Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47078
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
AnaClaudiaVieiraBraga_TESE.pdf6,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Educação escolar indígena e tecnologias digitais de informação, comunicação e expressão (TICE) : um ensaio gnoseológico a partir do modus vivendi escolar dos Tupinambá de Olivença - Ilhéus (BA)
Autor(es): Braga, Ana Cláudia Vieira
Orientador(es): Santos, Gilberto Lacerda
Assunto: Educação indígena
Cultura digital
Inclusão digital
Indígenas - vida e costumes sociais
Data de publicação: 21-Dez-2023
Referência: BRAGA, Ana Cláudia Vieira. Educação escolar indígena e tecnologias digitais de informação, comunicação e expressão (TICE): um ensaio gnoseológico a partir do modus vivendi escolar dos Tupinambá de Olivença - Ilhéus (BA). 2023. 287 f., il. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Essa tese tem por objetivo geral investigar qual é o papel da educação escolar indígena na inclusão digital por meio de um estudo de caso único e da elaboração de um ensaio gnoseológico do modus vivendi escolar dos Tupinambá de Olivença do Acuípe de Baixo. O estudo de caso foi realizado no Colégio Indígena Tupinambá do Acuípe de Baixo – CEITAB em Olivença, no município de Ilhéus no Estado da Bahia - BA. Realizamos um estudo de caso único que contribuiu especificamente para: identificar como acontece a participação dos alunos e professores indígenas na sociedade da informação; articular um estudo de caso e um ensaio gnoseológico para aprofundar a reflexão sobre o uso das Tecnologias Digitais de Informação, Comunicação e Expressão- TICE no ensino e aprendizagem no CEITAB; identificar os fatores que influenciam a incorporação e o uso das TICE pelos professores e professoras indígenas, a partir de uma pesquisa de campo; e identificar, por meio da análise de documentos e de roteiros de observação, quais são os procedimentos para o uso das TICE que estão presentes na educação escolar indígena do CEITAB. Por ser a educação escolar indígena um campo educacional sensível às influências culturais, com características específicas de estrutura, legislação e pedagogia, pretendemos contribuir com nosso estudo para a reflexão sobre a valorização dos saberes ancestrais combinados com a visão de respeito ao direito de construção e desenvolvimento da sociedade da informação com a presença efetiva das culturas indígenas. A presente tese foi desenvolvida, metodologicamente, por meio de uma pesquisa qualitativa. Foi realizado um estudo de caso único, com etapas a partir de pesquisas exploratórias até à triangulação de dados. Usamos como técnicas de coleta de dados: roda de conversa com alunos e alunas da Educação de Jovens e Adultos - EJA; entrevistas-narrativas e semiestruturadas com o cacicado da comunidade Tupinambá do Acuípe de Baixo, as lideranças comunitárias, os professores , as professoras, as alunas e os alunos do CEITAB; observações participantes para a produção de relatórios a respeito do modus vivendi escolar e das atividades que incluam as TICE no planejamento escolar; e a análise de documentos- históricos, legislativos e pedagógicos- para triangulação e totalização de dados, com o intuito de identificar se a educação escolar indígena é uma via de inclusão digital. Essa pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa - CEP do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Brasília - UnB e foi aprovada sob o CAAE: 55866922.9.0000.5540.
Abstract: The general objective of this thesis is to investigate the role of indigenous school education in digital inclusion through a single case study and the elaboration of a gnoseological essay on the school modus vivendi of the Tupinambá de Olivença do Acuípe de Baixo. The case study was carried out at the Colégio Indígena Tupinambá do Acuípe de Baixo – CEITAB in Olivença, in the municipality of Ilhéus in the State of Bahia - BA. We carried out a single case study that contributed specifically to: identifying how indigenous students and teachers participate in the information society; articulate a case study and a gnoseological essay to deepen the reflection on the use of TICE in teaching and learning at CEITAB; identify the factors that influence the incorporation and use of TICE by indigenous teachers, based on field research; and to identify, through the analysis of documents and observation scripts, which are the procedures for the use of TICE that are present in the indigenous school education of CEITAB. Because indigenous school education is an educational field sensitive to cultural influences, with specific characteristics of structure, legislation and pedagogy, we intend to contribute with our study to the reflection on the appreciation of ancestral knowledge combined with the vision of respect for the right to construction and development of the information society with the effective presence of indigenous cultures. The present thesis was developed, methodologically, through qualitative research. A single case study was carried out, with steps from exploratory research to data triangulation. We used as data collection techniques: conversation wheel with students of Youth and Adult Education - EJA; narrative-interviews and semi-structured with the chief of the Tupinambá community of Acuípe de Baixo, community leaders, teachers, male and female students from CEITAB; participant observations for the production of reports about the school modus vivendi and activities that include TICE in school planning; and the analysis of documents - historical, legislative and pedagogical - for triangulation and data aggregation, with the aim of identifying whether indigenous school education is a path to digital inclusion. This research was submitted to the Research Ethics Committee - CEP of the Institute of Human and Social Sciences of the University of Brasília - UnB and was approved under CAAE: 55866922.9.0000.5540.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.