Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Santos, Gilberto Lacerda | pt_BR |
dc.contributor.author | Braga, Ana Cláudia Vieira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-21T21:43:21Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T21:43:21Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-21 | - |
dc.date.submitted | 2023-07-26 | - |
dc.identifier.citation | BRAGA, Ana Cláudia Vieira. Educação escolar indígena e tecnologias digitais de informação, comunicação e expressão (TICE): um ensaio gnoseológico a partir do modus vivendi escolar dos Tupinambá de Olivença - Ilhéus (BA). 2023. 287 f., il. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47078 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Essa tese tem por objetivo geral investigar qual é o papel da educação escolar indígena na
inclusão digital por meio de um estudo de caso único e da elaboração de um ensaio
gnoseológico do modus vivendi escolar dos Tupinambá de Olivença do Acuípe de Baixo. O
estudo de caso foi realizado no Colégio Indígena Tupinambá do Acuípe de Baixo – CEITAB
em Olivença, no município de Ilhéus no Estado da Bahia - BA. Realizamos um estudo de caso
único que contribuiu especificamente para: identificar como acontece a participação dos alunos
e professores indígenas na sociedade da informação; articular um estudo de caso e um ensaio
gnoseológico para aprofundar a reflexão sobre o uso das Tecnologias Digitais de Informação,
Comunicação e Expressão- TICE no ensino e aprendizagem no CEITAB; identificar os fatores
que influenciam a incorporação e o uso das TICE pelos professores e professoras indígenas, a
partir de uma pesquisa de campo; e identificar, por meio da análise de documentos e de roteiros
de observação, quais são os procedimentos para o uso das TICE que estão presentes na educação
escolar indígena do CEITAB. Por ser a educação escolar indígena um campo educacional
sensível às influências culturais, com características específicas de estrutura, legislação e
pedagogia, pretendemos contribuir com nosso estudo para a reflexão sobre a valorização dos
saberes ancestrais combinados com a visão de respeito ao direito de construção e
desenvolvimento da sociedade da informação com a presença efetiva das culturas indígenas. A
presente tese foi desenvolvida, metodologicamente, por meio de uma pesquisa qualitativa. Foi
realizado um estudo de caso único, com etapas a partir de pesquisas exploratórias até à
triangulação de dados. Usamos como técnicas de coleta de dados: roda de conversa com alunos
e alunas da Educação de Jovens e Adultos - EJA; entrevistas-narrativas e semiestruturadas com
o cacicado da comunidade Tupinambá do Acuípe de Baixo, as lideranças comunitárias, os
professores , as professoras, as alunas e os alunos do CEITAB; observações participantes para
a produção de relatórios a respeito do modus vivendi escolar e das atividades que incluam as
TICE no planejamento escolar; e a análise de documentos- históricos, legislativos e
pedagógicos- para triangulação e totalização de dados, com o intuito de identificar se a
educação escolar indígena é uma via de inclusão digital. Essa pesquisa foi submetida ao Comitê
de Ética em Pesquisa - CEP do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade de
Brasília - UnB e foi aprovada sob o CAAE: 55866922.9.0000.5540. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Educação escolar indígena e tecnologias digitais de informação, comunicação e expressão (TICE) : um ensaio gnoseológico a partir do modus vivendi escolar dos Tupinambá de Olivença - Ilhéus (BA) | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação indígena | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cultura digital | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão digital | pt_BR |
dc.subject.keyword | Indígenas - vida e costumes sociais | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The general objective of this thesis is to investigate the role of indigenous school education in
digital inclusion through a single case study and the elaboration of a gnoseological essay on the
school modus vivendi of the Tupinambá de Olivença do Acuípe de Baixo. The case study was
carried out at the Colégio Indígena Tupinambá do Acuípe de Baixo – CEITAB in Olivença, in
the municipality of Ilhéus in the State of Bahia - BA. We carried out a single case study that
contributed specifically to: identifying how indigenous students and teachers participate in the
information society; articulate a case study and a gnoseological essay to deepen the reflection
on the use of TICE in teaching and learning at CEITAB; identify the factors that influence the
incorporation and use of TICE by indigenous teachers, based on field research; and to identify,
through the analysis of documents and observation scripts, which are the procedures for the use
of TICE that are present in the indigenous school education of CEITAB. Because indigenous
school education is an educational field sensitive to cultural influences, with specific
characteristics of structure, legislation and pedagogy, we intend to contribute with our study to
the reflection on the appreciation of ancestral knowledge combined with the vision of respect
for the right to construction and development of the information society with the effective
presence of indigenous cultures. The present thesis was developed, methodologically, through
qualitative research. A single case study was carried out, with steps from exploratory research
to data triangulation. We used as data collection techniques: conversation wheel with students
of Youth and Adult Education - EJA; narrative-interviews and semi-structured with the chief
of the Tupinambá community of Acuípe de Baixo, community leaders, teachers, male and
female students from CEITAB; participant observations for the production of reports about the
school modus vivendi and activities that include TICE in school planning; and the analysis of
documents - historical, legislative and pedagogical - for triangulation and data aggregation, with
the aim of identifying whether indigenous school education is a path to digital inclusion. This
research was submitted to the Research Ethics Committee - CEP of the Institute of Human and
Social Sciences of the University of Brasília - UnB and was approved under CAAE:
55866922.9.0000.5540. | en |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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