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Título: Alfabetização matemática e a criança cega : uma análise das potencialidades do material pedagógico adaptado
Autor(es): Sousa, Luciane Alves Rodrigues de
Orientador(es): Moreira, Geraldo Eustáquio
Assunto: Alfabetização
Educação inclusiva
Educação especial - deficientes visuais
Pessoas com deficiência visual
Matemática - aprendizagem e trabalho pedagógico
Recursos didáticos
Data de publicação: 21-Dez-2023
Referência: SOUSA, Luciane Alves Rodrigues de. Alfabetização matemática e a criança cega: uma análise das potencialidades do material pedagógico adaptado. 2023. 246 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Esta pesquisa trouxe uma discussão sobre as potencialidades do material pedagógico adaptado para as crianças cegas na fase de alfabetização Matemática. O trabalho desenvolvido com estudantes com Necessidades Educativas Específicas, destacando a deficiência visual, não pode se eximir do uso dos materiais pedagógicos adaptados como forte aliado na compreensão dos conteúdos ensinados em sala de aula, sobretudo quando falamos do ensino da Matemática. Diante disso, a pesquisa buscou responder à seguinte inquietação: Quais as potencialidades do material pedagógico adaptado utilizado pelas crianças cegas na alfabetização Matemática? Buscando responder à essa questão, delimitamos de maneira ampla, analisar as potencialidades do material pedagógico adaptado na alfabetização Matemática de crianças cegas atendidas em sala de recursos de Deficiência Visual e de maneira mais restrita, caracterizar os percursos históricos da Educação Especial e da deficiência visual no Brasil e no mundo; identificar os recursos didáticos como ferramentas teóricometodológicas do processo de ensino-aprendizagem, mapeando as habilidades táteis e auditivas necessárias para a alfabetização Matemática no Sistema Braille e caracterizar Educação Matemática Inclusiva e Alfabetização Matemática na perspectiva da deficiência visual. O contexto da pesquisa foi inserido na sala de recursos de deficiência visual, localizada em uma Região Administrativa do Distrito Federal (DF). Os sujeitos da pesquisa foram dois estudantes cegos atendidos pela Sala de Recursos bem como a professora que atende esses estudantes no atendimento complementar. A Dissertação foi estruturada no formato Multipaper e trouxe pela sua característica três artigos com diferentes métodos de pesquisa, foram eles: a pesquisa documental e bibliográfica, o Estudo de Caso e a pesquisa participante. Cada artigo teve sua própria característica, com objetivos, métodos de pesquisa, resultados, discussões e conclusões, de maneira independente dos demais artigos. Partimos das discussões teóricas sobre Ensino Especial e a Deficiência Visual, avançando para a importância que os materiais pedagógicos adaptados têm para as crianças cegas; abordamos a construção, a utilização e os objetivos desses materiais pedagógicos adaptados, envolvendo as habilidades táteis e auditivas, a alfabetização na língua materna e a alfabetização Matemática no Sistema Braille. Concluímos, analisando os materiais adaptados para trabalhar especificamente os primeiros conceitos matemáticos. Os resultados indicaram que houve um avanço na legislação que garante o atendimento aos estudantes com Necessidades Educativas Específicas, incluindo os estudantes com deficiência visual; que o uso dos materiais pedagógicos adaptados desperta o interesse e a motivação da criança cega durante as aulas e que a formação de conceitos está diretamente ligada ao uso dos materiais pedagógicos adaptados durante as aulas de Matemática, tornando possível a abstração de conceitos. A pesquisa contribuiu com o processo de alfabetização Matemática de crianças cegas, elaborando e experimentando materiais significativos que favoreceram a apropriação dos conceitos matemáticos nas primeiras séries de escolarização.
Abstract: This research brought a discussion about the potential of pedagogical material adapted for blind children in the mathematics literacy phase. The work developed with students with SEN, highlighting the visual impairment, cannot be exempted from the use of adapted teaching materials as a strong ally in the understanding of the contents taught in the classroom, especially when we talk about the teaching of Mathematics. Therefore, the research sought to answer the following concern: What are the potentialities of the adapted pedagogical material used by blind children in Mathematics literacy? Seeking to answer this question, we broadly delimit, analyze the potential of adapted pedagogical material in the Mathematical literacy of blind children attended in a Visually Impaired resource room and, in a more restricted way, characterize the historical paths of Special Education and visual impairment in the Brazil and in the world; identify didactic resources as theoretical-methodological tools of the teaching-learning process, mapping the tactile and auditory skills necessary for Mathematical literacy in the Braille System and characterize Inclusive Mathematics Education and Mathematics Literacy from the perspective of visual impairment. The research context was inserted in the visually impaired resource room, located in an Administrative Region of the Federal District (DF). The research subjects were two blind students assisted by the Resource Room as well as the teacher who assists these students in complementary care. The Dissertation was structured in the Multipaper format and brought, by its characteristic, three articles with different research methods, they were: documentary and bibliographic research, the Case Study, and the participatory research. Each article had its own characteristic, with objectives, research methods, results, discussions, and conclusions, independently of the other articles. We start from the theoretical discussions about Special Education and Visual Impairment, advancing to the importance that adapted teaching materials have for blind children; we approach the construction, use and objectives of these adapted teaching materials, involving tactile and auditory skills, literacy in the mother tongue and Mathematics literacy in the Braille System. We conclude by analyzing the materials adapted to work specifically with the first mathematical concepts. The results indicated that there was an advance in the legislation that guarantees the attendance to students with Specific Educational Needs, including students with visual impairments; that the use of adapted pedagogical materials arouses the interest and motivation of the blind child during classes and that the formation of concepts is directly linked to the use of adapted pedagogical materials during Mathematics classes, making it possible to abstract concepts. The research contributed to the process of Mathematical literacy of blind children, developing and experimenting with significant materials that favored the appropriation of mathematical concepts in the first grades of schooling.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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