Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/47043
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
NeyaraMacedoCoelhoBarbosa_TESE.pdf9,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Parêmias especializadas em linguagem jurídica bilíngue
Autor(es): Barbosa, Neyara Macedo Coelho
Orientador(es): Faulstich, Enilde Leite de Jesus
Assunto: Gramática - estudo e ensino
Fraseologia
Terminologia jurídica
Glossário
Data de publicação: 19-Dez-2023
Referência: BARBOSA, Neyara Macedo Coelho. Parêmias especializadas em linguagem jurídica bilíngue. 2023. xv, 234 f., il. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Esta pesquisa insere-se na área de concentração Teoria e Análise Linguística, com ênfase na linha de pesquisa Léxico e Terminologia do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília, e é desenvolvida no Centro de Estudos Lexicais e Terminológicos - Centro LexTerm. O objeto de estudo são parêmias especializadas (PEs) em textos de Procurações redigidas em Português do Brasil e em Inglês dos Estados Unidos da América. Apesar da recorrência de parêmias na linguagem de especialidade, as pesquisas acerca dessas estruturas linguísticas direcionadas a um domínio específico de conhecimento são escassas, o que pode ocasionar a generalização de definições e classificações desse tipo de fraseologismo e, como consequência, imprecisões no uso, na interpretação ou na tradução. Nesse contexto, surgem indagações sobre como as PEs adquirem forma e significado na linguagem de especialidade da Procuração em língua portuguesa e inglesa. Diante disso, propomos a criação de um modelo teórico e metodológico com base na Semântica de Frames, em conjunto com a Gramática de Construções, de modo a analisar as propriedades morfossintáticas, semânticas e pragmáticas das PEs, com vistas à produção de um Glossário Digital de Parêmias Jurídicas Bilíngue (GPjur), direcionado a tradutores, profissionais e estudantes de Direito. Para o levantamento dos dados, compilamos os corpora bilíngues com o propósito de identificar, por meio de duas etapas, manual e digital, as PEs mais recorrentes, além de observar os possíveis correspondentes no par linguístico em estudo. Demonstramos, nos resultados parciais, a viabilidade da combinação dos modelos cognitivos adotados para descrever as particularidades internas e externas responsáveis pelo funcionamento coeso das PEs na linguagem jurídica. Com os frames, detalhamos a estrutura conceitual das PEs e, com construções, estabelecemos o pareamento simbólico entre forma e significado. Pretendemos, por fim, continuar com as análises das PEs selecionadas, em que explicaremos a terminologização e a gramaticalização, processos linguísticos determinantes para a formação e a função das parêmias da linguagem de especialidade investigada. Desse modo, as discussões possibilitarão formular as definições desses enunciados fraseológicos e organizar a macroestrutura do GPjur a ser divulgado em plataforma eletrônica de acesso aberto. Além disso, esperamos que os aportes teóricos e metodológicos gerados nesta pesquisa contribuam para o desenvolvimento de estudos fraseológicos, terminológicos e terminográficos.
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)
Informações adicionais: Dissertação (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Linguística
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.