Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/47074
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
VanilsonJoseLourenco_DISSERT.pdf1,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMolina, Mônica Castagnapt_BR
dc.contributor.authorLourenço, Vanilson Josépt_BR
dc.date.accessioned2023-12-21T18:00:01Z-
dc.date.available2023-12-21T18:00:01Z-
dc.date.issued2023-12-21-
dc.date.submitted2023-07-31-
dc.identifier.citationLOURENÇO, Vanilson José. Caminhos para transformação da forma escolar: um estudo da organização do trabalho pedagógico no CED PAD-DF. 2023. 143 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47074-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA dissertação que apresentamos foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília − UnB. O locus da pesquisa é o Centro Educacional do Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal, escola de Educação Básica pertencente à Regional de Ensino do Paranoá, em que este pesquisador atua como professor desde 2014. O estudo realizado buscou investigar quais elementos contribuem para que o CED PAD-DF avance no processo de transformação da forma escolar na construção da Escola do Campo. Partindo desse ponto, a pesquisa tem como objetivo geral analisar os elementos que contribuem para a transformação da forma escolar a partir das perspectivas e desafios evidenciados no processo de construção da Escola do Campo pelo CED PAD-DF. Os objetivos específicos foram: 1) desvelar quais ações têm sido desenvolvidas no CED-PAD-DF no processo de construção da Escola do Campo; 2) compreender como as categorias Trabalho como Princípio Educativo, Atualidade e Auto-organização aparecem no processo de Organização do Trabalho Pedagógico no CED PAD-DF; 3) identificar, na perspectiva de estudantes e educadores(as), potencialidades e desafios apresentados a partir da inserção das categorias da Pedagogia Socialista na Organização do Trabalho Pedagógico no CED PAD-DF. A referência epistemológica deste trabalho foi o Materialismo Histórico-Dialético. Realizamos a pesquisa qualitativa no chão da escola, por meio de pesquisa participante com a interação entre estudantes e professores(as). Os principais instrumentos para a geração de dados foram a análise do Projeto Político Pedagógico, Projetos – Eventos da e na Escola – Inventário – Formação de Educadores, Observação participante – acompanhamento das ações nas aulas de PD (Parte Diversificada); estudos e dados gerados na Pesquisa da Especialização da Escola da Terra (Pedagogia Socialista); Rodas de conversas com educadores(as) – estudantes, professores e servidores. Foi possível constatar que o CED PAD-DF fez avanços significativos em direção à Transformação da Forma Escolar, o PPP e o Inventário são instrumentos fundamentais no processo de organização do trabalho pedagógico que leva a essa transformação. Constatamos que existe a necessidade de mobilizações no sentido de que a formação continuada seja fortalecida e chegue a um número maior de professores(as) que atuem nas Escolas do Campo, pois a rotatividade dos docentes dificulta a continuidade dos projetos e ações. Observamos ainda que a partir do estudo do Inventário Social Histórico e Cultural, e as categorias Trabalho como Princípio Educativo, Auto-organização, Atualidade e Agroecologia, os(as) estudantes puderam compreender um pouco mais sobre sua identidade como sujeitos camponeses, bem como a diferença entre Educação do Campo e Educação Rural.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCaminhos para transformação da forma escolar : um estudo da organização do trabalho pedagógico no CED PAD-DFpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEscolas públicas - Distrito Federal (Brasil)pt_BR
dc.subject.keywordEducação básicapt_BR
dc.subject.keywordEscolas do campopt_BR
dc.subject.keywordEducação do campopt_BR
dc.subject.keywordProjeto pedagógicopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This dissertation was developed within the Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB). The locus of the research is the Centro Educacional do Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal (CED PAD-DF), a Basic Education school that is part of the Regional de Ensino do Paranoá-DF, in which this researcher has been a teacher since 2014. The central question of this study was to know which elements allow the CED PAD-DF to advance in the process of transforming the school form to consolidate an effectively Peasant School? Starting from this question, this research has as general objective to analyze the elements that collaborate for the transformation of the school form from the perspectives and challenges evidenced in the process of construction of the Peasant School by the CED PAD-DF. Related objectives are those of revealing which actions have been developed in the CED-PAD-DF in the process of building the Peasant School; to understand how the categories Work as an Educational Principle, Present and Self-organization appear in the process of organization of the pedagogical work at CED-PAD-DF and; identify, from the perspective of students and educators, potentialities and challenges presented from the insertion of Socialist Pedagogy categories in the organization of pedagogical work. The epistemological basis of this work was Historical-Dialectic Materialism. We carried out qualitative research, within the school, through participatory research through interaction between students and teachers. The main instruments for acquiring information were the analysis of the Pedagogical Political Project (PPP), the Inventário Social, Histórico e Cultural do CED PAD-DF, in addition to the teacher training processes, conversation circles with the school team and community and participant observation through the monitoring of activities in the Diversified Part (PD) classes. In addition, we are based on studies and results obtained in Specialization of the Programa Escola da Terra-UNB (2019). It was possible to verify that the CED PAD-DF has made significant advances towards the transformation of the school form. The PPP and the Inventário are fundamental instruments in the process of organizing the pedagogical work that lead to this transformation. Another finding was that there is a need for mobilizations in the sense that continuing education is strengthened and reaches a greater number of teachers who work in the Peasant Schools, since the rotation of teachers makes it difficult for the projects to continue and actions. We also found that from the study of Inventário Social, Histórico e Cultural do CED PAD-DF, and the categories Work as an Educational Principle, Self-organization, Present and Agroecology, the students were able to understand a little more about their identity as peasant subjects, as well as the difference between Rural Education and Peasant Education.en
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.