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Título: Agronegócios : perspectivas
Autor(es): Guarnieri, Patricia (org.)
Guimarães, Magali Costa (org.)
Thomé, Karim Marini (org.)
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5298-5348
https://orcid.org/0000-0003-2701-5643
Afiliação do autor: Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
Assunto: Agroindústria
Agricultura familiar
Sistemas agroindustriais
Cadeia agroalimentar
Data de publicação: 2020
Editora: Editora Universidade de Brasília
Referência: GUARNIERI, Patricia; GUIMARÃES, Magali Costa; THOMÉ, Karim Marini (org.). Agronegócios: perspectivas. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2020. 397 p. DOI: https://doi.org/10.26512/9786558460268. Disponível em: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/75. Acesso em: 09 jan. 2024.
Resumo: Apresentamos, nesta obra, uma conjugação de saberes advindos de pesquisadores com formações básicas diversas que integram o Propaga/UnB - Programa de Pós-graduação em Agronegócios da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília. Essa diversidade de saberes é expressa no título que escolhemos para a presente obra: “Agronegócios: Perspectivas”. No capítulo 1, os autores analisam as representações sociais sobre o conceito de Agronegócios. O capítulo 2 usa a Análise Histórico Comparativa de Casos, para estruturar uma metodologia de estudo do Agronegócio. No capítulo 3, os autores trazem para o campo do Agronegócio discussões relativas às competências gerenciais. No capítulo 4, os autores apresentam a agricultura orgânica e analisam os impactos das tecnologias sustentáveis e das inovações desenvolvidas nesse tipo de produção. No capítulo 5, os autores apresentam múltiplas formas de interpretar e discutir mercados e chamam atenção para a teoria dos mercados como práticas de análise no agronegócio. No capítulo 6, a autora detalha o modelo qualitativo e quantitativo de Análise de Risco, ressaltando sua importância para a tomada de decisões relativas à segurança alimentar do consumidor. O capítulo 7, apresenta um estudo sobre a percepção dos consumidores de hortaliças orgânicas sobre a qualidade do produto na cadeia produtiva do Distrito Federal. No capítulo 8, o autor caracteriza a aderência de parte da comercialização de cafés aos princípios orientadores do atual movimento slow food. No capítulo 9, as autoras discutem o déficit no setor de armazenagem e o conceito de condomínios de armazéns rurais. No capítulo 10, as autoras utilizam a metodologia de investigação de redes sociais para compreender influência das redes sociais de três projetos de assentamento. No capítulo 11, as autoras avaliaram a existência de plantas alimentícias não convencionais no comércio do Distrito Federal-DF. Por fim, No último capítulo são analisadas questões relativas à inovação no âmbito das organizações que integram diferentes elos produtivos do Agronegócio.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Administração (FACE ADM)
Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV)
Editora Universidade de Brasília (EDU)
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Agronegócios
Programa de Pós-Graduação em Administração
Licença: (CC BY NC SA) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
DOI: https://doi.org/10.26512/9786558460268
Publicação associada: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47173
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