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Título: Estratégias educativas baseadas na exploração de Tecnologias Digitais de Informação, Comunicação e Expressão orientadas para alunos diagnosticados ou com indicativos de transtornos de aprendizagem : a perspectiva do docente
Autor(es): Bellucci, Jackeline Neres
Orientador(es): Santos, Gilberto Lacerda
Assunto: Tecnologias Digitais de Informação, Comunicação e Expressão
Educação inclusiva
Transtornos de aprendizagem
Professores - percepção
Data de publicação: 26-Dez-2023
Referência: BELLUCCI, Jackeline Neres. Estratégias educativas baseadas na exploração de Tecnologias Digitais de Informação, Comunicação e Expressão orientadas para alunos diagnosticados ou com indicativos de transtornos de aprendizagem: a perspectiva do docente. 2023. xxiv, 212 f., il. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: As Tecnologias Digitais de Informação, Comunicação e Expressão (TICE), utilizadas como mediadoras do processo de ensino-aprendizagem, exibem potencial para promover importantes contribuições no que se refere ao planejamento e à mediação pedagógica, em especial, para alunos com Transtornos de Aprendizagem (TA), principalmente, os transtornos da leitura, da expressão escrita e da matemática. Contudo, os principais estudos associados as TICE e aos TA disponíveis na literatura têm como foco o aluno e nem sempre o agente multiplicador e replicador da estratégia, que é o professor. Consequentemente, o potencial que a contribuição docente pode trazer para a estratégia educativa não tem sido plenamente colocada em evidência. Diante desse contexto, o objetivo central desta tese foi identificar como a perspectiva do professor, que reflete suas necessidades, experiências, expectativas e condições de contorno (formação, ambiente social, cultura, ecossistema escolar e alunos), pode contribuir para o aumento da eficácia da prática e operacionalização de sua intervenção docente, mediadas por TICE, destinada ao trabalho pedagógico com indivíduos diagnosticados ou com indicativos de TA, em especial, a dislexia, a disortografia e disgrafia e a discalculia. A abordagem metodológica, de natureza mista (quantitativa e qualitativa), focou principalmente no desenvolvimento de um quadro teórico-geral baseado na análise de 16 estratégias fundamentadas em TICE e na pesquisa exploratória junto a uma amostra de 60 docentes para a identificação de suas principais necessidades nesse contexto. Como principais resultados, destacam-se: (i) a elaboração de um compêndio com 16 estratégias educacionais, baseadas em TICE, para o ensino de alunos diagnosticados ou com indícios de TA, em especial a dislexia (6 estratégias), a disortografia ou disgrafia (5 estratégias) e a discalculia (5 estratégias); (ii) a identificação de que quase 70% dos docentes ouvidos nunca foram convidados a contribuir com a construção de metodologias ou estratégias baseadas em TICE, assim como mais de 40% dos docentes ouvidos entendem que poderiam contribuir com diversas dimensões dessa construção; e (iii) devido à multidimensionalidade e à complexidade do contexto educacional, a teoria do Interativismo Colaborativo foi identificada como a principal candidata, até o presente momento, para tentar propor e entender os mecanismos que conectam o ambiente escolar, as relações educacionais utilizando TICE e as variáveis adicionais trazidas pelos alunos com TA. Os resultados apontam para a confirmação e ampliação do conhecimento sobre como a perspectiva docente pode potencializar e contribuir para as estratégias educacionais mediadas por TICE, para facilitar a intervenção pedagógica junto a alunos diagnosticados ou com indicativos de TA. Apontam também para a confirmação da subutilização da experiência e conhecimento docente na construção das estratégias didáticas baseadas em TICE e para a teoria do Interativismo Colaborativo como principal teoria, até o momento, capaz de descrever e explicar as relações entre as diversas variáveis envolvidas nas atividades educacionais estudadas neste trabalho.
Abstract: Digital Technologies of Information, Communication and Expression (DTICE) used as facilitators in the teaching and learning processes show potential to promote important contributions in relation to pedagogical planning and mediation, especially for students with Learning Disorders (LD), in special for reading, writing, and math disorders. However, the main studies available in the literature on DTICE and LD focus on the student rather than the teacher that is the main multiplier and replicator of teaching strategies. Consequently, the potential of teaching contribution has not been fully explored and properly highlighted. The main objective of this thesis is to identify how the teaching perspective, which reflects their needs, experiences, scholar conditions (education, social environment, culture, school ecosystem and students) and expectations, can contribute to increasing the effectiveness of the teaching practice and operation of teaching activities, based on DTICE in pedagogical practices for individuals diagnosed with or showing signs of LD, specifically dyslexia, dysgraphia, and dyscalculia. The methodology adopted was the mixed method (mixing of quantitative and qualitative methods) and focused mainly on developing a general theoretical framework based on the analysis of 16 DTICE-based strategies and exploratory research with a sample of 60 teachers to identify their main needs in this context. The main results include: (i) the development of a repertoire of 16 educational strategies based on DTICE for teaching individuals with or showing signs of LD, specifically dyslexia (6 strategies), dysgraphia or dysorthography (5 strategies) and dyscalculia (5 strategies); (ii) the identification that almost 70% of the teachers interviewed were never invited to contribute to the construction of methodologies or strategies based on DTICE, as well as more than 40% of the teachers understand that they could contribute to various dimensions of this construction; and (iii) due to the multidimensionality and complexity of the educational context, the Collaborative Interactivism theory was identified as the main candidate to propose and understand the mechanisms that connect the school environment, the educational relationships using DTICE, and the additional variables brought by students with LD. The results point to the confirmation and expansion of knowledge about how the teaching perspective can enhance and contribute to educational strategies facilitated by DTICE to facilitate pedagogical intervention for students with or showing signs of LD. The results also point to the confirmation of the underutilization of teacher's experience and knowledge in the construction of DTICE-based didactic strategies and the potential of the Collaborative Interactivism theory to understand these processes.
Resumen: Las Tecnologías Digitales de Información, Comunicación y Expresión (TDICE), utilizadas como mediadoras del proceso de enseñanza aprendizaje, tienen el potencial de promover importantes contribuciones en lo que se refiere a la planificación y mediación pedagógica, especialmente para los estudiantes con Trastornos de Aprendizaje (TA), principalmente, los trastornos de lectura, expresión escrita y matemáticas. Sin embargo, los principales estudios asociados con TDICE y TA disponibles en la literatura se centran en el estudiante y no en el agente multiplicador y replicador de la estrategia, que es el profesor. Además, el potencial que puede tener la contribución docente para la estrategia educativa no ha sido plenamente explotado y resaltado adecuadamente. En este contexto, el objetivo central de esta tesis es identificar cómo la perspectiva del docente, que refleja sus necesidades, experiencias, condiciones escolares (formación, entorno social, cultura, ecosistema escolar y alumnos) y expectativas, puede contribuir al aumento de la eficacia de la práctica y operacionalización de la enseñanza hecha por el docente, mediadas por TDICE, destinadas a la practica pedagógica de individuos diagnosticados o con indicios de TA, especialmente, la dislexia, disortografía, disgrafía y discalculia. El enfoque metodológico, de naturaleza mixta (cuantitativo y cualitativo), se centró en el desarrollo de un marco teórico-general basado en el análisis de 16 estrategias fundamentadas en TDICE y en la investigación exploratoria junto a una muestra de 60 docentes para la identificación de sus principales necesidades en este contexto. Como principales resultados, se destacan: (i) la elaboración de un repertorio con 16 estrategias educativas basadas en TDICE para la enseñanza de estudiantes diagnosticados o con indicios de trastornos de aprendizaje, especialmente la dislexia (6 estrategias), la disortografía o disgrafía (5 estrategias) y la discalculia (5 estrategias); (ii) la identificación de que casi el 70% de los docentes encuestados nunca fueron invitados a contribuir en la construcción de metodologías o estrategias basadas en TDICE, y más del 40% de los docentes encuestados entienden que podrían contribuir en diversas dimensiones en esta construcción; y (iii) debido a la multidimensionalidad y complejidad del contexto educativo, se identificó la teoría de Interactivismo Colaborativo como la principal candidata, hasta el momento, para proponer y entender los mecanismos que conectan el ambiente escolar, las relaciones educativas utilizando TDICE y las variables adicionales traídas por los estudiantes con TA. Los resultados apuntan a la confirmación y ampliación del conocimiento acerca de cómo la perspectiva docente puede potenciar y contribuir a las estrategias educativas mediadas por TDICE, para facilitar la intervención pedagógica con alumnos diagnosticados o con indicios de TA. También apuntan a la confirmación de la infrautilización de la experiencia y el conocimiento docente en la construcción de estrategias didácticas basadas en TDICE y a la teoría del Interactivismo Colaborativo como teoría principal, hasta el momento, capaz de describir y explicar las relaciones entre las diversas variables involucradas en actividades educativas estudiadas en este trabajo.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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