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Título: O caminho se faz ao caminhar : subjetividade docente e desafios da implementação da BNCC-EI
Autor(es): Cavalcante, Rosa Maria Costa
Orientador(es): Coelho, Cristina Massot Madeira
Assunto: Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Educação infantil
Professores - percepção
Subjetividade docente
Data de publicação: 21-Dez-2023
Referência: CAVALCANTE, Rosa Maria Costa. O caminho se faz ao caminhar: subjetividade docente e desafios da implementação da BNCC-EI. 2023. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo compreender as constituições subjetivas de docência de professoras da Educação Infantil e suas transformações no decorrer da trajetória profissional frente aos novos desafios propostos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018). Propôs- se a investigar de que formas as concepções do novo documento normativo suscitam a produção da prática docente, influenciam e contribuem na transformação ou na continuidade de concepções de criança e de infâncias, assim como as representações sobre o protagonismo dos estudantes em articulação com atividades que garantam os direitos de aprendizagem propostos. Este estudo e suas considerações teóricas fundamentaram-se na articulação das perspectivas da Teoria da Subjetividade, elaborada por González Rey. A pesquisa teve como inspiração epistemológica e metodológica a abordagem da Epistemologia Qualitativa de González Rey, que considera o conhecimento científico em seu caráter processual e desenvolvido em articulação com modelo o teórico. Esta proposta metodológica pressupôs o engajamento ativo da pesquisadora, a partir de um processo construtivo interpretativo com base em indicadores e hipóteses formuladas no decorrer da pesquisa. O trabalho de campo foi realizado em uma escola de Educação Infantil de Brasília, com três professoras com reconhecida experiência docente. A partir daí, observou-se e interpretou-se como o processo de constituição subjetiva do docente se integram na articulação da subjetividade individual e da subjetividade social, da experiência profissional e da história de vida destas professoras. No processo da construção do cenário social da pesquisa a pesquisadora aproveitou seu contexto de trabalho e a pesquisa se baseou em procedimentos como entrevistas individuais, discussões em grupo, dinâmicas conversacionais, complemento de frases, observação participante e produção de textos. A pesquisa se desdobrou como reflexão contínua, estimulou o protagonismo docente no desenvolvimento da sua prática pedagógica e formação teórica e colocou em discussão a importância significativa de como as educadoras pensam, vivem e sentem a docência.
Abstract: This Master’s thesis explores the aspects that integrate the subjective constitution of the Early Childhood Education teacher and aims to understand the subjective configurations of teaching and their transformations during the professional trajectory in the face of the new challenges imposed by the National Common Curricular Base (BNCC). The research addresses to which extent the conceptions of the new normative document enable the rise of the re-signification of teaching practice, influence and contribute to the transformation or continuity of conceptions of children and childhoods, as well as the representations about the student's role in articulation with activities that guarantee the proposed learning rights. The work is theoretically grounded in combining the cultural-historical perspectives and the theory of subjectivity developed by González Rey. It also employs his Qualitative Epistemology approach, which considers scientific knowledge in its procedural character and develops it as a theoretical model. This methodological strategy presupposes the active engagement of the researcher based on a constructive interpretive process focused on indicators and hypotheses formulated during the research. The research fieldwork was conducted in an elementary school in Brasília, with three teachers with recognized teaching experience. Then, the focus is to observe and interpret how the process of the teacher's subjective constitution is integrated into the articulation of individual and social subjectivities, professional experience, and life history. In the process of constructing the research's social scenario, the researcher took advantage of her work context, and the research was based on procedures such as interviews, group lectures, conversational dynamics, complementing individual sentences, participant observation and text production. The research unfolded as a continuous reflection, stimulated the teacher's protagonism in the development of their pedagogical practice and theoretical training and put into discussion the significant importance of how educators think, live, and feel teaching.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
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