Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Moreira, Geraldo Eustáquio | pt_BR |
dc.contributor.author | Sousa, Luciane Alves Rodrigues de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-21T18:00:00Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T18:00:00Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-21 | - |
dc.date.submitted | 2023-02-07 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Luciane Alves Rodrigues de. Alfabetização matemática e a criança cega: uma análise das potencialidades do material pedagógico adaptado. 2023. 246 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47065 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa trouxe uma discussão sobre as potencialidades do material pedagógico
adaptado para as crianças cegas na fase de alfabetização Matemática. O trabalho
desenvolvido com estudantes com Necessidades Educativas Específicas, destacando
a deficiência visual, não pode se eximir do uso dos materiais pedagógicos adaptados
como forte aliado na compreensão dos conteúdos ensinados em sala de aula,
sobretudo quando falamos do ensino da Matemática. Diante disso, a pesquisa buscou
responder à seguinte inquietação: Quais as potencialidades do material pedagógico
adaptado utilizado pelas crianças cegas na alfabetização Matemática? Buscando
responder à essa questão, delimitamos de maneira ampla, analisar as potencialidades
do material pedagógico adaptado na alfabetização Matemática de crianças cegas
atendidas em sala de recursos de Deficiência Visual e de maneira mais restrita,
caracterizar os percursos históricos da Educação Especial e da deficiência visual no
Brasil e no mundo; identificar os recursos didáticos como ferramentas teóricometodológicas do processo de ensino-aprendizagem, mapeando as habilidades táteis
e auditivas necessárias para a alfabetização Matemática no Sistema Braille e
caracterizar Educação Matemática Inclusiva e Alfabetização Matemática na
perspectiva da deficiência visual. O contexto da pesquisa foi inserido na sala de
recursos de deficiência visual, localizada em uma Região Administrativa do Distrito
Federal (DF). Os sujeitos da pesquisa foram dois estudantes cegos atendidos pela
Sala de Recursos bem como a professora que atende esses estudantes no
atendimento complementar. A Dissertação foi estruturada no formato Multipaper e
trouxe pela sua característica três artigos com diferentes métodos de pesquisa, foram
eles: a pesquisa documental e bibliográfica, o Estudo de Caso e a pesquisa
participante. Cada artigo teve sua própria característica, com objetivos, métodos de
pesquisa, resultados, discussões e conclusões, de maneira independente dos demais
artigos. Partimos das discussões teóricas sobre Ensino Especial e a Deficiência
Visual, avançando para a importância que os materiais pedagógicos adaptados têm
para as crianças cegas; abordamos a construção, a utilização e os objetivos desses
materiais pedagógicos adaptados, envolvendo as habilidades táteis e auditivas, a
alfabetização na língua materna e a alfabetização Matemática no Sistema Braille.
Concluímos, analisando os materiais adaptados para trabalhar especificamente os
primeiros conceitos matemáticos. Os resultados indicaram que houve um avanço na
legislação que garante o atendimento aos estudantes com Necessidades Educativas
Específicas, incluindo os estudantes com deficiência visual; que o uso dos materiais
pedagógicos adaptados desperta o interesse e a motivação da criança cega durante
as aulas e que a formação de conceitos está diretamente ligada ao uso dos materiais
pedagógicos adaptados durante as aulas de Matemática, tornando possível a
abstração de conceitos. A pesquisa contribuiu com o processo de alfabetização
Matemática de crianças cegas, elaborando e experimentando materiais significativos
que favoreceram a apropriação dos conceitos matemáticos nas primeiras séries de
escolarização. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Alfabetização matemática e a criança cega : uma análise das potencialidades do material pedagógico adaptado | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação especial - deficientes visuais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pessoas com deficiência visual | pt_BR |
dc.subject.keyword | Matemática - aprendizagem e trabalho pedagógico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Recursos didáticos | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research brought a discussion about the potential of pedagogical material adapted
for blind children in the mathematics literacy phase. The work developed with students
with SEN, highlighting the visual impairment, cannot be exempted from the use of
adapted teaching materials as a strong ally in the understanding of the contents taught
in the classroom, especially when we talk about the teaching of Mathematics.
Therefore, the research sought to answer the following concern: What are the
potentialities of the adapted pedagogical material used by blind children in
Mathematics literacy? Seeking to answer this question, we broadly delimit, analyze the
potential of adapted pedagogical material in the Mathematical literacy of blind children
attended in a Visually Impaired resource room and, in a more restricted way,
characterize the historical paths of Special Education and visual impairment in the
Brazil and in the world; identify didactic resources as theoretical-methodological tools
of the teaching-learning process, mapping the tactile and auditory skills necessary for
Mathematical literacy in the Braille System and characterize Inclusive Mathematics
Education and Mathematics Literacy from the perspective of visual impairment. The
research context was inserted in the visually impaired resource room, located in an
Administrative Region of the Federal District (DF). The research subjects were two
blind students assisted by the Resource Room as well as the teacher who assists these
students in complementary care. The Dissertation was structured in the Multipaper
format and brought, by its characteristic, three articles with different research methods,
they were: documentary and bibliographic research, the Case Study, and the
participatory research. Each article had its own characteristic, with objectives, research
methods, results, discussions, and conclusions, independently of the other articles. We
start from the theoretical discussions about Special Education and Visual Impairment,
advancing to the importance that adapted teaching materials have for blind children;
we approach the construction, use and objectives of these adapted teaching materials,
involving tactile and auditory skills, literacy in the mother tongue and Mathematics
literacy in the Braille System. We conclude by analyzing the materials adapted to work
specifically with the first mathematical concepts. The results indicated that there was
an advance in the legislation that guarantees the attendance to students with Specific
Educational Needs, including students with visual impairments; that the use of adapted
pedagogical materials arouses the interest and motivation of the blind child during
classes and that the formation of concepts is directly linked to the use of adapted
pedagogical materials during Mathematics classes, making it possible to abstract
concepts. The research contributed to the process of Mathematical literacy of blind
children, developing and experimenting with significant materials that favored the
appropriation of mathematical concepts in the first grades of schooling. | en |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|