Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/47132
Files in This Item:
File SizeFormat 
PatriciaPinaVieira_DISSERT.pdf20,11 MBAdobe PDFView/Open
Title: Educação emocional também é fundamental - a experiência da metodologia STAR como um treinamento de habilidades socioemocionais para adolescentes
Authors: Vieira, Patricia Pina
Orientador(es):: Jesus, Girlene Ribeiro de
Assunto:: Adolescência - aspectos psicológicos
Habilidades socioemocionais
Desenvolvimento emocional
Ferramentas educacionais
Issue Date: 28-Dec-2023
Citation: VIEIRA, Patricia Pina. Educação emocional também é fundamental - a experiência da metodologia STAR como um treinamento de habilidades socioemocionais para adolescentes. 2023. 189 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Abstract: Este trabalho tem como objetivo apresentar a metodologia STAR (Sistêmico Treinamento de Autoconhecimento Relacional) como uma opção para auxiliar educadores e profissionais de saúde no desenvolvimento de habilidades socioemocionais em adolescentes. Os adolescentes enfrentam desafios no mundo conectado atual, e o desenvolvimento dessas habilidades é essencial para superar tais desafios. O estudo utiliza o método qualitativo, por meio da abordagem do estudo de caso em uma escola pública do Distrito Federal . Foram aplicados questionários a educadores e educandos, visando compreender melhor o impacto da abordagem no aprendizado socioemocional. Além disso, foi elaborado um produto técnico, em formato de caderno de atividades, que compila algumas atividades no objetivo de auxiliar na aplicação da metodologia STAR por profissionais da educação e saúde. Pode-se concluir que o trabalho ratifica a importância de promover o desenvolvimento socioemocional dos adolescentes e destaca a metodologia STAR como uma ferramenta relevante nesse contexto.
Abstract: This work aims to present the STAR methodology (Systemic Self-awareness and Relational Training) as an option to assist educators and healthcare professionals in developing socioemotional skills in adolescents. Adolescents face challenges in the current interconnected world, and the development of these skills is essential to overcome such challenges. The study employs a qualitative method through a case study approach in a public school in the Federal District. Questionnaires were administered to educators and students, aiming to better understand the impact of the approach on socioemotional learning. Additionally, a technical product was developed in the form of an activity booklet, which compiles some activities to aid in the implementation of the STAR methodology by education and health professionals. It can be concluded that the work reinforces the importance of promoting adolescents' socioemotional development and highlights the STAR methodology as a relevant tool in this context.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Description: Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/47132/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.