Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Silvano Messias dos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-26T20:52:01Z | - |
dc.date.available | 2023-12-26T20:52:01Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-26 | - |
dc.date.submitted | 2023-07-07 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Silvano Messias dos. Impasses no aprender e ensinar Ciências Exatas: o saber e a profissão professor(a) entre o desejo e a renúncia - uma leitura pela Psicanálise - Educação. 2023. 396 f., il. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47100 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Inscrita na interface Psicanálise e Educação, a tese buscou identificar e analisar os impasses
que atravessam o aprender e ensinar (nas) Ciências Exatas, área do conhecimento marcada
por singulares complexidades e inquietantes problemáticas desveladas pelos expressivos
índices de reprovação, repetência e evasão escolar/acadêmica, apatias e mal-estares em
relação à docência e aprendizagem, tanto no contexto das instituições de ensino públicas
quanto privadas, da educação básica à superior. A pesquisa empírica, de abordagem
qualitativa, teve como sujeitos participantes professores e alunos-já-professores vinculados
aos cursos de licenciatura em Física, Matemática e Química da Universidade Federal do Oeste
da Bahia (UFOB), Brasil. Na perspectiva das método(vias) de pesquisa em Psicanálise e
Educação, para a construção de dados optou-se pelo dispositivo da escrita da Memória
Educativa associado à entrevista semidirigida. As narrativas dos professores e alunos-jáprofessores evidenciam uma intricada multiplicidade de entraves presentes nas tentativas de aprender e ensinar: impasses visíveis e invisíveis, internos e externos aos sujeitos e às
instituições de ensino, e que se desvelam na e para além da sala de aula e dos processos
formais de ensino-aprendizagem de uma disciplina específica, área do conhecimento ou curso.
Compreendemos que para além da dimensão manifesta (consciente), o aprender e ensinar na
escola e universidade – observadas as singularidades desses universos e dos sujeitos que os
habitam – estão envoltos pela presença de fenômenos vinculados ao registro do inconsciente,
que, por sua vez, transcende a dimensão individual, pois a sala de aula comporta, também, o
inconsciente social, construído a partir das relações entre sujeito-cultura. Destarte, questões
curriculares, institucionais, epistemológicas, sociais e culturais, dentre outras, ou seja, não
exclusivamente concernentes a um ou outro elemento da dupla professor(a) e aluno(a), podem
emergir no percurso de aprender e de ser, tornar ou manter-se professor(a). Nesta direção,
aponta a pesquisa, professores e alunos, como sujeitos desejantes, marcados pelo tempo e
espaço histórico, sofrem incidências do desejo do Outro, sendo possível que muitos impasses
no aprender e ensinar possam ser interpretados como produções sintomáticas ligadas a ditos e
não ditos que circulam no imaginário social e educativo, especialmente no campo das
Ciências Exatas, onde discursos do grande Outro não cessam de se repetir, com possíveis
implicações na relação que estabelecem com o conhecimento e a profissão professor(a). | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Impasses no aprender e ensinar Ciências Exatas : o saber e a profissão professor(a) entre o desejo e a renúncia - uma leitura pela Psicanálise - Educação | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Formação de educadores | pt_BR |
dc.subject.keyword | Psicanálise e educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino e aprendizagem - desafios | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciências exatas - ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Inscribed in the Psychoanalysis and Education interface, this thesis sought to identify and
analyze the impasses that cross learning and teaching (in) Exact Sciences, an area of
knowledge marked by unique complexities and disturbing problems unveiled by the
expressive rates of failure, repetition and school dropout/academic, apathies and malaise in
relation to teaching and learning, both in the context of public and private educational
institutions, from basic to higher education. The empirical research, with a qualitative
approach, had as participating subjects professors and student-already-teachers linked to
undergraduate courses in Physics, Mathematics and Chemistry of the Bahia’s Western Federal
University, Brazil. From the perspective of the research methodologies in Psychoanalysis and
Education, for the construction of the data, the Educational Memory writing device associated
with the semi-structured interview was chosen. The narratives of teachers and studentsalready-teachers show an intricate multiplicity of obstacles present in attempts to learn and
teach: visible and invisible impasses, internal and external to disciplines and educational
institutions, and which are revealed in the classroom and outside, her teaching-learning
processes of a determinate discipline, area of knowledge or course. We understand that,
beyond the manifest (conscious) dimension, learning and teaching at school and university –
observing the singularities of these universes and the subjects that inhabit them – are
surrounded by the presence of phenomena linked to the register of the unconscious, which, in
turn, time, transcends the individual dimension, as the classroom also contains the social
unconscious, built from the relations between subject-culture. Thus, curricular, institutional,
epistemological, social and cultural issues, among others, that is, not exclusively concerning
one or another element of the teacher and student duo, can emerge in the course of learning
and being, making become or remain a teacher. In this direction, points out the research,
teachers and students, as desiring subjects, marked by time and historical space, suffer
incidences of the desire of the Other, being possible that many impasses in learning and
teaching can be interpreted as symptomatic productions linked to said and unsaid that
circulate in the social and educational imaginary, especially in the field of Exact Sciences,
where discourses of the great Other are constantly repeated, with possible implications for the
relationship they establish with knowledge and the teaching profession. | en |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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