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ARTIGO_CabotagemBrasileiraAvaliacao.pdf864,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Cabotagem brasileira : avaliação do segmento de carga conteinerizada
Outros títulos: Brazilian cabotage : evaluation of the containerized cargo segment
Autor(es): Silveira Júnior, Aldery
Nunes, Rafael Rabelo
Jesus, Bruna Silva de
Arcanjo, Jéssica Arruda
Santos, Josélio Vieira dos
Santos, Natália Givisiez dos
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7852-9460
https://orcid.org/0000-0002-1538-4276
https://orcid.org/0000-0002-7962-4742
https://orcid.org/0000-0003-4413-9357
https://orcid.org/0000-0002-0776-5028
https://orcid.org/0000-0003-3922-4573
Afiliação do autor: Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
Marinha do Brasil
Universidade de Brasília
Assunto: Cabotagem
Transporte de carga
Logística
Metodologia multicritério
Data de publicação: 7-Jan-2023
Editora: Revista de Gestão e Secretariado
Referência: SILVEIRA JÚNIOR, Aldery et al. Cabotagem brasileira: avaliação do segmento de carga conteinerizada. Revista de Gestão e Secretariado, São Paulo, v. 14, n. 1, p. 505–542, 2023. DOI: https://doi.org/10.7769/gesec.v14i1.1533. Disponível em: https://ojs.revistagesec.org.br/secretariado/article/view/1533. Acesso em: 8 dez. 2023.
Resumo: O Brasil apresenta condições favoráveis à utilização do transporte aquaviário, cujo potencial para navegação é elevado em função das características geográficas do território nacional. O trabalho desenvolvido objetivou avaliar o segmento de carga conteinerizada da cabotagem brasileira, sob a ótica dos usuários. A metodologia utilizada foi a multicritério de apoio à decisão (MCDA). Para tanto, elaborou-se um modelo multicritério de avaliação com o apoio de uma equipe de especialistas em cabotagem. A avaliação global atingiu a nota 6,0, o que demonstra uma certa insatisfação dos usuários com os serviços que lhe são prestados pelas empresas brasileiras de navegação.
Abstract: Brazil has favorable conditions for the use of water transport, whose potential for navigation is high due to the geographic characteristics of the national territory. The work developed aimed to evaluate the segment of containerizedcargo of Brazilian cabotage, from the perspective of users. The methodology used was the multicriteria decision support (MCDA). To this end, a multi-criteria evaluation model was developed with the support of a team of cabotage specialists. The global assessment reached a score of 6.0, which demonstrates a certain dissatisfaction of users with the services provided by Brazilian shipping companies.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Administração (FACE ADM)
Licença: Copyright (c) 2023 Aldery Silveira Júnior, Rafael Rabelo Nunes, Bruna Silva de Jesus, Jéssica Arruda Arcanjo, Josélio Vieira dos Santos, Natália Givisiez dos Santos (CC BY NC ND) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. Fonte: https://ojs.revistagesec.org.br/secretariado/article/view/1533. Acesso em: 08 dez. 2023.
DOI: https://doi.org/10.7769/gesec.v14i1.1533
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