Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47098
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
PauloAlvesDaSilva_TESE.pdf2,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A interculturalidade como eixo estruturante do currículo de escolas brasileiras em regiões de fronteira
Autor(es): Silva, Paulo Alves da
Orientador(es): Borges, Lívia Freitas Fonseca
Assunto: Interculturalidade
Currículo educacional
Políticas educacionais
Escolas de fronteira
Data de publicação: 26-Dez-2023
Referência: SILVA, Paulo Alves da. A interculturalidade como eixo estruturante do currículo de escolas brasileiras em regiões de fronteira. 2023. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Esta tese tem como tema o currículo intercultural para as regiões de fronteira. A tese apresentada refere-se à urgência de se constituir uma pedagogia intercultural para que as escolas em regiões de fronteira construam seus currículos, projetos e práticas pedagógicas, pois há uma escassez de diretrizes e orientações em nível nacional e regional, além da formação inicial dos docentes geralmente não contemplar a interculturalidade em suas teorias e práticas. O problema de pesquisa investigado foi: que premissas contribuem para que a interculturalidade seja assumida como eixo estruturante do currículo (BORGES, 2014) e das práticas pedagógicas de escolas em região de fronteira? O objetivo geral é mapear premissas para que uma escola localizada em região de fronteira, no Brasil, possa assumir a interculturalidade, na perspectiva crítica, como norteadora de sua organização curricular, se desdobrando nos seguintes objetivos específicos: compreender a interculturalidade como organizadora de currículos e de práticas pedagógicas de uma escola de fronteira; pesquisar, em diretrizes e documentos oficiais existentes no Brasil em nível nacional e no Mercosul em nível regional, a existência de pressupostos de um currículo intercultural para as regiões de fronteira; estudar modelos que indiquem o processo de implementação de currículos interculturais para as regiões de fronteira; e mapear possíveis impactos da implementação de um currículo intercultural nas escolas de fronteira. O referencial teórico que sustenta esta pesquisa está estruturado com base em BORGES (2008; 2014; 2015; 2018), SAVIANI (1996; 2013), CANDAU (2012; 2014), SACRISTAN (2017), QUIJANO (2005); WALSH (2002; 2009; 2013), entre outros autores relevantes para a temática proposta. O percurso metodológico está estruturado nas seguintes etapas: estado do conhecimento, estudo do referencial teórico, análise de referenciais curriculares em nível federal, estadual e municipal, análise de dissertações e teses de professoras e professores que pesquisaram a realidade de Ponta Porã/MS, e entrevista em profundidade com gestoras do município de Ponta Porã, Estado de Mato Grosso do Sul. Os dados foram interpretados por meio da análise de conteúdo, a partir da técnica de triangulação (TRIVIÑOS, 1987) e mapeamento de premissas para o currículo intercultural das escolas de região de fronteira. Os resultados alcançados evidenciaram que os referenciais curriculares elaborados nos níveis estadual e municipal apresentam elementos de interculturalidade ao longo dos componentes curriculares, explicitamente e implicitamente. As dissertações e teses de professoras e professores que pesquisaram o contexto de Ponta Porã e as entrevistas em profundidade permitiram uma análise da realidade vivenciada no cotidiano das escolas, do mesmo modo permitindo o mapeamento de perspectivas que contribuem para o desenho das premissas que esta tese se propôs a organizar. Assim, a triangulação dos dados obtidos resultou no mapeamento de vinte e sete (27) premissas para inspirar a discussão e a elaboração de referenciais e propostas curriculares que assumam a interculturalidade como eixo estruturante nas escolas brasileiras em regiões de fronteira, tais como: articulação com políticas públicas, formação inicial e continuada de educadores, criação de um currículo próprio, integração de diferentes áreas de conhecimento, foco no estudante como centro do processo educativo, valorização das línguas e da diversidade linguística, consciência histórica sobre o patrimônio cultural local, interação com outras regiões e países, estímulo à pesquisa, participação da comunidade, dentre outras.
Abstract: This thesis has as its theme the intercultural curriculum for border regions. The thesis presented refers to the urgency of constituting an intercultural pedagogy so that schools in border regions build their curricula, projects and pedagogical practices, since there is a shortage of guidelines and guidelines at the national and regional level, in addition to the initial training of students. professors generally do not contemplate interculturality in their theories and practices. The research problem investigated was: what assumptions contribute for interculturality to be assumed as a structuring axis of the curriculum (BORGES, 2014) and of the pedagogical practices of schools in border regions? The general objective is to map premises so that a school located in a border region, in Brazil, can assume interculturality, from a critical perspective, as a guide for its curricular organization, unfolding in the following specific objectives: understanding interculturality as an organizer of curricula and of pedagogical practices of a border school; research, in official guidelines and documents existing in Brazil at the national level and in Mercosur at the regional level, the existence of assumptions of an intercultural curriculum for border regions; study models that indicate the process of implementing intercultural curricula for border regions; and mapping possible impacts of implementing an intercultural curriculum in border schools. The theoretical framework that supports this research is structured based on BORGES (2008; 2014; 2015; 2018), SAVIANI (1996; 2013), CANDAU (2012; 2014), SACRISTAN (2017), QUIJANO (2005); WALSH (2002; 2009; 2013), among other authors relevant to the proposed theme. The methodological course is structured in the following steps: state of knowledge, study of the theoretical framework, analysis of curricular frameworks at federal, state and municipal level, analysis of dissertations and theses by professors who researched the reality of Ponta Porã/MS, and in-depth interview with managers in the municipality of Ponta Porã, State of Mato Grosso do Sul. Data were interpreted through content analysis, based on the triangulation technique (TRIVIÑOS, 1987) and mapping of assumptions for the intercultural curriculum of schools in the border region. The results achieved showed that the curricular references elaborated at the state and municipal levels present elements of interculturality along the curricular components, explicitly and implicitly. The dissertations and theses of teachers who researched the context of Ponta Porã and the in-depth interviews allowed an analysis of the reality experienced in the daily life of schools, in the same way allowing the mapping of perspectives that contribute to the design of the premises that this thesis is based on. proposed to organize. Thus, the triangulation of the data obtained resulted in the mapping of twenty-seven (27) assumptions to inspire the discussion and the elaboration of references and curricular proposals that assume interculturality as a structuring axis in Brazilian schools in border regions, such as: articulation with public policies, initial and continuing training of educators, creation of its own curriculum, integration of different areas of knowledge, focus on the student as the center of the educational process, appreciation of languages and linguistic diversity, historical awareness of heritage local culture, interaction with other regions and countries, stimulation of research, community participation, among others.
Resumen: Esta tesis tiene como tema el currículo intercultural para las regiones fronterizas. La tesis presentada se refiere a la urgencia de constituir una pedagogía intercultural para que las escuelas de las regiones fronterizas construyan sus currículos, proyectos y prácticas pedagógicas, ya que existe escasez de lineamientos y directrices a nivel nacional y regional, además de la formación inicial de los estudiantes, los profesores en general no contemplan la interculturalidad en sus teorías y prácticas. El problema de investigación indagado fue: ¿qué supuestos contribuyen para que la interculturalidad sea asumida como eje estructurante del currículo (BORGES, 2014) y de las prácticas pedagógicas de las escuelas de las regiones fronterizas? El objetivo general es mapear premisas para que una escuela ubicada en una región fronteriza, en Brasil, pueda asumir la interculturalidad, desde una perspectiva crítica, como guía para su organización curricular, desarrollándose en los siguientes objetivos específicos: comprender la interculturalidad como organizadora de planes de estudio y de prácticas pedagógicas de una escuela de frontera; investigar, en directrices y documentos oficiales existentes en Brasil a nivel nacional y en Mercosur a nivel regional, la existencia de supuestos de un currículo intercultural para las regiones fronterizas; estudiar modelos que indiquen el proceso de implementación de currículos interculturales para regiones fronterizas; y mapear los posibles impactos de implementar un currículo intercultural en las escuelas fronterizas. El marco teórico que sustenta esta investigación se estructura en base a BORGES (2008; 2014; 2015; 2018), SAVIANI (1996; 2013), CANDAU (2012; 2014), SACRISTAN (2017), QUIJANO (2005); WALSH (2002; 2009; 2013), entre otros autores relevantes para el tema propuesto. El camino metodológico está estructurado en las siguientes etapas: estado del conocimiento, estudio del marco teórico, análisis de los marcos curriculares a nivel federal, estatal y municipal, análisis de disertaciones y tesis de profesores que investigaron la realidad de Ponta Porã/MS, y entrevista en profundidad con gestores del municipio de Ponta Porã, Estado de Mato Grosso do Sul. Los datos fueron interpretados a través del análisis de contenido, con base en la técnica de triangulación (TRIVIÑOS, 1987) y mapeo de supuestos para el currículo intercultural de las escuelas de la región fronteriza. Los resultados alcanzados mostraron que los referentes curriculares elaborados a nivel estatal y municipal presentan elementos de interculturalidad a lo largo de los componentes curriculares, de manera explícita e implícita. Las disertaciones y tesis de docentes que investigaron el contexto de Ponta Porã y las entrevistas en profundidad permitieron un análisis de la realidad vivida en el cotidiano de las escuelas, del mismo modo posibilitando el mapeo de perspectivas que contribuyen al diseño de los locales. en el que se basa esta tesis se propone organizar. Así, la triangulación de los datos obtenidos resultó en el mapeo de veintisiete (27) supuestos para inspirar la discusión y la elaboración de referenciales y propuestas curriculares que asumen la interculturalidad como eje estructurante en las escuelas brasileñas de las regiones fronterizas, tales como: articulación con las políticas públicas, formación inicial y continua de los educadores, creación de un currículo propio, integración de diferentes áreas del conocimiento, enfoque en el estudiante como centro del proceso educativo, valoración de las lenguas y la diversidad lingüística, histórico sensibilización a la cultura patrimonial local, interacción con otras regiones y países, estímulo a la investigación, participación comunitaria, entre otros.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.