Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47093
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier TailleFormat 
MarciaRodriguesLeal_TESE.pdf6,04 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Percepções de licenciandos a respeito da criatividade em Matemática no campo da Geometria
Auteur(s): Leal, Marcia Rodrigues
Orientador(es):: Gontijo, Cleyton Hércules
Assunto:: Formação docente
Geometria - estudo e ensino
Matemática - criatividade
Pensamento crítico
Date de publication: 26-déc-2023
Référence bibliographique: LEAL, Márcia Rodrigues. Percepções de licenciandos a respeito da criatividade em Matemática no campo da Geometria. 2023. 325 f., il. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Résumé: A presente tese tem por objetivo analisar as atividades realizadas em uma disciplina de um curso de licenciatura em Matemática quanto ao seu potencial para o desenvolvimento da Criatividade de futuros professores no campo da Geometria, tanto no aspecto pessoal quanto para a atuação profissional. A questão central desta tese é “Quais as percepções de licenciandos em Matemática sobre a Criatividade em Matemática relacionada à Geometria e a relevância da inclusão desse conteúdo em seu processo de formação?”. A investigação foi desenvolvida apoiada na abordagem qualitativa de pesquisa, de base epistemológica no método fenomenológico, com o estudo de caso. Os resultados encontrados foram organizados no formato Multipaper, composto por seis artigos. A investigação ocorreu junto a uma turma de um curso de licenciatura em Matemática de uma universidade pública do Distrito Federal/DF, composta por 14 estudantes. As informações analisadas foram obtidas por meio do acompanhamento/observação de aulas, de aplicações de questionários, do desenvolvimento de oficinas (pelo professor regente e pelos 14 estudantes); de entrevistas com seis desses estudantes e das produções escritas dos estudantes que constituíram as atividades avaliativas do desempenho na disciplina. Os resultados apontam contribuições para a formação inicial e continuada de professores de Matemática, voltadas para a inclusão de tópicos em Criatividade em Matemática no campo da Geometria por favorecerem à aprendizagem dos estudantes. Apreendeu-se que no desenvolvimento das oficinas de Pensamento Crítico e Criativo em Matemática esses estudantes reconheceram seu potencial para a Criatividade no campo da Geometria, visto que foram exploradas ideias diferentes das que costumam ser realizadas no cotidiano escolar. Os estudantes e o professor regente trouxeram uma abordagem diferenciada em cada uma das oficinas, havendo amplo envolvimento com as atividades propostas para explorar os conteúdos de Geometria, oportunizando a manifestação da Criatividade, da curiosidade, de ideias novas e da motivação. Os estudantes também identificaram, após terem analisado situações-problemas presentes do livro didático de matemática do Ensino Médio, que a maioria se tratava de problemas fechados que apresentam apenas uma única forma de resolução, indicando a necessidade de desenvolver habilidades docentes para transformar tais problemas em situações abertas. Também foi observado que a disciplina analisada foi de grande relevância no processo de formação desses estudantes. Com base na literatura e nas análises das informações coletadas na investigação, a tese é que a introdução de tópicos de Criatividade nesse processo de formação de professores de Matemática contribuiu de modo significativo para a ressignificação do ensino de Geometria, pois as atividades desenvolvidas na disciplina que tratava do ensino de Geometria envolvendo as oficinas estimularam o Pensamento Crítico e Criativo dos estudantes em formação, fomentando neles o desejo de aplicar esse novo designer de aula na futura prática docente.
Abstract: This PhD thesis aims at analyzing the activities carried out on a course from an undergraduate programme in Mathematics Education as regards its potential to foster creativity among future teachers in the field of Geometry, both on a personal and on a professional level. The central question of the research herein is: ‘What is the perception of undergraduate students in Mathematics Education as to the role of creativity in Mathematics related to Geometry as well as to the relevance of the inclusion of this content in their formative process? The investigation was theoretically sustained by the qualitative investigative approach, epistemologically rooted in the phenomenological approach, featuring a case study. The results found were organized in the Multipaper format, consisting of six articles. The research involved a class of fourteen undergraduate students in Mathematics Education from a state university in Distrito Federal. The data analyzed were obtained from the process of class observation and supervised teaching practice, the use of questionnaires, the development of workshops (led by both the professor responsible and the fourteen undergraduate students involved); interviews with six of the undergraduate students in question who participated in the activities aimed at assessing the course. The results were indicative of contributions to the initial and continued education of Mathematics teachers, geared towards the inclusion of topics in Mathematics Creativity in the field of Geometry, deemed to foster students’ learning. During the workshops of critical and creative thinking in Mathematics, these learners acknowledged its contribution to creativity in the field of Geometry, for different ideas from those commonly explored on a daily basis at school were used. Both the students and the professor in charge adopted a different approach in each of the workshops, resulting in enhanced engagement with the activities proposed with a view to exploring the contents of Geometry, breeding creativity, curiosity, new ideas and motivation. The students equally realized, after having analyzed problem-situations featuring in text books aimed at teaching Mathematics in secondary schools, that most of the problems were closed and admitted but one form of resolution, suggesting the need to develop teaching skills geared towards the conversion of these problems into open situations. The course analyzed was equally found to be of great importance to the formative process of these undergraduate students. Based on the literature as well as on the analysis of the data collected during the research, the thesis sustains that the introduction of creativity topics in the formative process of teachers of Mathematics contributed significantly to the resignification of the teaching of Geometry, for the activities developed on the course on the teaching of Geometry comprising fostered Critical and Creative Thinking of the undergraduate students, contributed to their interest in adopting this new concept of lesson planning in their future teaching practices.
Resumen: La presente tesis tiene como objetivo analizar las actividades realizadas en una asignatura del curso de licenciatura en Matemática cuanto, a su potencial para el desarrollo de la creatividad de futuros profesores en el campo de Geometría, tanto en el aspecto personal cuanto para la actuación profesional. La cuestión central de esta tesis es "¿Cuáles son las percepciones de licenciandos en matemáticas sobre la Creatividad en Matemática relacionada a la Geometría y la relevancia de la inclusión de esto contenido en su proceso de formación?”. La investigación fue desarrollada apoyada en el enfoque cualitativo de investigación, de base epistemológica en el método fenomenológico, con el estudio de caso. Los resultados encontrados fueron organizados en el formato Multipaper, compuesto por seis artículos. La investigación ocurrió junto a un grupo en el curso de licenciatura en Matemática de una universidad pública de Distrito Federal/DF, compuesta por 14 estudiantes. Las informaciones analizadas fueron obtenidas por medio del acompañamiento/observación de clases, de aplicaciones de cuestionarios, del desarrollo de talleres (por el profesor regente y por los 14 estudiantes); de entrevista con seis de estos estudiantes y de las producciones escritas de los estudiantes que compusieron las actividades evaluativas del desempeño en la asignatura. Los resultados indican contribuciones para la formación inicial y continuada de profesores de Matemática, direccionadas para la inclusión de tópicos en Creatividad en Matemática en el rol de Geometría por fomentar el aprendizaje de los estudiantes. Se pudo comprender que, en el desarrollo de los talleres de Pensamiento Crítico y Creativo en Matemática, esos estudiantes reconocieron su potencial para la Creatividad en el campo de la Geometría, ya que se buscaron ideas diferentes de la que se suele utilizar en el cotidiano escolar. Los estudiantes y el profesor regente trajeron un abordaje diferenciado en cada uno de los talleres, hubo una gran implicación con las actividades propuestas para explorar los contenidos de Geometría, dando la oportunidad a la manifestación de la Creatividad, de la curiosidad, de ideas nuevas y de la motivación. Los estudiantes también identificaron, tras haber analizado situaciones-problemas presentes del libro de didáctico de matemática en la escuela secundaria, que la mayoría se trataba de problemas cerrados que presentan solamente una única forma de resolución, indicando la necesidad de desarrollar habilidades docentes para transformar tales problemas en situaciones abiertas. También fue observado que la asignatura analizada fue de gran relevancia en el proceso de formación de estos estudiantes. Basado en la literatura y en las análisis de las informaciones recopiladas en la investigación, la tesis es que la introducción de tópicos de Creatividad en este proceso de formación de profesores de Matemática contribuyó de modo significativo para la resignificación de la enseñanza de Geometría, pues las actividades desarrolladas en la asignatura se trataba de la enseñanza de Geometría implicando las oficinas estimularon el Pensamiento Crítico y Creativo de los estudiantes en formación, promoviendo en ellos el deseo de aplicar este nuevo diseño de clase en la futura práctica docente.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Description: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/47093/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.