Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/46918
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
ARTIGO_PraticaCorporaisQuilombolas.pdf2,33 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
ARTIGO_QuilombolaBodilyPractices.pdf2,32 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Quilombola bodily practices : a study of academic production in physical education
Autre(s) titre(s): Práticas corporais quilombolas : um estudo da produção acadêmica na educação física
Prácticas corporales quilombolas : un estudio de la producción académica en la educación física
Auteur(s): Gaia, Paulino Pinheiro
Wiggers, Ingrid Dittrich
Cardoso, Layana Costa Ribeiro
Silva, Maria Denise Dourado da
Almeida, Dulce Maria Filgueira de
metadata.dc.identifier.orcid: http://orcid.org/0000-0003-0682-7028
http://orcid.org/0000-0001-5412-7021
http://orcid.org/0000-0003-0113-0950
http://orcid.org/0000-0002-9767-3732
http://orcid.org/0000-0003-2352-5478
metadata.dc.contributor.affiliation: Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física
Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física
Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física
Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física
Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física
Assunto:: Exercícios físicos
Quilombolas
Publicação científica
Indicadores
Educação física
Date de publication: 20-sep-2021
Référence bibliographique: GAIA, Paulino Pinheiro. Quilombola bodily practices: a study of academic production in physical education. Movimento (Porto Alegre), v. 27, e27054, 2021. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.111523. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/111523. Acesso em: 28 nov. 2023.
Résumé: O artigo analisa o sentido/significado das práticas corporais quilombolas na produção acadêmica, identificando sua distribuição por áreas de conhecimento e seu mapeamento geoespacial no Brasil. Uma pesquisa de natureza teórica e bibliográfica foi realizada em bases de dados, no período compreendido entre 1999 e 2019. Os resultados apontam que o sentido/significado das práticas corporais está associado às representações sociais sobre a cultura corporal de movimento, evidenciando que a Educação Física e a Educação se destacam entre as áreas de conhecimento e os estudos se distribuem geoespacialmente no Brasil. Os loci das pesquisas estão, predominantemente, na Região Nordeste; a Universidade de Brasília e a Universidade Federal do Ceará despontam em números de trabalhos. Conclui-se que, apesar de recente e pouco estudada, a relevância da temática estimula uma agenda de pesquisa.
Abstract: The paper analyzes the sense/meaning of quilombola bodily practices in academic production, identifying their distribution by areas of knowledge and their geospatial mapping in Brazil. Theoretical and bibliographic research was carried out in databases from 1999 to 2019. The results point out that the sense/meaning of bodily practices is associated with social representations about the body culture of movement, showing that Physical Education and Education stand out among the areas of knowledge, and studies are geospatially distributed in Brazil. Research loci are predominantly in the Northeast region, whereas the University of Brasília and the Federal University of Ceará stand out in numbers of studies. The conclusion is that, while the topic is recent and studies are scarce, its relevance encourages a research agenda.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação Física (FEF)
Licença:: (CC BY) This is an article published in open access under the Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0)
DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.111523
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/46918/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.