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Título: Evasão discente na pós-graduação stricto sensu e a influência da pandemia de COVID-19 : um estudo na FAV/UNB
Autor(es): Guedes, Ludmilla Leite
Orientador(es): Vasconcelos, Alcyone
Assunto: Evasão universitária
Covid-19 - Brasil
Pós-graduação
Data de publicação: 27-Dez-2023
Referência: GUEDES, Ludmilla Leite. Evasão discente na pós-graduação stricto sensu e a influência da pandemia de COVID-19: um estudo na FAV/UNB. 2023. 98 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este TFCC aborda o fenômeno da evasão discente, problema recorrente em instituições de ensino em geral. Estudos indicam que a evasão de estudantes culmina em perdas sociais, acadêmicas e econômicas. No âmbito das instituições públicas de ensino, essas perdas correspondem ao dispêndio de recursos públicos sem que haja retorno à sociedade. Por ser um tema quase inexplorado no contexto da pós-graduação stricto sensu, o alvo desta investigação é a evasão de discentes dos cursos de mestrado e de doutorado da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV) da UnB, abrangendo os anos de 2017 a 2019 e o período que marca o início da decretação da pandemia de COVID-19 no Brasil, meados de março de 2020, até dezembro de 2022. Com a declaração de emergência em saúde pública causada pela pandemia do novo Coronavírus (Sars-Cov-2), popularmente conhecido como COVID-19, fez-se imprescindível a paralisação, total ou parcial, das atividades em diversos setores da sociedade, a fim de evitar a propagação da doença. O setor educacional foi diretamente impactado e precisou se adaptar de forma abrupta à nova realidade apresentada pelo distanciamento social. A Universidade de Brasília (UnB) optou pela suspensão temporária das atividades acadêmicas presenciais e adotou o ensino remoto emergencial (ERE). Diante disso, o objetivo deste estudo é analisar a evasão discente na pósgraduação stricto sensu da Universidade de Brasília, com enfoque nos cursos da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, entre 2017 e 2022 e sobre o reflexo da pandemia de COVID-19 no Brasil. Para isso, o trabalho foi estruturado em formato multipaper, composto por uma introdução, dois artigos, um produto técnico e considerações finais. O estudo utiliza de metodologia de natureza quantitativa e qualitativa para alcançar seus objetivos, através do levantamento do Estado do Conhecimento e da análise de documentos institucionais. O produto técnico sugerido foi um questionário de acompanhamento semestral a ser preenchido pelos orientadores, com informações referentes ao desenvolvimento do discente e dados sobre a predileção a evasão, caso haja. As informações obtidas poderão ser utilizadas para subsidiar a elaboração de ações buscando prevenir e mitigar os índices de evasão nos programas de pós-graduação da FAV-UnB.
Abstract: This TFCC addresses the phenomenon of student dropout, a recurring problem in educational institutions in general. Studies indicate that student dropout results in social, academic, and economic losses. Within the context of public educational institutions, these losses equate to the expenditure of public resources without a return to society. As it is a topic almost unexplored in the context of stricto sensu postgraduate education, the focus of this investigation is the dropout of students from the master's and doctoral courses of the Faculty of Agronomy and Veterinary Medicine (FAV) of UnB, covering the years 2017 to 2019 and the period marking the beginning of the declaration of the COVID19 pandemic in Brazil, from mid-March 2020 to December 2022. With the declaration of a public health emergency caused by the new Coronavirus (Sars-Cov-2), popularly known as COVID-19, it became essential to halt, either fully or partially, activities in various sectors of society to prevent the spread of the disease. The educational sector was directly impacted and had to abruptly adapt to the new reality presented by social distancing. The University of Brasília (UnB) chose to temporarily suspend face-to-face academic activities and adopted emergency remote teaching (ERE). Given this, the aim of this study is to analyze student dropout in stricto sensu postgraduate education at the University of Brasília, focusing on the courses of the Faculty of Agronomy and Veterinary Medicine, between 2017 and 2022, and reflecting on the impact of the COVID-19 pandemic in Brazil. For this, the work was structured in a multipaper format, consisting of an introduction, two articles, a technical product, and final considerations. The study employs both quantitative and qualitative methodologies to achieve its objectives, through the State of Knowledge survey and the analysis of institutional documents. The suggested technical product was a biannual follow-up questionnaire to be filled out by advisors, with information regarding the student's development and data on the predilection for dropout, if any. The information obtained can be used to support the development of actions aiming to prevent and mitigate dropout rates in the FAV-UnB postgraduate programs.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional
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Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
UnB - Covid-19

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