Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto | pt_BR |
dc.contributor.author | Cabral, Elisângela Ribeiro de Oliveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-20T20:44:22Z | - |
dc.date.available | 2023-12-20T20:44:22Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-20 | - |
dc.date.submitted | 2023-01-20 | - |
dc.identifier.citation | CABRAL, Elisângela Ribeiro de Oliveira. Letramento científico sob a ótica do Pisa (2006 e 2015): resultados dentro e fora do Brasil e o seu reflexo em dois Estados Brasileiros (RN e DF). 2023. 131 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47060 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Letramento Científico sob a ótica do PISA (2006 e 2015), seus resultados dentro e fora do
Brasil é o tema deste estudo. Tem como objetivo geral analisar o Letramento Científico
expresso nos dados do PISA (2006 e 2015) de países da América Latina, Europa, Ásia, África
e América do Norte, bem como nos Estados do Rio Grande do Norte (RN) e Distrito Federal
(DF) do Brasil. A fundamentação teórica apoia-se em autores como Otília Dantas (2019),
Andriele Muri (2017), Cipriano Luckesi (2011, 2020), Luiz Carlos de Freitas et al (2009), Maria
Inês Fini (2009), Gimeno Sacristán (2011), Clarilza Sousa e Sandra Ferreira (2019), Demerval
Saviani (2020), Carlos Libâneo (2020), Maria Inês Rosa (2005) dentre outros. Na metodologia
assume-me a pesquisa bibliográfica e documental a partir de análises em artigos nas
Plataformas SciELO, Google Acadêmico e relatórios do PISA (2006 e 2015). Os resultados
demonstram poucos achados, tanto mundial quanto local a respeito do Letramento Científico
sob a ótica do PISA, como conhecimento inerente da docência na Educação Básica e; o baixo
índice das aprendizagens referentes à “resolução colaborativa de problema”, Os países
pesquisados em relação ao Letramento Científico sob a ótica do PISA (2006-2015) aproximamse dos conteúdos procedimentais, percebendo-se alguns distanciamentos, pois os países com
baixo desempenho, segundo a OCDE, são aqueles, cujos estudantes ainda não conseguem
mobilizar conhecimentos científicos para resolver situações complexas, mesmo que cotidianas.
Mas naqueles com desempenho igual ou superior à média estipulada pela OCDE, os estudantes
conseguem resolver questões referentes ao conhecimento dos conteúdos de Ciências, além de
resolver outras relacionadas aos conhecimentos epistemológicos, mesmo, estando ainda em um
nível inicial de Letramento Científico. As conclusões sinalizam para a necessidade de
investigação mais aprofundada desta temática tendo em vista os parcos estudos consolidados
sobre o assunto. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Letramento científico sob a ótica do Pisa (2006 e 2015) : resultados dentro e fora do Brasil e o seu reflexo em dois Estados Brasileiros (RN e DF) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Letramento científico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Scientific Literacy from the perspective of PISA (2006 and 2015), its results inside and outside
Brazil is the subject of this study. Its general objective is to analyze the Scientific Literacy
expressed in PISA data (2006 and 2015) from countries in Latin America, Europe, Asia, Africa
and North America, as well as in the states of Rio Grande do Norte (RN) and the Federal District
(DF) from Brazil. The theoretical foundation is based on authors such as Otília Dantas (2019),
Andriele Muri (2017), Cipriano Luckesi (2011, 2020), Luiz Carlos de Freitas et al (2009), Maria
Inês Fini (2009), Gimeno Sacristán (2011), Clarilza Sousa and Sandra Ferreira (2019),
Demerval Saviani (2020), Carlos Libâneo (2020), Maria Inês Rosa (2005) among others. In
terms of methodology, bibliographical and documentary research is carried out based on
analyzes in articles on the SciELO Platforms, Google Scholar and PISA reports (2006 and
2015). The results show few findings, both worldwide and locally, regarding Scientific Literacy
from the perspective of PISA, as inherent knowledge of teaching in Basic Education and; the
low rate of learning related to “collaborative problem solving”, The countries researched in
relation to Scientific Literacy from the perspective of PISA (2006-2015) approach the
procedural contents, perceiving some distances, since the countries with low performance,
according to the OECD, are those whose students are still unable to mobilize scientific
knowledge to solve complex, even everyday situations. But in those with performance equal to
or greater than the average stipulated by the OECD, students are able to solve questions related
to knowledge of science content, in addition to solving others related to epistemological
knowledge, even though they are still at an initial level of Scientific Literacy. The conclusions
point to the need for further investigation of this issue in view of the scarce consolidated studies
on the subject. | en |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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