Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Coelho, Cristina Massot Madeira | pt_BR |
dc.contributor.author | Cavalcante, Rosa Maria Costa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-21T18:00:01Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T18:00:01Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-21 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-04 | - |
dc.identifier.citation | CAVALCANTE, Rosa Maria Costa. O caminho se faz ao caminhar: subjetividade docente e desafios da implementação da BNCC-EI. 2023. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47071 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo compreender as constituições subjetivas de docência de
professoras da Educação Infantil e suas transformações no decorrer da trajetória
profissional frente aos novos desafios propostos pela Base Nacional Comum Curricular
(BNCC, 2018). Propôs- se a investigar de que formas as concepções do novo documento
normativo suscitam a produção da prática docente, influenciam e contribuem na
transformação ou na continuidade de concepções de criança e de infâncias, assim como
as representações sobre o protagonismo dos estudantes em articulação com atividades que
garantam os direitos de aprendizagem propostos. Este estudo e suas considerações
teóricas fundamentaram-se na articulação das perspectivas da Teoria da Subjetividade,
elaborada por González Rey. A pesquisa teve como inspiração epistemológica e
metodológica a abordagem da Epistemologia Qualitativa de González Rey, que considera
o conhecimento científico em seu caráter processual e desenvolvido em articulação com
modelo o teórico. Esta proposta metodológica pressupôs o engajamento ativo da
pesquisadora, a partir de um processo construtivo interpretativo com base em indicadores
e hipóteses formuladas no decorrer da pesquisa. O trabalho de campo foi realizado em
uma escola de Educação Infantil de Brasília, com três professoras com reconhecida
experiência docente. A partir daí, observou-se e interpretou-se como o processo de
constituição subjetiva do docente se integram na articulação da subjetividade individual
e da subjetividade social, da experiência profissional e da história de vida destas
professoras. No processo da construção do cenário social da pesquisa a pesquisadora
aproveitou seu contexto de trabalho e a pesquisa se baseou em procedimentos como
entrevistas individuais, discussões em grupo, dinâmicas conversacionais, complemento
de frases, observação participante e produção de textos. A pesquisa se desdobrou como
reflexão contínua, estimulou o protagonismo docente no desenvolvimento da sua prática
pedagógica e formação teórica e colocou em discussão a importância significativa de
como as educadoras pensam, vivem e sentem a docência. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O caminho se faz ao caminhar : subjetividade docente e desafios da implementação da BNCC-EI | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Base Nacional Comum Curricular (BNCC) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - percepção | pt_BR |
dc.subject.keyword | Subjetividade docente | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This Master’s thesis explores the aspects that integrate the subjective constitution of the
Early Childhood Education teacher and aims to understand the subjective configurations
of teaching and their transformations during the professional trajectory in the face of the
new challenges imposed by the National Common Curricular Base (BNCC). The research
addresses to which extent the conceptions of the new normative document enable the rise
of the re-signification of teaching practice, influence and contribute to the transformation
or continuity of conceptions of children and childhoods, as well as the representations
about the student's role in articulation with activities that guarantee the proposed learning
rights. The work is theoretically grounded in combining the cultural-historical
perspectives and the theory of subjectivity developed by González Rey. It also employs
his Qualitative Epistemology approach, which considers scientific knowledge in its
procedural character and develops it as a theoretical model. This methodological strategy
presupposes the active engagement of the researcher based on a constructive interpretive
process focused on indicators and hypotheses formulated during the research. The
research fieldwork was conducted in an elementary school in Brasília, with three teachers
with recognized teaching experience. Then, the focus is to observe and interpret how the
process of the teacher's subjective constitution is integrated into the articulation of
individual and social subjectivities, professional experience, and life history. In the
process of constructing the research's social scenario, the researcher took advantage of
her work context, and the research was based on procedures such as interviews, group
lectures, conversational dynamics, complementing individual sentences, participant
observation and text production. The research unfolded as a continuous reflection,
stimulated the teacher's protagonism in the development of their pedagogical practice and
theoretical training and put into discussion the significant importance of how educators
think, live, and feel teaching. | en |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|