Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Calmon, Paulo Carlos Du Pin | pt_BR |
dc.contributor.author | Rodrigues, Júlia Alves Marinho | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-15T18:59:29Z | - |
dc.date.available | 2024-01-15T18:59:29Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-15 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-17 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Júlia Alves Marinho. Legislativo e dilemas intertemporais em políticas públicas: o caso do teto de gastos. 2023. 293 f., il. Tese (Doutorado em Ciência Política) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47263 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Os dilemas intertemporais, isto é, os problemas que demandam soluções integradas e,
muitas vezes, de longo prazo, são característicos das sociedades modernas. No entanto,
em sociedade democráticas, as eleições exigem respostas no curto prazo. A tese busca,
então, investigar em quais condições o parlamento é capaz de aprovar medidas do tipo
policy investments¸ ou seja, medidas nas quais há a imposição de custos no curto prazo
na expectativa de benefícios no longo prazo. Para tanto, realizou-se um estudo de caso
da tramitação, na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, da Emenda
Constitucional nº95, de 2016, que instituiu o Novo Regime Fiscal, e foram verificadas
as condições que possibilitaram a sua aprovação. Partindo do modelo analítico
desenvolvido a partir de Jacobs (2011), examinaram-se as condições que permitiram a
superação dos vieses informacionais para o curto prazo: a incerteza política de longo
prazo e a atuação dos grupos de interesses organizados. Dentre os principais achados da
pesquisa tem-se o cenário institucional favorável, combinando uma responsabilização
difusa pelas perdas, o baixo risco para a sobrevivência eleitoral em consequência de se
apoiar a PEC do Teto de Gastos, na medida em que se tratava de um tema complexo,
com baixa compreensão por parte da sociedade, e o forte apoio do Presidente da
República e dos líderes parlamentares; uma estrutura da política pública que foi capaz
de adiar os custos no curto prazo e, ao mesmo tempo, antecipar alguns benefícios do
longo prazo; e uma distribuição de custos difusa que dificultou a mobilização dos
principais afetados e, dessa forma, a atuação dos grupos de interesses se voltou à busca
da proteção setorial. Também apontaram-se os seguintes elementos que podem
contribuir para o aperfeiçoamento do modelo: considerar as regras internas dos
parlamentos que podem facilitar a aprovação de policy investments; necessidade de se
considerar, no caso brasileiro, a dimensão do médio prazo quando se discute a matriz
intertemporal de custo-benefício da política pública; o processo de aprendizagem
política que pode levar a estruturas de programas mais factíveis; e o compartilhamento
de um diagnóstico comum entre a burocracia estatal, facilitando o processo de
convencimento dos decisores. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Legislativo e dilemas intertemporais em políticas públicas : o caso do teto de gastos | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Poder Legislativo - Brasil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Novo Regime Fiscal | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas - Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The intertemporal dilemmas, i.e., problems that demand integrated and often long-term
solutions are characteristic of modern societies. However, in democratic societies,
elections require short-term responses. The thesis seeks to investigate under what
conditions Parliament is able to approve policy investments¸ i.e., measures in which
short-term costs are imposed in the expectation of long-term benefits. For that, a case
study was carried out on the procedure, in the Chamber of Deputies and in the Federal
Senate, of the Constitutional Amendment nº95, of 2016, which established the New
Fiscal Regime and the conditions that allowed its approval were verified. Starting from
the analytical model, the conditions that allowed the overcoming of short-term
informational biases, long-term political uncertainty and the performance of organized
interest groups were examined. Among the main findings of the research, there is the
favorable institutional scenario, combining a diffuse responsibility for losses, the low
risk for electoral survival as a result of supporting the PEC, insofar as it was a complex
topic, with low understanding on the part of society, and strong support from the
President of the Republic and parliamentary leaders; a public policy framework that was
able to defer short-term costs while anticipating some long-term benefits; and a diffuse
distribution of costs that made it difficult to mobilize those most affected and, therefore,
the action of interest groups turned to the search for sectoral protection. At the same
time, the following elements were pointed out that can contribute to the improvement of
the model: consider the internal rules of Parliaments that can facilitate the approval of
policy investments; the need to consider, in principle, in middle-income countries the
dimension of the medium term when discussing the intertemporal cost-benefit matrix of
public policy; the policy learning process that can lead to more workable program
structures; and, the sharing of a common diagnosis among the state bureaucracy,
facilitating the process of convincing decision-makers. | en |
dc.description.unidade | Instituto de Ciência Política (IPOL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciência Política | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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