapas,
inicialmente menos e posteriormente mais abrangentes, e nos embasamos em pesquisa
documental materializada pela compilação das notas taquigráficas, responsáveis pela
transcrição das manifestações dos Deputados e Senadores e de especialistas nos diversos
colegiados da Assembleia. Reconhecendo o trabalho de vários Constituintes, considerando a
relevância da participação popular e dos especialistas convidados para expor nas audiências
públicas, como resultado, destacamos o trabalho de quatro Deputados para a consolidação dos
dois artigos constitucionais referidos: Florestan Fernandes, Hermes Zaneti, Octávio Elísio e
Osvaldo Coelho. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | "A cidadania começa com o alfabeto" : o direito à alfabetização na Assembleia Nacional Constituinte 1987-1988 | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Direito à educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Assembléia Nacional Constituinte de 1987/1988 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brasil. Constituição (1988) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Based on the notion that the Federal Constitution of 1988 made progress by
promoting education as a social right, safeguarded by a set of guarantees, and that the right to
literacy is constitutionally protected, due to the legislative process that led to the promulgation
of Article 214 in the main body and Article 60 of the Transitional Constitutional Provisions
Act, the aim of this dissertation was to comprehend the context of the drafting of the "Citizen
Constitution" in the National Constituent Assembly (ANC, using the Portuguese acronym),
which took place between February 1, 1987, and October 5, 1988, encompassing key actors and
arguments that influenced the construction of these two constitutional articles. To achieve this,
we conducted a bibliographical review of the elements underpinning the right to education and
literacy within both domestic and international legal frameworks. Subsequently, from a textual
construction perspective, we oriented ourselves through the legislative-constitutional process
of the last ANC, consisting of initially narrower and subsequently broader stages. We grounded
our study in documentary research materialized by compiling stenographic notes, responsible
for transcribing the statements of Deputies and Senators, as well as experts in various Assembly
committees. Recognizing the contributions of several Constituent members and acknowledging
the significance of popular participation and contributions from experts invited to speak in
public hearings, our findings highlight the efforts of four Deputies in consolidating the
mentioned constitutional articles: Florestan Fernandes, Hermes Zaneti, Octávio Elísio, and
Osvaldo Coelho. | en |
dc.description.unidade | Faculdade de Direito (FD) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Direito | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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