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Título: Impasses no aprender e ensinar Ciências Exatas : o saber e a profissão professor(a) entre o desejo e a renúncia - uma leitura pela Psicanálise - Educação
Autor(es): Santos, Silvano Messias dos
Orientador(es): Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de
Assunto: Formação de educadores
Psicanálise e educação
Ensino e aprendizagem - desafios
Ciências exatas - ensino e aprendizagem
Data de publicação: 26-Dez-2023
Referência: SANTOS, Silvano Messias dos. Impasses no aprender e ensinar Ciências Exatas: o saber e a profissão professor(a) entre o desejo e a renúncia - uma leitura pela Psicanálise - Educação. 2023. 396 f., il. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Inscrita na interface Psicanálise e Educação, a tese buscou identificar e analisar os impasses que atravessam o aprender e ensinar (nas) Ciências Exatas, área do conhecimento marcada por singulares complexidades e inquietantes problemáticas desveladas pelos expressivos índices de reprovação, repetência e evasão escolar/acadêmica, apatias e mal-estares em relação à docência e aprendizagem, tanto no contexto das instituições de ensino públicas quanto privadas, da educação básica à superior. A pesquisa empírica, de abordagem qualitativa, teve como sujeitos participantes professores e alunos-já-professores vinculados aos cursos de licenciatura em Física, Matemática e Química da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), Brasil. Na perspectiva das método(vias) de pesquisa em Psicanálise e Educação, para a construção de dados optou-se pelo dispositivo da escrita da Memória Educativa associado à entrevista semidirigida. As narrativas dos professores e alunos-jáprofessores evidenciam uma intricada multiplicidade de entraves presentes nas tentativas de aprender e ensinar: impasses visíveis e invisíveis, internos e externos aos sujeitos e às instituições de ensino, e que se desvelam na e para além da sala de aula e dos processos formais de ensino-aprendizagem de uma disciplina específica, área do conhecimento ou curso. Compreendemos que para além da dimensão manifesta (consciente), o aprender e ensinar na escola e universidade – observadas as singularidades desses universos e dos sujeitos que os habitam – estão envoltos pela presença de fenômenos vinculados ao registro do inconsciente, que, por sua vez, transcende a dimensão individual, pois a sala de aula comporta, também, o inconsciente social, construído a partir das relações entre sujeito-cultura. Destarte, questões curriculares, institucionais, epistemológicas, sociais e culturais, dentre outras, ou seja, não exclusivamente concernentes a um ou outro elemento da dupla professor(a) e aluno(a), podem emergir no percurso de aprender e de ser, tornar ou manter-se professor(a). Nesta direção, aponta a pesquisa, professores e alunos, como sujeitos desejantes, marcados pelo tempo e espaço histórico, sofrem incidências do desejo do Outro, sendo possível que muitos impasses no aprender e ensinar possam ser interpretados como produções sintomáticas ligadas a ditos e não ditos que circulam no imaginário social e educativo, especialmente no campo das Ciências Exatas, onde discursos do grande Outro não cessam de se repetir, com possíveis implicações na relação que estabelecem com o conhecimento e a profissão professor(a).
Abstract: Inscribed in the Psychoanalysis and Education interface, this thesis sought to identify and analyze the impasses that cross learning and teaching (in) Exact Sciences, an area of knowledge marked by unique complexities and disturbing problems unveiled by the expressive rates of failure, repetition and school dropout/academic, apathies and malaise in relation to teaching and learning, both in the context of public and private educational institutions, from basic to higher education. The empirical research, with a qualitative approach, had as participating subjects professors and student-already-teachers linked to undergraduate courses in Physics, Mathematics and Chemistry of the Bahia’s Western Federal University, Brazil. From the perspective of the research methodologies in Psychoanalysis and Education, for the construction of the data, the Educational Memory writing device associated with the semi-structured interview was chosen. The narratives of teachers and studentsalready-teachers show an intricate multiplicity of obstacles present in attempts to learn and teach: visible and invisible impasses, internal and external to disciplines and educational institutions, and which are revealed in the classroom and outside, her teaching-learning processes of a determinate discipline, area of knowledge or course. We understand that, beyond the manifest (conscious) dimension, learning and teaching at school and university – observing the singularities of these universes and the subjects that inhabit them – are surrounded by the presence of phenomena linked to the register of the unconscious, which, in turn, time, transcends the individual dimension, as the classroom also contains the social unconscious, built from the relations between subject-culture. Thus, curricular, institutional, epistemological, social and cultural issues, among others, that is, not exclusively concerning one or another element of the teacher and student duo, can emerge in the course of learning and being, making become or remain a teacher. In this direction, points out the research, teachers and students, as desiring subjects, marked by time and historical space, suffer incidences of the desire of the Other, being possible that many impasses in learning and teaching can be interpreted as symptomatic productions linked to said and unsaid that circulate in the social and educational imaginary, especially in the field of Exact Sciences, where discourses of the great Other are constantly repeated, with possible implications for the relationship they establish with knowledge and the teaching profession.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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