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Título: Letramento científico sob a ótica do Pisa (2006 e 2015) : resultados dentro e fora do Brasil e o seu reflexo em dois Estados Brasileiros (RN e DF)
Autor(es): Cabral, Elisângela Ribeiro de Oliveira
Orientador(es): Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto
Assunto: Letramento científico
Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA)
Ensino de ciências
Data de publicação: 20-Dez-2023
Referência: CABRAL, Elisângela Ribeiro de Oliveira. Letramento científico sob a ótica do Pisa (2006 e 2015): resultados dentro e fora do Brasil e o seu reflexo em dois Estados Brasileiros (RN e DF). 2023. 131 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O Letramento Científico sob a ótica do PISA (2006 e 2015), seus resultados dentro e fora do Brasil é o tema deste estudo. Tem como objetivo geral analisar o Letramento Científico expresso nos dados do PISA (2006 e 2015) de países da América Latina, Europa, Ásia, África e América do Norte, bem como nos Estados do Rio Grande do Norte (RN) e Distrito Federal (DF) do Brasil. A fundamentação teórica apoia-se em autores como Otília Dantas (2019), Andriele Muri (2017), Cipriano Luckesi (2011, 2020), Luiz Carlos de Freitas et al (2009), Maria Inês Fini (2009), Gimeno Sacristán (2011), Clarilza Sousa e Sandra Ferreira (2019), Demerval Saviani (2020), Carlos Libâneo (2020), Maria Inês Rosa (2005) dentre outros. Na metodologia assume-me a pesquisa bibliográfica e documental a partir de análises em artigos nas Plataformas SciELO, Google Acadêmico e relatórios do PISA (2006 e 2015). Os resultados demonstram poucos achados, tanto mundial quanto local a respeito do Letramento Científico sob a ótica do PISA, como conhecimento inerente da docência na Educação Básica e; o baixo índice das aprendizagens referentes à “resolução colaborativa de problema”, Os países pesquisados em relação ao Letramento Científico sob a ótica do PISA (2006-2015) aproximamse dos conteúdos procedimentais, percebendo-se alguns distanciamentos, pois os países com baixo desempenho, segundo a OCDE, são aqueles, cujos estudantes ainda não conseguem mobilizar conhecimentos científicos para resolver situações complexas, mesmo que cotidianas. Mas naqueles com desempenho igual ou superior à média estipulada pela OCDE, os estudantes conseguem resolver questões referentes ao conhecimento dos conteúdos de Ciências, além de resolver outras relacionadas aos conhecimentos epistemológicos, mesmo, estando ainda em um nível inicial de Letramento Científico. As conclusões sinalizam para a necessidade de investigação mais aprofundada desta temática tendo em vista os parcos estudos consolidados sobre o assunto.
Abstract: Scientific Literacy from the perspective of PISA (2006 and 2015), its results inside and outside Brazil is the subject of this study. Its general objective is to analyze the Scientific Literacy expressed in PISA data (2006 and 2015) from countries in Latin America, Europe, Asia, Africa and North America, as well as in the states of Rio Grande do Norte (RN) and the Federal District (DF) from Brazil. The theoretical foundation is based on authors such as Otília Dantas (2019), Andriele Muri (2017), Cipriano Luckesi (2011, 2020), Luiz Carlos de Freitas et al (2009), Maria Inês Fini (2009), Gimeno Sacristán (2011), Clarilza Sousa and Sandra Ferreira (2019), Demerval Saviani (2020), Carlos Libâneo (2020), Maria Inês Rosa (2005) among others. In terms of methodology, bibliographical and documentary research is carried out based on analyzes in articles on the SciELO Platforms, Google Scholar and PISA reports (2006 and 2015). The results show few findings, both worldwide and locally, regarding Scientific Literacy from the perspective of PISA, as inherent knowledge of teaching in Basic Education and; the low rate of learning related to “collaborative problem solving”, The countries researched in relation to Scientific Literacy from the perspective of PISA (2006-2015) approach the procedural contents, perceiving some distances, since the countries with low performance, according to the OECD, are those whose students are still unable to mobilize scientific knowledge to solve complex, even everyday situations. But in those with performance equal to or greater than the average stipulated by the OECD, students are able to solve questions related to knowledge of science content, in addition to solving others related to epistemological knowledge, even though they are still at an initial level of Scientific Literacy. The conclusions point to the need for further investigation of this issue in view of the scarce consolidated studies on the subject.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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