http://repositorio.unb.br/handle/10482/47140
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
RosePaulaFernandinoDaSilva_DISSERT.pdf | 1,37 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Ambientes pessoais de aprendizagem : uma revisão sistemática da literatura e recomendações para uma formação profissional |
Authors: | Silva, Rose Paula Fernandino da |
Orientador(es):: | Amiel, Tel |
Assunto:: | Capacitação profissional Educação aberta Aprendizagem |
Issue Date: | 28-Dec-2023 |
Data de defesa:: | 19-Jul-2023 |
Citation: | SILVA, Rose Paula Fernandino da. Ambientes pessoais de aprendizagem: uma revisão sistemática da literatura e recomendações para uma formação profissional. 2023. 82 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Abstract: | O campo do desenvolvimento humano, com suas relações e processos de formação e identidade profissionais, abrange a interação entre trajetórias individuais, relações sociais e de trabalho e mais atualmente novos moldes e novas modalidades de comunicação que envolvem recursos e ferramentas digitais. O conceito de ambiente pessoal de aprendizagem (APA) ou PLE (personal learning environment) torna-se relevante no contexto da educação contemporânea e seus processos de formação e capacitação. O objetivo do presente trabalho é definir o conceito de ambiente pessoal de aprendizagem na literatura científica atual, mais precisamente em trabalhos acadêmicos publicados nos últimos cinco anos (2017-2022), através de uma revisão sistemática da literatura (RSL). A abordagem metodológica é caracterizada como qualitativa, analítico-descritiva e buscou identificar e classificar como o conceito de ambiente pessoal de aprendizagem é definido na literatura acadêmica nesse período; identificar como os trabalhos acadêmicos abordam a relação de ambientes pessoais de aprendizagem e o conceito contemporâneo de educação aberta; e identificar trabalhos que tratam de ambiente pessoal de aprendizagem a partir de uma perspectiva da subjetividade na aprendizagem. Um total de 24 artigos foram incorporados na análise. Os resultados mostram que o conceito de APA pode ser abordado com base em dois grandes eixos temáticos – pedagógico e tecnológico; e construído a partir de três elementos principais – ferramentas tecnológicas, fontes de informação e conexões com outras pessoas em rede. Defendemos, assim, um conceito de APA que articula esses três elementos, a partir de uma educação aberta e aspectos de uma ecologia da aprendizagem – no âmbito de uma perspectiva do desenvolvimento humano. O trabalho finaliza com um modelo de produto técnico baseado no conceito e na caracterização de APA como uma proposta de aplicabilidade à Procap – Coordenadoria de Capacitação do servidor federal dentro da Universidade de Brasília – na formação de profissionais associados ao ensino superior, dentro de um ambiente virtual de aprendizagem – o Moodle. |
Abstract: | The field of human development, with its relationships and processes of professional formation and identify, encompasses the interaction between individual trajectories, social and work, relationships and, more recently, new molds and modalities of communication that involve digital resources and tools. The concept of personal learning environment (PLE) becomes relevant in the context of contemporary education and its professional development and qualification processes. The objective of the pretense work was to define the concept of personal learning environment in the current scientific literature, more precisely in academic works published in the last five years (2017-1022), through a systematic literature review (SLR). The methodological approach is characterized as qualitative, analytical-descriptive and sought to identify and classify how the concept of personal learning environment is defined in current academic. literature; identify how academic works address the relationship between personal learning environments and a contemporary concept of open education; and identify works that deal with personal learning environments from a perspective of subjectivity in learning. A total of 24 articles were incorporated into the analysis. The results show that the concept of PLE can be approached based on two major thematic axes – pedagogical and technological; and built form three main elements – technological tools, information sources and connections with other networked persons. Thus, we defend a concept of PLE that articulates these three elements, based on open education and aspects of an ecology of learning – within the scope of a human development perspective. The work concludes with a technical product model based on the concept and characterization of PLE as a proposal for use at Procap - coordination for training of federal staff within the University of Brasilia - in the professional development of staff associated with higher education, within a virtual learning environment – Moodle. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Description: | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.