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PriscilaLucianeSantosLima_DISSERT.pdf3,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorNicolini, Eduardo Olívio Ravagnipt_BR
dc.contributor.authorLima, Priscila Luciane Santospt_BR
dc.date.accessioned2023-12-28T18:25:38Z-
dc.date.available2023-12-28T18:25:38Z-
dc.date.issued2023-12-28-
dc.date.submitted2023-06-01-
dc.identifier.citationLIMA, Priscila Luciane Santos. O corpo na educação infantil - autoconhecimento e aprendizagem. 2023. 126 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47134-
dc.descriptionDissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEsta investigação teve como objeto de estudo desvelar a presença do corpo, no espaço da Educação Infantil, por meio da interação entre autoconhecimento e domínio corporal, na prática profissional, sob a perspectiva da Sociopsicomotricidade Ramain-Thiers. Esta abordagem terapêutica oportunizou o reviver das questões emocionais que permearam o autoconhecimento e a autonomia, através da vivência psicomotora. A questão central, da investigação, procurou compreender como os profissionais de uma Creche Escola, em Manaus/AM, avaliaram a experiência corporal que a psicomotricidade lhes brindou, e de que forma essa experiência pôde auxiliar no repensar de um projeto de aprendizagem ligado a crianças pequenas. Os fundamentos teóricos foram ancorados na fenomenologia. Urie Bronfenbrenner (2002), Maurice Merleau-Ponty (2015), Maria Rita Kehl (2003) e Henri Wallon (1998) forneceram argumentos teóricos na investigação de cunho qualitativo exploratório. A construção de dados foi operacionalizada por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas. A interpretação de dados foi viabilizada mediante análise de conteúdo, segundo os conceitos de Laurence Bardin (2010). Os resultados encontrados apontam que o autoconhecimento, por meio do domínio corporal, contribuiu no planejamento de atividades, no espaço da Educação Infantil. Foi identificada, ainda, a necessidade de conhecimentos específicos sobre a psicomotricidade e a sua importância no desenvolvimento da criança pequena, nas formações acadêmicas destinadas a profissionais que atuam na Educação, como também a ampliação de investigações sobre o tema. O produto final, advindo do estudo realizado, se concretizou na elaboração de um vídeo, no intuito de poder ser veiculado em espaços ligados à Educação Infantil.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO corpo na educação infantil - autoconhecimento e aprendizagempt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação infantilpt_BR
dc.subject.keywordAutoconhecimentopt_BR
dc.subject.keywordSociopsicomotricidade Ramain-Thierspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The object of this investigation was to reveal the presence of the body, in the space of Early Childhood Education, through the interaction between self-knowledge and body control, in professional practice, from the perspective of Sociopsychomotricity Ramain-Thiers. This therapeutic approach made it possible to revive the emotional issues that permeated selfknowledge and autonomy, through the psychomotor experience. The central question of the investigation sought to understand how the professionals of a Creche Escola, in Manaus/AM, evaluated the corporal experience that psychomotricity offered them, and how this experience could help in the rethinking of a learning project linked to children small. The theoretical foundations were anchored in phenomenology. Urie Bronfenbrenner (2002), Maurice MerleauPonty (2015), Maria Rita Kehl (2003) and Henri Wallon (1998) provided theoretical arguments in the exploratory qualitative investigation. Data construction was operationalized through questionnaires and semi-structured interviews. Data interpretation was made possible through content analysis, according to the concepts of Laurence Bardin (2010). The results found indicate that self-knowledge, through body control, contributed to the planning of activities in the area of Early Childhood Education. It was also identified the need for specific knowledge about psychomotricity and its importance in the development of young children, in academic training aimed at professionals working in Education, as well as the expansion of investigations on the subject. The final product, arising from the study carried out, materialized in the elaboration of a video, in order to be broadcast in spaces related to Early Childhood Education.en
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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