http://repositorio.unb.br/handle/10482/47206
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LIVRO_SignificacoesTextoColetivo.pdf | 141,8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | As significações do texto coletivo no processo alfabetizador de jovens e adultos do Cedep/Paranoá e Itapoã – UnB |
Autor(es): | Reis, Renato Hilário dos (org.) Vieira, Maria Clarisse (org.) Rios, Guilherme Veiga (org.) |
ORCID: | https://orcid.org/0000-0002-5046-2057 https://orcid.org/0000-0001-5924-0488 https://orcid.org/0000-0001-7944-8243 |
Afiliação do autor: | Universidade de Brasília Universidade de Brasília Universidade de Brasília |
Assunto: | Educação de jovens e adultos Idosos - educação Trabalhadores - educação |
Data de publicação: | 2020 |
Editora: | Editora Universidade de Brasília |
Referência: | REIS, Renato Hilário dos; VIEIRA, Maria Clarisse; RIOS, Guilherme Veiga (org.). As significações do texto coletivo no processo alfabetizador de jovens e adultos do Cedep/Paranoá e Itapoã – UnB. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2020. 147 p. DOI: https://doi.org/10.26512/9786558460220. Disponível em: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/76. Acesso em: 11 jan. 2024. |
Resumo: | Este livro visa contribuir para uma práxis de alfabetização de jovens e adultos desde uma perspectiva histórico-cultural marxista, adotada pelo Grupo de ensino, pesquisa e extensão em educação popular e estudos filosóficos histórico culturais (Genpex), desde seu projeto original em fins da década de 1980, no Paranoá e Itapoã. Seu foco é sobre a formação, que se prefere nomear constituição, de alfabetizadoras/es e formadoras/es de alfabetizadoras/es, na atividade pedagógica de elaboração de texto coletivo em sala de aula, como parte de um processo alfabetizador mais amplo, que se dá nas etapas de planejamento coletivo, execução do planejamento e avaliação do trabalho executado. O objetivo deste trabalho é iluminar o processo de elaboração de texto coletivo com base nas significações que alfabetizandas, alfabetizadoras, estudantes e professoras/es universitários/as constroem sobre a atividade ao nela se engajar durante um determinado tempo. Para isso, foram realizadas entrevistas com essas/es atoras/es e procedidas análises coletivas em várias rodadas de leitura e interlocução sobre os textos transcritos. Como principais achados tem-se que o texto coletivo se constitui nas relações sociais de contradição (avanços e recuos, acordos e desacordos) nos vários ambientes educativos numa perspectiva dialógica-dialética-transformadora. Sua elaboração é, ao mesmo tempo, produto e procedimento metodológico. Possibilita o dessilenciamento das alfabetizandas, alfabetizadoras, dirigentes do movimento popular, professoras, estudantes e demais atoras/es. Assim, a ampliação da compreensão sobre o texto coletivo revela as várias fases do seu movimento de constituição e de seus desdobramentos no processo alfabetizador. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC) |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Licença: | (CC BY NC SA) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. |
DOI: | https://doi.org/10.26512/9786558460220 |
Aparece nas coleções: | Livros e afins |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.